Veja como fazer manutenção em decks de madeira
Decks de madeira dão aquele charme e aconchego a áreas internas e externas e, já não é de hoje, eles vêm ganhando protagonismo na decoração dos mais variados ambientes.Isso porque ele vai bem em quintais, áreas de lazer, varandas, no entorno de piscinas, ofurôs ou spas e até em painéis de parede. Eles podem ser usados ainda como caminhos em jardins externos ou como piso de gazebos, quiosques e pergolados, ou mesmo na área molhada de banheiros.
Por receberem um tratamento que protege a madeira, os decks podem ser usados tanto em áreas secas quanto em áreas úmidas. Como ficam expostos a sol e chuva, os decks de madeira são feitos tradicionalmente com placas de madeiras nobres, previamente tratadas, resistentes a cupins e ao apodrecimento, como é o caso do ipê e da itaúba.
No entanto, apesar da resistência, é importante fazer a manutenção do seu decks de madeira de forma correta duas vezes ao ano. Assim, você garante a qualidade e a beleza do material por mais tempo.
Para ajudá-lo a cuidar bem do seu deck, a gente foi buscar as dicas do especialista Cláudio Maffezzolli, Diretor Executivo da Maffezzolli Madeiras. Confira na leitura a seguir. Não deixe de assistir também ao nosso guia que explica os tipos de decks de madeira:
Qual a importância de fazer manutenção em deck de madeira
A madeira é um material orgânico, composto predominantemente por fibras de celulose. Sendo assim, a madeira sofre alterações devido a mudanças de temperatura, umidade e presença de microrganismos. A falta de manutenção em decks pode causar o escurecimento e o enfraquecimento das fibras da madeira, que sofrem devido à alta exposição ao sol ou ao excesso de umidade, gerando apodrecimento e quebra da madeira.
Decks de madeira podem ficar diretamente na grama ou no solo?
Não é o mais recomendado. Para aumentar a durabilidade, evita-se instalar o deck diretamente no solo ou sobre a grama, pois o contato com a terra úmida pode reduzir o seu tempo de vida útil.
O ideal nesse caso é fazer o nivelamento da terra, e em seguida um contrapiso de cimento ou concreto, garantindo também o bom escoamento de água.Outra alternativa é remover a grama e construir uma estrutura de concreto no solo, para colocar as ripas em cima.
Feito isso, os decks de madeira podem ser colocados sobre qualquer tipo de piso, até mesmo sobre um barranco, se preciso, para formar platôs em áreas de descanso, decoração ou ampliar a área de lazer.
Como fazer a manutenção de deck de madeira da forma correta?
Recomenda-se fazer a manutenção do seu deck de madeira a cada 6 meses ou, pelo menos, uma vez ao ano, dependendo da intensidade de uso e do local de instalação. O passo a passo é bem simples:
• Passo 1: Primeiramente lixe a madeira para retirar os resíduos do produto usado anteriormente.
• Passo 2: Em seguida, aplique uma nova camada de algum produto que sirva para hidratar e garantir um aspecto visual bonito para a madeira, como verniz ou stain. Eles também irão proteger a madeira da umidade, raios UV e de microorganismos que podem causar apodrecimento devido à alta umidade.
Que produtos que devem ser utilizados na manutenção e tratamento da madeira
Os produtos podem variar conforme gosto e aspecto visual desejado para os decks. Há dois tipos de produtos usados para proteger a madeira: verniz e stain.
Proteção de decks com verniz
O verniz serve para proteger a madeira do sol e da chuva. Para ser usado, é preciso lixar a madeira antes e remover os resíduos. Pode ser aplicado com pincel, rolo ou pistola.
Uma das opções é utilizar opções de vernizes para madeira com alta proteção UV e de umidade, como é o caso dos vernizes marítimos, como o Verniz Marítimo Brilhante 3,6L Luxens.
Esses produtos criam uma camada protetora na superfície do deck, garantindo maior durabilidade e proteção da madeira
Os vernizes são encontrados em três tipos de acabamento: fosco, acetinado e brilhante. Esses produtos são incolores e não alteram o tom da madeira. No entanto, é possível encontrar também produtos com coloração capazes de alterar o tom da madeira.
Há vernizes que vêm com filtro solar, como o Verniz Triplo Filtro Solar Sparclack, que tem tripla proteção solar, é resistente aos efeitos do sol e da água, além de enobrecer e revitalizar a madeira.
O produto pode ser aplicado em decks de madeira em ambientes externos e internos e possui durabilidade de 4 a 5 anos.
Há, ainda, verniz antiderrapante, como o Verniz Cetol Deck SemiBrilho Natural 3,6L Sparlack, ideal para áreas molhadas, como borda de piscina ou box de banheiro.
Proteção de decks com stein
Além do verniz, também existem produtos que podem ser aplicados sobre a madeira para aumentar a proteção e renovar o visual. O stain, por exemplo, é um deles.
