Como comprar energia solar e economizar energia

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo


Se você chegou até aqui, é provável que esteja buscando uma fonte de energia sustentável e econômica para sua residência.

Ter um sistema de energia solar em casa é uma opção cada vez mais viável para quem quer ter uma fonte de energia limpa, proteger o planeta e ainda economizar na conta de luz.

Para isso, é necessário instalar painéis solares fotovoltaicos em algum local da casa onde haja incidência direta da luz do sol, podendo estar no chão ou no telhado, em ângulo favorável para a captação da irradiação.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para ter um sistema de energia solar em casa.

Quem nos ajudou com as informações a seguir foi a Neosolar Energia, que fornece e instala os equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica.

Leia mais: Como escolher produtos responsáveis na Leroy Merlin

O que é um sistema de energia solar?

Energia solar é uma energia proveniente da luz e do calor do sol.

Ou seja, trata-se de uma fonte limpa, que traz não somente vantagens para o meio ambiente, como também para o consumidor, que pode reduzir ou até zerar sua conta de luz.

Os sistemas que utilizam energia solar podem ser de vários tipos. O primeiro deles é o térmico, para aquecimento de chuveiros, piscinas, aquecimento de ambientes ou processos industriais.

O outro tipo é o fotovoltaico, utilizados tanto para locais remotos ou sem energia, quanto para locais com acesso à energia elétrica, para redução do consumo, sendo então chamados de sistemas conectados à rede (Grid Tie).

A energia solar térmica (conhecida como “aquecedor solar”) utiliza o calor do sol para aquecer líquidos, geralmente a água. É usada para produzir água quente para banho, por exemplo, ou processos industriais.

Já o sistema de energia solar fotovoltaico é um sistema capaz de gerar energia elétrica por meio da radiação solar.

Como funcionam as placas ou painéis de energia solar fotovoltaica?

As placas captam a irradiação do sol e a transformam em eletricidade em corrente contínua.

O inversor solar, por sua vez, é utilizado para transformar a energia gerada em corrente contínua para corrente alternada, que é utilizada em nossas residências, comércios e indústrias.

Um sistema fotovoltaico funciona por meio de quatro componentes básicos:

Painéis solares: são o coração do sistema e servem para transformar energia solar em eletricidade. Podem ser utilizados um ou mais painéis, e são dimensionados de acordo com a energia necessária.

Controladores de carga: funcionam como uma válvula, e servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.

Inversores: são responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.

Baterias: são os pulmões do sistema e servem para armazenar a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol.

Além dos componentes acima, os kits de energia solar incluem cabos, conectores e estruturas de fixação.

Quantos painéis são necessários para a minha casa?

Isso vai depender do seu consumo mensal e do tamanho dos painéis escolhidos.

A partir do seu consumo mensal, é possível saber quantas placas fotovoltaicas serão necessárias para o projeto.

Assim, o proprietário do imóvel pode optar em ter um sistema que abastece total (100% fonte solar) ou parcialmente (fonte solar + concessionária) o imóvel.

No site da Neosolar Energia, clique em “Calculadora Solar” e insira os dados de consumo e tarifas pagas com energia elétrica, para saber qual é o tamanho aproximado do sistema fotovoltaico indicado para seu consumo.

Quantos watts tem uma placa de energia solar?

As potências dessas placas fotovoltaicas variam de 100W a 395W.

Vale a pena ter energia solar em casa?

Vale muito a pena ter um painel solar em casa, desde que o imóvel tenha área disponível sob o sol para instalação dos painéis.

Se considerarmos apenas a economia de energia, o sistema se paga em aproximadamente 7 anos.

Por outro lado, a cada aumento do preço da energia, menor será esse tempo e maior o retorno obtido. Isso considerando apenas o retorno financeiro direto.

Vale a pena instalar o equipamento em uma casa de veraneio?

Para saber se vale a pena instalar o painel solar em uma casa de veraneio, é preciso comparar o valor investido com o valor pago na energia.

O interessante neste caso é que podemos gerar excesso e usar os créditos em outros meses, por até 36 meses.

Se a casa é usada mais intensamente nas férias, todo crédito gerado durante o ano poderá ser utilizado nestas férias, por exemplo. Se o sistema custa 50 mil reais e gera uma economia de 500 reais, o sistema leva cerca de 10 anos para ser recuperado.

É claro que há o custo de oportunidade desse valor investido, mas também há uma forte tendência de aumento no preço das tarifas.

Quanto custa energia solar?

O custo do sistema depende da energia que se pretende produzir.

Um sistema completo, instalado e regularizado, pode custar a partir de 15 mil até 100 ou 200 mil reais, para uma casa com alto consumo de energia.

Mesmo nesta casa de alto consumo, pode-se instalar um sistema menor e a energia restante será fornecida pela rede pública normal e automaticamente. Quanto maior o sistema, maior a economia e retorno.

Tipos de placa de energia solar

Os modelos de placa de energia solar disponíveis na Leroy Merlin podem ter cinco, oito ou 14 módulos solares.

Isso impacta diretamente no tamanho da placa e na quantidade de energia gerada por ela. O modelo de cinco módulos, por exemplo, precisa de 11 m² de área do telhado e produz, em média, 210 KWh/mês.

Com a placa de energia solar de oito módulos, o valor aumenta para 345 KWh/mês. Por fim, o de 14 módulos passa para 600 KWh/mês.

Confira os modelos disponíveis na Leroy Merlin:

Módulo fotovoltaico P/Micro inversor 330w Ledgold

Placa fotovoltaica 5 módulos 1,65kWp WEG

Kit gerador solar fotovoltaico 1,65kWp contendo cinco módulos 330 Wp, um inversor SIW300H M020 e acessórios.

Placa fotovoltaica 8 módulos 2,64kWp WEG

Kit gerador fotovoltaico 2,64kWp, contendo oito módulos 330Wp, um inversor SIW300H M020 e acessórios.

Placa fotovoltaica 14 módulos 4,62kWp WEG

Kit gerador solar fotovoltaico 4,62 kWp, contendo 14 módulos 330Wp, um inversor SIW300H M040 e acessórios.

Como instalar placa de energia solar

É importante que profissionais qualificados, indicados pelo fornecedor, realizem a instalação. Além dos painéis, há a fixação da estrutura e dos demais componentes do sistema de microgeração, assim como a garantia fornecida pelo fabricante.

Quanto custa manter um painel fotovoltaico

Cerca de 0,5% do valor investido por ano. Dessa forma, se o sistema custou 60 mil reais, a manutenção sairá por volta de 300 reais por ano. Basicamente é importante realizar uma limpeza dos painéis com água, quatro vezes por ano.

Os painéis têm garantia de 25 anos para produção de energia e podem durar 30 ou 40 anos.

Como limpar placa de energia solar

Os sistemas fotovoltaicos duram por volta de 25 anos. Porém, mesmo após esse período, os painéis de boa qualidade ainda produzem cerca de 80% de sua capacidade original.

Para o correto funcionamento, os painéis devem estar sempre limpos. A água da chuva já faz essa função, mas é necessário fazer uma limpeza periódica, a cada três ou seis meses, com água ou panos úmidos.

Agora que você já conhece o que é e como funciona o sistema de energia solar, faça as contas e avalie o custo-benefício do seu investimento e conte com a Leroy Merlin para comprar o seu kit.

Leia mais:

Como comprar placas fotovoltaicas20 produtos sustentáveis para você ter em casa

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo