DIY de como fazer uma cafeteira com canos de cobre: aprenda com Karla Amadori
Sabe aquele cafezinho gostoso que você toma de manhã ou depois do almoço? Pois é, a gente sabe como ele é fundamental – seja para estudar, trabalhar ou simplesmente focar em alguma meta ou compromisso. E, para te ajudar a preparar essa dose diária de cafeína, o canal Casa de Verdade ensina a fazer uma cafeteira com canos de cobre: essa belezinha combina com a decoração industrial e dá um toque personalizado à sua cozinha. Dá só uma conferida no passo a passo que a Karla Amadori ensinou no vídeo acima:
Você vai precisar de:
1 – Um tubo de cano de cobre (de 60 cm de comprimento e 15 mm de espessura)
2 – Duas conexões em “T”
3 – Três joelhos de 90°
4 – Dois caps
5 – Cortador de cano
6 – Cola instantânea
7 – Funil de vidro
8 – Régua e lápis
Colocando a mão na massa…
1 – Antes de tudo, corte os canos nas medidas certas
Para iniciar esse DIY, você deve cortar o cano de cobre em algumas medidas exatas. Então, para facilitar, use a régua e o lápis para marcar os pontos exatos de corte: é necessário marcar duas peças de 14 cm, três de 5 cm e uma última de 16 cm. Para cortar, é só usar o cortador de canos que é próprio pra esse trabalho. Dica extra: se você não quiser adquirir o cortador de cano, dá pra fazer o serviço na própria Leroy Merlin usando a mesa de bricolagem;
2 – Chegou a hora de montar a base
Agora que você já tem todas as partes cortadas, pode começar a montar a base: é só encaixar um cap em cada um dos canos de 14 cm. Depois, coloque um joelho de 90° (em cada peça de 14 cm) na ponta oposta ao do cap. Assim, você vai ficar com duas partes iguais que devem ser posicionadas paralelamente.
3 – A base já está quase pronta…
Para finalizar a base, você precisa encaixar os dois pedaços de 5 cm nos joelhos (dá uma olhada na foto de cima) e, depois, uma conexão em “T” entre esses dois pedaços de 5 cm. Mas atenção: o “T” deve ficar com a boca virada para cima.
Obs: Não se esqueça de usar a cola para fixar bem todas as pecinhas! Isso deve ser feito durante todo o trabalho para garantir firmeza aos encaixes.
4 – Coloque o tubo maior na vertical
Agora, você deve encaixar o pedaço de cano maior (de 16 cm) na boca do “T” e, na outra extremidade, o último joelho de 90° com a boca virada na mesma direção da base (é só olhar a foto de cima que fica mais fácil).
5 – Só falta encaixar as últimas pecinhas
O trabalho já está chegando ao final… agora, você precisa encaixar o último pedaço de 5 cm ao joelho e, depois, a outra conexão “T” (lembrando de passar a cola para fixar as peças). Para finalizar, é só encaixar o funil de vidro na boca do “T” e prontinho! A sua cafeteira já está toda montada.