Como cuidar de bonsai: o abc sobre regar, podar e fertilizar a sua pequena árvore
Quem realmente está por dentro do mundo da jardinagem, com certeza já ouviu falar sobre o bonsai e o que ele representa: essa mini árvore é cultivada em vasos pequenos e tem um significado bem bonito – de paz, pureza e muita vitalidade. Todo esse simbolismo teve origem na cultura japonesa, onde o bonsai foi inventado e ganhou projeção. Hoje em dia, o mundo todo já tá por dentro desse tipo de cultivo e de como ele fica lindo em qualquer jardim. A melhor parte é que existem muitas espécies de árvores que podem ser cultivadas desse jeito (em miniatura dentro de um recipiente): pinheiros, azaleias, mangueiras, etc. Para te ajudar nos cuidados com o bonsai, o Casa de Verdade separou dicas certeiras, que vão desde a rega até a poda e adubação. Dá uma conferida!
Como devo regar o bonsai?
Ao contrário do que muita gente pensa, cuidar do bonsai não é mais complicado do que tratar de plantinhas comuns. O único ponto que merece atenção é que você vai precisar regar a árvore com maior frequência. Algumas outras plantas, como os cactos, por exemplo, só precisam ser regadas uma vez por semana (bem mais fácil para quem é esquecido!). Mas no caso do bonsai, o indicado é colocar água pelo menos uma vez por dia, tomando cuidado para não encharcar demais a terra. Em épocas muito quentes – como no auge do verão, quando o sol é mais intenso – tem gente que também costuma regar duas vezes por dia. Nesse caso, é só colocar uma quantidade um pouco menor de água que não tem erro.
Mas se você é daqueles bem observadores e atentos às plantinhas, vai acabar ficando íntimo do bonsai e já vai saber certinho a hora que ele precisa de água. Não é tão difícil: basta observar a terra (pra saber quando ela começa a ficar seca) e as folhas também. Mas se você não quer correr o risco de fazer essa rega sem uma rotina fixa, é só se ater à lei de “uma vez ao dia pelo menos” – assim, a plantinha vai tá sempre bem cuidada.
Com que frequência é necessário adubar a árvore?
Assim como muitas plantinhas, o bonsai também deve receber uma boa dose de adubo com certa frequência. Sobre esse aspecto, existem alguns nutrientes que nunca podem faltar, como o nitrogênio (que estimula o crescimento das folhas) e também o potássio. Além disso, o bonsai precisa receber esse reforço SEMPRE que estiver em época de crescimento – o que geralmente ocorre quando ele é transferido para um vaso maior. É justamente nessa hora que você deve colocar uma adição de terra e substrato que sirva de reforço para o crescimento. No entanto, tome cuidado para não ficar mudando a árvore de recipiente com muita frequência, senão ela pode enfraquecer. O ideal é mudar o bonsai de vaso em um intervalo de dois anos, o que já é bastante tempo para ele se desenvolver.
Tem um jeito certo de podar as folhas do bonsai?
A resposta para essa pergunta é bem simples: existe, sim, um jeito certo de retirar os galhos para deixar o bonsai mais bonito e saudável para o crescimento. Para isso, você vai precisar de uma tesoura de jardim ou serrote (o que for mais fácil pra você). O mais importante é lembrar de sempre retirar os galhos e folhas mortas – e isso não tem época certa para acontecer. Pode ser que você precise remover alguns galhos toda semana, então se mantenha atento à plantinha! Além disso, você também precisa remover todos os galhos cruzados (que ficam em cima dos outros) e alguns que estejam grandes demais, destoando da altura da árvore. Para dar uma revitalizada, você também pode podar as folhagens muito volumosas na parte de cima – isso porque elas impedem a passagem de luz até os outros galhos. Por fim, uma boa dica é usar a tesoura para dar um formato arredondado às folhas (fica bem bonito!).
Agora que você já conhece os cuidados básicos para essa mini árvore tão querida, é só correr pra comprar as ferramentas necessárias (regadores, enxadinhas, tesouras) e colocar a mão na massa! A gente sabe que vai ser uma experîência incrível se dedicar à arte do bonsai.