Como customizar móveis: Paulo Biachi ensina a criar em casa a decoração bicolor que é tendência
Lembra da mesinha de caixote de madeira que apareceu recentemente por aqui? Pois é: o estilo bicolor no qual ela foi pintada é uma das tendências do momento. E, assim como no nosso tutorial da mesa, você não precisa necessariamente comprar uma peça nova – qualquer móvel pode ser facilmente customizado em casa. Paulo Biachi te traz hoje o passo-a-passo e algumas dicas de como fazer isso – vamos conferir?
Defina a proporção da pintura
Antes de iniciar o trabalho, é essencial escolher qual parte do móvel você irá pintar: proporções de metade, um terço ou dois terços são as mais comuns. Dá para deixar uma parte pintada e outra com madeira crua ou até mesmo as duas partes pintadas – você que sabe. Isole com fita crepe a parte que não será pintada e mãos à obra!
Contraste ou complemente com as cores
A escolha das cores é, obviamente, essencial. As tintas em spray oferecem uma gama enorme de tons, até mesmo nas últimas tendências como rosé gold e o amarelo gen-z. Portanto, você pode pensar em projetos que vão desde ousar com cores vibrantes (que contrastem com seu móvel ou entre si) até criar uma paleta de tons mais neutra para manter a sofisticação.
Renove móveis velhos
No vídeo, Biachi mostra como dar uma recauchutada em um aparador antigo com essa técnica da pintura bicolor – que tal fazer o mesmo? Móveis mais velhos, porém conservados, ganham um toque moderno com essa ideia; já os que estão mais acabadinhos, são restaurados. Uma dica: nivele a superfície antes de pintar, lixando o móvel por completo.
Dê outra cara às peças baratinhas e utilize outros DIYs
Até mesmo as peças mais baratas podem ficar lindas com essa técnica! Na falta de um móvel antigo para renovar, invista em um que tenha custo mais baixo e divirta-se. E por que não decorar um dos nossos DIYs com essa técnica? Já falamos da mesinha de caixote lá em cima, mas nosso mini-armário de cozinha também é uma excelente opção.