Cores de rejunte: como escolher a ideal
A escolha das cores de rejunte é uma decisão importante no projeto, mas que normalmente gera muitas dúvidas. Não se trata apenas de uma questão estética, já que o rejunte também atua como um impermeabilizante preenchendo juntas e frestas.
Confira as dicas sobre como escolher as cores de rejunte!
Opções de cores de rejunte
Os rejuntes podem ser encontrados em diversas cores. Ao iniciar a pesquisa, é importante já ter em mente qual será o modelo da cerâmica utilizada, para você encontrar o rejunte que mais combina. Confira as principais cores!
Rejunte Azul
O rejunte azul é um modelo ideal para piscinas e áreas molhadas. Além de ser impermeável, esse rejunte epóxi é resistente à formação de fungos e bactérias. Seu uso pode ser feito em cerâmicas e até porcelanato.
Rejunte Bege
O rejunte bege funciona para aplicação em tetos, para piso e até como rejunte para banheiros, saunas e garagens. Seu uso é indicado em superfícies de granito, mármore, ardósia e cerâmicas.
Rejunte Branco
O rejunte branco é um tipo de rejunte acrílico que pode ser aplicado em áreas internas e externas, como quartos, salas e também lavanderias e piscinas.
Sua aplicação pode ser feita em superfícies diversas, como revestimentos cerâmicos, pedras naturais, pedra mineira, mármore, porcelanato e granito.
Rejunte Cinza
O rejunte cinza platina se destaca pela versatilidade. Pode-se usá-lo para fazer assentamento de piso em bordas retas e arredondadas, em áreas internas e externas. Ideal para granito, mármore, pisos cerâmicos, porcelanatos, mármores e pedras naturais.
Rejunte Incolor
O rejunte incolor tem fácil preparo e aplicação, e seu uso é recomendado para paredes. Esse tipo de rejunte Quartzolit tem alta resistência química e mecânica, promovendo uma ótima durabilidade. Além disso, trata-se de um modelo antifungos, bactérias e algas.
Rejunte Marrom
O rejunte marrom é desenvolvido com resina acrílica, areia, polímeros e cimentos. Isso faz com que tenha uma textura mais lisa e acabamento sofisticado.
Seu uso é recomendado para ambientes secos e molhados, como varandas, banheiros, saunas, quartos e até mesmo no teto.
Rejunte Preto
O rejunte preto tem secagem rápida, fácil aplicação e limpeza. Pode ser usado tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos. A aplicação pode ser feita em superfícies como pastilhas de vidro, cerâmica e porcelana, além de revestimentos cerâmicos e pedras naturais.
Rejunte Verde
O rejunte verde tem um acabamento liso e alta resistência química e mecânica. É fabricado em resina epóxi, além de ser resistente a manchas e fungos. Esse tipo de rejunte também é impermeável, antimofo e de fácil limpeza, tornando-se adequado para ambientes internos e externos.
Como escolher cores de rejunte
Ao escolher as cores de rejunte, considere o aspecto funcional e estético. Além de combinar com o ambiente, é preciso ser adequado ao espaço em que será instalado.
Para decorações modernas, despojadas e criativas, é interessante trabalhar contrastes com as cores das cerâmicas. Por exemplo, se você vai instalar um piso cerâmico branco, pode usar um rejunte preto.
Já para as decorações mais clean e minimalistas, você pode optar por uma alternativa mais tradicional, que padronize a cor do rejunte com a cerâmica. O ideal é sempre prezar pela uniformidade da aplicação.
Avalie também a amplitude do espaço ao escolher a cor de rejunte. Rejuntes padronizados com a cor da cerâmica podem transmitir a sensação de um espaço mais amplo e aberto.
Por isso, caso você vá aplicar em um cômodo pequeno, por exemplo, pode ser ideal escolher essa opção.
Lembre-se também de observar o tamanho da junta antes de escolher o modelo ideal. Para juntas maiores, orienta-se aplicar rejuntes cimentícios; enquanto os rejuntes em acrílico ou epóxi são ideais para juntas menores, por serem mais delicados e fáceis de manusear.
Se sua dúvida é como limpar o rejunte, o ideal é também considerar o espaço da aplicação antes de escolher a cor.
Para espaços externos, por exemplo, você deve optar por cores impermeáveis e com alta resistência. Assim você garante a conservação na instalação.
Preze por cores que não ressaltam sujeiras, manchas e fungos, mas caso seja preciso, você pode restaurar a cor utilizando uma tinta para rejunte.
Estar em harmonia com o estilo decorativo do espaço é importante para construir um ambiente mais confortável.
Agora que você já sabe como escolher as cores de rejunte, aproveite as ofertas da Leroy Merlin e escolha o seu!