Dicas para combinar a roupa de cama com a decoração do quarto
Para criar um ambiente harmonioso e aconchegante na hora de dormir, fazer uma bela combinação da roupa de cama com a decoração do quarto é primordial.
A escolha adequada de tecidos, cores, texturas e estampas transforma o ambiente, acrescentando alegria, sofisticação e beleza.
E veja que combinar a roupa de cama com a decoração do quarto não é tão difícil! Vou lhe dar algumas dicas para facilitar mais ainda esse trabalho.
Como combinar roupa de cama com a decoração do quarto |
---|
1 – Siga o estilo (ou tema) do quarto |
2 – Considere as cores da decoração na roupa de cama e acessórios |
3 – Equilibre padrões e estampas |
Como combinar roupa de cama com a decoração do quarto
Embora seja preciso ficar atento a alguns detalhes, combinar a roupa de cama com a decoração do quarto pode ser mais fácil do que se pensa. Mais ainda quando você tem a possibilidade de contar com dicas valiosas como as que seguem.
1. Siga o estilo (ou tema) do quarto
Um quarto em estilo minimalista pede contenção nas cores e estampas e tecidos de alta qualidade, enquanto o ambiente jovial de um quarto de adolescente pode ser realçado com cores vivas; já o quarto infantil pode seguir o tema da decoração.
O quarto romântico combina com estampas floridas, cores pastel ou quentes, terrosas. Já o clássico, com tons neutros, tecidos lisos ou em estampas discretas, listras e geométricos.
O estilo boho combina com tecidos naturais, tons terrosos ou crus, texturas rústicas, estampas étnicas ou vintage, coloridas e despojadas, e o escandinavo, com tecidos naturais com texturas leves, lisos em cores neutras ou em estampas discretas e simples.
2. Considere as cores da decoração na roupa de cama e acessórios
Ao usar cores na roupa de cama e/ou acessórios como almofadas e mantas, considere as cores dos móveis, paredes e revestimentos do quarto em uma das formas que seguem.
a) Usar uma ou algumas das cores da decoração
No exemplo abaixo, o rosa da cabeceira ripada definiu as cores da manta e das almofadas da cama.
No caso da manta, foi usada uma que apresenta uma tonalidade bem próxima da cabeceira e uma textura geométrica moderna e estilosa.
Também foi escolhida uma almofada com um rosa mais fechado, igualmente texturizada para dar volume à composição.
E outra almofada de um rosa mais claro e com visual mais liso, de modo a contrastar com a anterior.
Já neste quarto, as cores azul, amarelo e vermelho das fronhas e quadros foram repetidas nos acessórios.
A manta escolhida foi uma opção em azul mais básica, em tecido matelado ou maquinetado misto de algodão e poliéster.
Já entre as almofadas estão opções em jacquard, que dão um visual mais estruturado e natural à decoração, como uma branca com detalhes em azul e marrom.
Outra mais lisa, em amarelo, mas também com tecido mais robusto.
E outra ainda com formato e estampa diferentes, porém seguindo o mesmo padrão de tecido, cores e listras.
b) Usar cores complementares
No quarto em cores neutras e somente a cabeceira em um laranja queimado, foram usadas almofadas em laranja e azul, cor complementar ao laranja.
O uso de duplas complementares como laranja/azul, vermelho/verde, amarelo/roxo provoca o maior grau de contraste entre as cores. Isso faz com que esse conjunto seja o ponto focal nesse ambiente neutro, iluminando o quarto.
c) Manter a neutralidade
Quando seu quarto é todo em cores neutras e você quer manter essa atmosfera tranquila, uma boa pedida é usar roupas de cama e acessórios também em cores neutras.
O segredo para que, mesmo usando poucas cores, o ambiente se mantenha interessante é caprichar nas texturas e variações de tons. No quarto praticamente todo em cinza, podemos variar do branco até o preto, passando por diversos tons de cinza.
As diversas texturas que as peças que compõem esse quarto têm podem ser observadas na manta preta.
Na almofada também preta, porém com formato e textura diferentes, que acabam possibilitando outras tonalidades para a mesma cor.
As roupas de cama com cores neutras têm uma vantagem: você pode variar bastante as cores dos acessórios, ainda mais quando a decoração do quarto também é em cores neutras. Além disso, você pode usá-las em outro quarto quando necessário.
Usando essas dicas, você terá muito mais facilidade para combinar roupas de cama e acessórios no seu quarto.
3. Equilibre padrões e estampas
Em quartos muito coloridos ou com paredes ou móveis com estampas, opte por lençóis e edredons em cores neutras. Já quartos em cores neutras podem ter como ponto focal a roupa de cama colorida.
Para conseguir um bom resultado misturando estampas:
Concluindo, a roupa de cama é fundamental na decoração do quarto, e combiná-la harmoniosamente com a decoração do ambiente cria uma atmosfera agradável e acolhedora. Invista nessa habilidade e transforme seu quarto todo dia!
Sobre o autor
Texto escrito em parceria com Rosana Silva, do Blog Simples Decoração. Rosana é decoradora, especializada em Design de Interiores e tem a pintura como hobby.
Criou o Simples Decoração há 14 anos, com o objetivo de facilitar a compreensão, o acesso e a utilização dos conceitos do bom Design de Interiores a todas as pessoas, seja qual for o tamanho dos seus lares e condições financeiras. Rosana acredita e demonstra que uma casa bela, segura e funcional é direito de todos.