Inspire-se com diferentes tipos de pintura de que irão transformar seu lar
Pensando em dar uma cara nova para algum cantinho da sua casa, mas não sabe exatamente por onde começar? Esse pode ser o momento perfeito para colocar a criatividade em prática e transformar aquele espaço com uma pintura de parede.
Seja para renovar o visual do quarto de casal, sala ou cozinha, algumas tintas e ideias de pintura decorativa podem fazer toda a diferença, trazendo um novo estilo para o ambiente. Acompanhe e se inspire com ideias de pintura para transformar sua casa!
Como escolher a cor de tinta para parede?
Antes de definir o tipo de pintura que será feito, é importante escolher uma paleta de cores harmônica. Para isso, considere os móveis e objetos de decoração presentes no cômodo. E, se ficar na dúvida sobre quais tons combinam entre si, confira o vídeo do Paulo Biacchi, que ensina a usar cores análogas ou complementares para acertar na combinação e evitar erros na hora de pintar.
Agora que você já tem uma ideia de quais cores podem ser usadas no seu espaço, pense na sensação que deseja transmitir. Enquanto tons suaves podem criar amplitude e sensação de serenidade, cores escuras podem causar um efeito dramático e mais aconchegante.
Tipos de pintura de parede
Existem diversas técnicas de pintura de parede que podem transformar completamente o visual do seu ambiente, seja com efeitos mais suaves ou mais marcantes. Cada um deles oferece diferentes resultados, ajudando a criar estilos modernos, rústicos, elegantes ou despojados, de acordo com o estilo que você deseja para sua casa.
Confira, a seguir, algumas opções que vão deixar seu lar incrível.
Pintura minimalista
Se você prefere um ambiente mais calmo e com uma estética discreta, o estilo minimalista é uma excelente escolha. Tons suaves, como o azul bebê e rosa-claro, podem transformar a sua parede em um espaço que transmite tranquilidade e leveza.
Além dessas tonalidades, uma simples camada de tinta branca também pode renovar o local, tornando-o mais arejado e luminoso.


Aliás, o tema de decoração Ikigai, inspirado na filosofia japonesa, é exatamente sobre isso: mais calmaria e plenitude. Ele combina não só com uma boa pintura para sala ou quarto, mas também pode ser utilizado na cozinha — basta usar tintas em tons pastéis e móveis de madeira clara, para compor tudo com muita harmonia.


Pintura setorizada
Que tal usar a cor para dividir diferentes espaços em um mesmo cômodo? A pintura setorizada é ideal para isso, criando áreas distintas com tons ou efeitos específicos. Assim, é possível delimitar o espaço de um escritório dentro de um quarto, ou de uma mesa de jantar na sala, por exemplo.


Você também pode utilizar essa técnica para trazer mais personalidade, criando um efeito de cabeceira no quarto ou pintando um cubo ao redor da porta de entrada — afinal, nenhuma esquina da casa precisa passar despercebida, certo?


Pintura de parede geométrica
Pensando em tendências, não é novidade que as paredes com pinturas geométricas modernas estão em alta. Afinal, é possível brincar com cores e formatos diferentes, adaptando esse tipo de pintura a praticamente qualquer estilo de decoração.
Cores e formas têm passe livre em ambientes contemporâneos, minimalistas e até lúdicos — basta testar a combinação de tintas e planejar os formatos escolhidos para a composição. Vale usar só triângulos ou mesclar formas redondas com retas, sendo possível criar diferentes padrões.

Ambientes geralmente esquecidos, como o hall de entrada ou o cantinho vazio da sala, também estão aptos para esse tipo de pintura, uma vez que, geralmente, possuem parede branca e poucos, ou quase nenhum, móvel.

Pintura degradê
A pintura de parede degradê, também conhecida como òmbre wall, é um estilo que inicia com uma cor mais forte e vai suavizando. Esta é uma ótima opção para diferentes ambientes, já que funciona tanto com tons mais neutros como com coloridos, podendo combinar cores criando uma mistura que vai de uma tonalidade para outra.

Pintura meia parede
A meia parede é outra tendência que chegou para ficar, se tornando até difícil encontrar uma casa bem decorada que não tenha alguma. Mas, se esse não é o seu caso, que tal criar a sua própria? Em apenas um dia, você pode fazer uma transformação completa. E, para trazer ainda mais charme, você pode até criar uma linha menor em outra cor para delimitar a metade da parede. Além disso, esse tipo de pintura de parede não se restringe só a sala e fica incrível em cozinhas, podendo ser utilizada com azulejos, para facilitar a limpeza e deixar o cômodo com ainda mais personalidade.


