Como cultivar babosa, a “planta da imortalidade”

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Cultivar babosa está na última moda e o motivo não é apenas decorativo.

Isso porque a planta é conhecida por muitas de suas propriedades, sendo utilizada para fins agrícolas e medicinais.

Dentre os seus benefícios estão o fato de ser calmante, cicatrizante, anestésica, anti-térmica, anti-inflamatória, servir para hidratação de cabelo, cuidados com a pele, entre outros.

Cultivo de babosa: as propriedades medicinais da planta conquistaram o mundo

Também conhecida como aloe vera, a babosa era uma das espécies preferidas de Cleópatra e foi chamada pelos egípcios de “planta da imortalidade”.

No Brasil, produtos à base de aloe vera de uso tópico podem ser usados como fitoterápicos e há inúmeros produtos com a substância na sua composição.

Álcool gel com aloe vera prova a versatilidade da babosa

No entanto, vale mencionar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2011 proíbe a produção e consumo de alimentos e bebidas com a planta. Isso porque não há comprovação científica de segurança de uso desses produtos.

Quer saber mais sobre como cultivar babosa e suas propriedades? Leia a matéria completa, mas antes de continuar inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!

Características da babosa

A babosa é uma espécie de suculenta, possui as folhas “gordinhas”, que medem de 30 a 60 cm, cheias de um líquido “babento” chamado de mucilagem, e que pode ajudar a gente em muitas coisas.

A babosa dá flores vistosas e também é usada para decoração, podendo ser plantada em vasos ou no jardim, diretamente na terra.

A paisagista Ana Paula Lino (@ana.paula.lino) é especialista em plantas há 40 anos e conta pra gente os segredos do cultivo da babosa.

Ana Paula Lino lançou em novembro o livro Verdes & Floridas – aprenda de uma vez por todas a cuidar das suas plantas” (Editora Taxon Brasil, com pedidos feitos pelo Instagram @taxonbr e entrega por delivery. Preço: R$ 120,00).

Voltada para quem gosta de cuidar de jardins ou de manter vasos sempre floridos em casa, a publicação é patrocinada pela Cooperativa Veiling Holambra, Isidorus Flores, Bosta em Lata e Pomar Floricultura.

Assim como em suas lives e nos cursos on-line que oferece, a maioria gratuito, Ana Paula explica, também de forma leve, didática e simples sobre o universo da jardinagem.

Conheça a história de Ana Paula em

E então, vamos saber mais sobre a babosa?

Qual a origem da babosa?

A babosa vem do norte da África, mais especificamente do Egito, e pertence à família da Asphodelaceae.

Quais as características da babosa?

A babosa é uma planta que gosta de sol pleno, o dia todo. Pelo menos 8 horas de sol por dia.

Como cuidar da babosa (passo a passo)?

1 – Rega

A babosa é uma planta que não gosta muito de água, então a gente não pode irrigar muito senão ela começa a “melar”.

Você deve irrigá-la quando o substrato estiver seco, ou seja, uma vez por semana. No inverno você pode até diminuir essa frequência.

2 – Clima

A babosa gosta de climas quentes, mas ela tolera qualquer clima do país, inclusive variações bruscas de temperatura.

3 – Adubação

A babosa não é muito exigente quanto à adubação. Para essa planta, é ideal fazer uma adubação de manutenção com fertilizante NPK 10-10-10, duas ou três vezes por ano.

Ou então você pode usar um adubo orgânico, como, por exemplo, o esterco de gado curtido ou o húmus de minhoca. Você pode incorporar esse adubo no solo e a babosa vai agradecer muito.

4 – Poda

Você não precisa podar a babosa. Isso deve ser feito apenas quando você não quer que ela cresça demais no vaso ou se, no jardim, ela realmente vai produzindo muitas mudas e você quer conter a quantidade de mudas.

Ou, ainda, se você quer tirar folhas secas, pode removê-las, apenas para sua planta ficar mais bonita, porque a própria planta vai descartar aquela folha seca.

Como plantar a babosa em vaso?

1 – Retire o broto sadio da planta-mãe e reserve.

2 – Prepare um vaso de barro ou plástico com boa drenagem, colocando no fundo brita, caco de telha ou argila expandida.

3 – Em seguida, coloque um substrato pronto ou prepare a seguinte mistura: duas partes de terra adubada, meia parte de areia e meia parte de esterco de gado ou húmus de minhoca.

Se preferir utilizar o substrato pronto, misture duas partes e meia desse substrato, próprio para a planta, com meia parte de areia grossa de construção. Não use areia de praia porque tem sal e não é legal para a planta.