Stains impregnantes penetram na madeira, garantindo uma maior hidratação e aspecto natural da madeira e suas fibras. Eles não criam uma película sobre a madeira, como ocorre com o verniz.
Confira outras vantagens do stain:
• Repelência de umidade, cupins e de microrganismos
• Prolonga o tempo de vida do deck
• Não sai com água
• Afasta insetos e fungos
• Bloqueia raios UV
• Não precisa ser diluído (já vem pronto para aplicação)
Para aplicar o stain, não é necessário lixar a madeira previamente
Na Leroy Merlin, você encontra stain para madeira em diferentes tonalidades, de acordo com o tipo de madeira. Elas não vão interferir no aspecto natural da madeira ou mudá-la de cor.
Eles funcionam como leves tingimentos capazes de realçar ainda mais a sua superfície, sempre deixando os seus veios e outros aspectos estéticos da madeira aparentes. O produto também funciona para repelir a água e combater a formação de fungo.
Outro aspecto que fica de acordo com a sua preferência é quanto ao acabamento. O acetinado possui um brilho intermediário entre as duas outras versões. O seu aspecto visual é um dos favoritos, entregando um reflexo mais discreto à sua superfície. Ele tem ótima resistência e a sua limpeza é facilitada por conta desse pouco brilho.
O fosco é caracterizado pela ausência total de brilho e é ótimo para quem está pensando em esconder pequenas imperfeições.
O produto pode ser aplicado diretamente sobre a proteção antiga, com pincel ou rolo. Só não pode ser aplicado sobre tinta. Não se esqueça de usar EPIs (equipamentos de proteção individual), como luvas e máscaras, além de escolher por um local que seja bem ventilado.
Quanto ao seu rendimento, isso vai depender do tamanho da embalagem e da superfície que será pintada. As latas de 900ml, por exemplo, são indicadas para 17 m². As maiores, de 3,6 litros, são para uma média de 70 m². Você também encontra outras embalagens, como as de 18 litros.
Como limpar deck de madeira
Remova líquidos e materiais sólidos, como poeira, folhas ou alimentos que possam ter caído sobre o deck com o auxílio de uma vassoura, água e, se necessário, um pano.
Evite o uso de produtos químicos que podem ter reação com os produtos utilizados para proteção do deck (stain ou verniz), removendo assim sua camada de proteção.
Como fazer a manutenção do deck de madeira, no dia a dia
Use apenas a vassoura para varrer folhas, poeira e resíduos. O deck também pode ser lavado, sem problema, mas use apenas água ou produtos específicos para limpar decks, livre de produtos químicos.
Como impermeabilizar deck de madeira
A impermeabilização pode ser feita com a aplicação de verniz marítimo que “sela” a madeira criando uma camada protetora sobre o deck. A aplicação de verniz marítimo deve ser feita após ter lixado os decks, removendo eventuais produtos aplicados anteriormente se for o caso, e aplicar duas demãos de verniz.
Como retirar crostas de deck de madeira
Decks muito antigos ou sem manutenção criam musgos ou crostas de sujeira. Nesse caso, utilize lavadoras de alta pressão para remover a sujeira.
Como recuperar o brilho do deck de madeira
O verniz cria uma película de proteção sobre o deck. Quando perde essa proteção, com a ação do tempo, o deck perde o brilho. Para recuperar o brilho, lixe o deck para retirar toda a camada de produto antigo e reaplique o verniz. A raspagem e aplicação do verniz náutico garantem maior tempo de vida útil para seu deck.
Como fazer manutenção em deck de madeira de piscina
A manutenção de decks em área de piscina deve ocorrer da mesma forma que recomendado na pergunta acima, apenas observando o grau de interação dos produtos químicos utilizados no tratamento da piscina, como o cloro.
Esses produtos interagem com os produtos de proteção aplicados no deck e podem diminuir a vida útil, demandando uma manutenção em períodos mais curtos.
Observe o aspecto visual do seu deck para definir o melhor momento para manutenção.
Conclusão
Fazer a correta manutenção do seu deck de madeira vai garantir muito mais durabilidade a ele. Respeite o tempo certo de cada manutenção, a cada seis ou oito meses. Isso irá evitar que você tenha que fazer nova raspagem, elevando o custo de manutenção.
Também invista em madeiras nobres, de primeira qualidade. Neste vídeo, Fernando Belchior, no canal Marcenaria Fina, lista 10 madeiras nobres para deck: angelim vermelho, cumaru, itaúba, jataipeba, louro canela, maçaranduba, muiracatiara rajada, muirapixuna, pau santo e preciosa. dependendo da região onde você estiver, você poderá encontrar uma ou outra com mais facilidade.
Leia mais:
Inspire-se: Varanda pequena com deck de madeira e banquetas