A pintura de meia parede também não poderia ficar de fora dos quartos. Nossa dica é apostar em tons pastéis, e combinar essa técnica com papéis de parede ou ripas de madeira para criar um efeito ainda mais estiloso.


Desenhos para parede
Desenhos em paredes têm ganhado destaque na decoração moderna, permitindo criar ambientes únicos e cheios de personalidade. São inúmeras as opções: algo mais discreto, como uma árvore ou um grafismo delicado, ou então um efeito mais marcante, como desenhos florais ou até ilustrações brincalhonas. Assim, é possível transformar uma parede simples em um verdadeiro ponto focal.

Se você tem dificuldade de desenhar a mão livre, não se preocupe! O casal Gui e Renata, do @Canário Handmade, ensinam uma técnica rápida, simples e barata de pintura na parede conhecida como estêncil.
Com um molde como base — que pode ser feito com uma chapa de raio-x antiga — posicioná-lo na parede e passar um rolo ou pincel com tinta.

Pintura de parede com fita
Se as formas orgânicas não combinam muito com seu estilo, que tal uma pintura triangular em tons de cinza? A pintura de parede com fita crepe é uma técnica simples, prática e perfeita para quem deseja criar efeitos decorativos ou dividir cores de forma precisa. Com ela, você consegue criar diferentes estampas para sua parede, evitando que a tinta ultrapasse os limites desejados.
Confira um passo a passo e se inspire com a Paloma Cirpiano:
Pintura de teto
São muitas as opções de pinturas de paredes, mas não se esqueça de que o teto colorido também pode ser o protagonista do ambiente. Assim, usar uma cor chamativa cria um belo contraste com paredes brancas.
Além disso, para uma composição ainda mais elegante, aposte em outros itens de decoração do mesmo tom.


Pintura de parede marmorizada
Uma das melhores formas de incrementar a decoração é por meio de texturas. Então, que tal pintar uma parede com efeito de mármore na sala da sua casa? Elegante, o efeito marmorizado pode ser aplicado em somente uma parede para mudar completamente o espaço.
Para ter esse resultado, você deve escolher uma textura de efeito marmorizado – mesmo em cores neutras esse efeito contribui bastante para o visual do ambiente, sendo ideal para quem busca um visual luxuoso sem precisar investir na pedra de verdade.


Pintura de cimento queimado
Por falar em textura, a escolha perfeita para quem é fã do estilo industrial é a pintura com efeito de cimento queimado. O melhor de tudo é que, atualmente, não é mais necessário usar massa ou aplicar técnicas complexas, pois existem produtos com efeito cimento queimado com esse efeito que facilitam muito sua aplicação.
Seu efeito deixa a parede em tons de cinza, que é neutro e combina com praticamente todos os estilos e cores de móveis — se tornando uma ótima opção para diferentes cômodos.


Ainda para quem deseja inovar na pintura do teto, a textura de cimento queimado também é uma opção interessante. Nesse caso, vale a pena investir em móveis de madeira e iluminação indireta, para quebrar a frieza do cinza e criar um clima de aconchego.

Pintura boho
Ao pensar em tendências de pintura de parede, não podemos deixar de falar do estilo boho. Para isso, nada melhor do que tons terrosos como laranja queimado, ocre ou verde musgo, tornando o ambiente mais acolhedor.
As formas orgânicas e irregulares também estão muito presentes nesse tipo de pintura, estando presentes em formato de arco para criar uma cabeceira de cama ou para delimitar o espaço para quadros, por exemplo.
Também é possível deixar esse estilo mais elegante com a decoração boho chic. Para isso, combine uma bela parede colorida com acessórios artesanais, móveis de madeira e varal de luzinhas.


O banheiro não precisa ser discreto. Com um pouco de tinta, quadros e outros efeitos decorativos como plantas e luminárias, é possível trazer personalidade para esse cômodo que muitas vezes passa despercebido.

Pintura colorida
A pintura colorida é uma excelente maneira de transformar qualquer cômodo, proporcionando alegria, energia e personalidade. Assim, é possível pintar uma única parede com tons vibrantes, como amarelo, vermelho ou azul — só tenha atenção para qual será a sua parede de destaque, como aquela atrás do sofá, já que você não vai se cansar de olhar, mas terá o impacto visual.
Para quem não consegue decidir por uma tonalidade só, é possível usar combinação de cores com estampas como quadrados. A única recomendação é lembrar das nossas dicas de cores que combinam mais entre si.


Apesar de ter dimensões menores que uma parede, também é possível realizar uma pintura colorida na porta para trazer ainda mais personalidade para a decoração. Isso porque a maioria das casas mantém esse item do jeito que vieram na loja: em madeira.
Por ser um espaço menor e mais fácil de pintar — e repintar quando a cor enjoar — aproveite para soltar sua criatividade. Talvez uma parede rosa e amarela na sala fique cansativa, mas, na porta, pode funcionar muito bem como ponto de cor. Por isso, explore pinturas sólidas, em duas cores ou até padrões geométricos.

Pintura de móveis
Pintar os móveis da mesma cor da parede também é uma novidade que tem ganhado fãs pelo Brasil e exterior. Essa ideia charmosa traz a sensação de amplitude, já que parece que o móvel se camufla no ambiente. Mesmo com cores escuras, essa solução vai deixar o seu cômodo mais sofisticado e moderno.


Pintura de azulejo
Há quem ame um azulejo antigo, das décadas passadas. Mas, se esse não é o seu caso, que tal usar tinta epóxi para dar um ar mais moderno ao ambiente? A pintura de azulejo é uma excelente solução para renovar ou personalizar facilmente revestimentos tradicionais, sem precisar tirar ou trocar as peças.
Você pode escolher uma cor de maior destaque, como o Paulo Biacchi fez na belíssima cozinha da cantora Liniker.

Como fazer pintura de parede?
Antes de iniciar a pintura, delimite o espaço com fita crepe para proteger rodapés, molduras e áreas que não serão pintadas. Além disso, coloque uma lona no chão para evitar sujeira. Depois, aplique a tinta com um rolo ou pincel, sempre em camadas finas e uniformes.
Finalize com uma ou duas demãos, deixando a superfície secar bem entre as aplicações, para um acabamento bonito e duradouro. Para obter um resultado ainda melhor, lembre-se de usar rolos com pelos adequados ao tipo de tinta e parede, e de trabalhar em um ambiente bem ventilado.
O que fazer antes de pintar as paredes?
Para um excelente resultado, alguns cuidados são necessários antes de iniciar a pintura de parede. Um deles é você se atentar a raspar a superfície com espátulas, lixá-la e, por fim, lavá-la em casos de manchas e de gorduras. Pode ser preciso também a aplicação de fundo preparador para aumentar a fixação da tinta.
Como ter o acabamento ideal?
As tintas podem possuir diferentes acabamentos. Por isso, conhecê-los irá te ajudar a escolher a melhor opção para sua pintura de parede. Para quem deseja disfarçar possíveis imperfeições na superfície, a melhor opção é a tinta de acabamento fosco. Sem nenhum brilho, essa versão garante um aspecto uniforme às áreas. Contudo, ela tem mais facilidade para a proliferação de fungos e pode ficar manchada com mais facilidade.
A tinta acetinada, por sua vez, apresenta forte resistência para a lavagem e evita o aparecimento de mofo. Além de ser uma versão que comumente disfarça os pequenos defeitos da parede, essa tinta propicia um aspecto de cetim à superfície.
Resistentes às variações climáticas e recomendadas para aplicação em portas e janelas, as tintas brilhantes não permitem erros na hora do acabamento de pintura – uma demão passada em sentido oposto já faz a diferença, afinal, o produto realça qualquer imperfeição.
Transforme seu lar com a Leroy Merlin!

Se não tiver tempo ou experiência com pinturas, podemos ajudar! Ao optar pelo serviço de pintura de parede Leroy Merlin, você conta com a segurança de uma visita técnica detalhada, feita por profissionais certificados. Durante essa avaliação, o especialista verifica as condições da superfície, mede o espaço, calcula os materiais necessários e identifica possíveis problemas para evitar surpresas futuras e garantir um resultado de alta qualidade.
Além disso, todo o acompanhamento até a finalização do serviço assegura que cada detalhe seja feito com cuidado, proporcionando uma pintura duradoura e de excelente acabamento.
A contratação é simples e vantajosa: após a visita técnica, você recebe um orçamento preciso em até 48 horas úteis. Além disso, o valor pago na visita é convertido em desconto na compra de materiais ou na execução do serviço, garantindo economia e praticidade.
Com mão de obra especializada, garantia e a possibilidade de parcelamento, a Leroy Merlin cuida do trabalho pesado para você aproveitar sua casa ao máximo, deixando o ambiente renovado, bonito e pronto para usar.
Agora que já conhece os tipos de pintura de parede, escolha o ideal para seu espaço e garanta nossos produtos e serviços para transformar seu lar!