4 – Coloque o broto sadio no vaso e preencha o vaso com o substrato em volta do broto, bem firme, pois as plantas não gostam de ficar balançando.

5 –Após o plantio da muda, irrigue bastante. Depois você vai irrigar novamente só quando o substrato estiver mais seco.

Dica final: para o broto se adaptar ao novo vaso, nunca coloque-o em sol pleno, e sim no sol da manhã. Depois de duas semanas, você pode deixar no sol o dia todo.

Como plantar a babosa no jardim, direto na terra?

1 – Você pode adquirir uma muda ou da planta-mãe tirar um broto bem bonito e plantar a cada 60 cm uma da outra, num substrato igual ao substrato para vaso.

2 – Você também pode plantar a partir das folhas: se você tem uma planta adulta, escolha uma folha bem sadia, com pelo menos 8 cm, corte a folha e plante-a no substrato já preparado anteriormente, sem cobrir.

3 – Só de você afundar essas folhas, e nem precisa enterrar, ela irá enraizar com muita facilidade.

A babosa é uma suculenta, ela é muito resistente e de clima árido. Então ela se comporta como cactos e outras suculentas que a gente tem em casa. Você pode ficar sem irrigar, que mesmo assim ela vai dar um novo bebê.

Quais os tipos de vasos ideais para cultivar a babosa?

A babosa pode ser cultivada em vasos de barro, plástico, cimento, fibra ou vietnamita.

O vaso de barro é poroso e absorve melhor o excesso de água, sendo ideal para a babosa. No entanto, quando você cultiva no vaso de barro, você tem que irrigar mais a planta do que se ela estivesse no vaso de plástico.

No vaso de plástico a água fica ali retida por mais tempo, então você tem que regar menos.

Então se você é uma pessoa que tem pouco tempo, uma dica legal é que você plante no vaso de plástico.

O vaso de cimento é poroso também, mas não tanto como o vaso de barro.

Se você quiser usar um vaso de fibra ou um vietnamita, qualquer um pode ser usado.

Quanto ao tamanho, você pode optar por vasos médios ou grandes, do tamanho que você quiser. Isso porque a babosa não tem raízes profundas nem raízes agressivas, então não há risco de quebrar o vaso.

Confira esses modelos de vaso para plantar sua babosa:

Como cuidar da babosa com relação a pragas e doenças?

A babosa é uma planta muito resistente, mas pode acontecer de surgir alguma mancha na folha. Não tem problema.

Se a sua planta está num substrato legal, se a adubação está legal, se a rega não está exagerada e nem faltando, a planta estará sadia e provavelmente nem vai acontecer nada com ela.

Mas se surgirem manchas, a própria planta saudável irá resolver sozinha.

Pode aparecer uma “ferrugem”, pode acontecer a podridão mole por excesso de irrigação, pode ter cochonilhas e pulgões, e pode ter podridão das raízes e queimadura de sol.

Quando surgir algum desses sinais, antes de tratar é preciso fazer o diagnóstico. A planta tem uma podridão mole? Ou ela pode estar com fungo, por excesso de água? Vamos diminuir a rega.

E preparar um fungicida próprio para plantas ou fazer uma receita caseira com leite cru de vaca, que é um bom fungicida.

As folhas murcharam? Pode ser estresse hídrico. Você tem que ter atenção à constância da irrigação, atenção à adubação e atenção ao substrato. A planta pode estar estressada pela falta ou excesso de água.

As folhas da babosa podem amarelar? Sim, por deficiência de adubo, pela falta de sol ou pelo excesso de sol.

Se a causa for deficiência na nutrição, a gente pode fazer uma boa adubação.

Se a planta está tomando muito sol, podemos melhorar o substrato, dando uma afofada nesse substrato. E se está com pouco sol, aumente a incidência de luminosidade.

É fácil cuidar da babosa?

A babosa é muito fácil de cultivar. Basta você conhecer um pouquinho sobre a espécie, e com os cuidados que falamos acima, tranquilamente vocês vão ter babosas maravilhosas.

Conclusão

Já vimos que cultivar babosa em casa é fácil e não te exigirá muita mão de obra. Isso porque a planta faz parte da espécie de suculentas e, por isso, consegue armazenar água em suas folhas.

Existem várias formas de plantar a babosa, sendo a mais fácil delas por muda. Para isso, basta tirar uma muda de uma planta maior e plantá-la em outro vaso.

Atenção especial ao sol, já que apesar de se adaptar bem a climas diversos, a babosa gosta de bastante sol. Se você tem um espaço bastante ensolarado na varanda, ela vai se dar bem por lá.

Leia mais:

Suculentas: como cuidar e plantar

Como escolher vaso de planta

Como cuidar de lírio-da-paz

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo