Como colocar manta térmica no telhado? Confira as dicas!
Saber como colocar manta térmica no telhado é importante para ter ambientes mais frescos no verão, uma vez que evita a entrada de irradiação. Mas, além das vantagens no verão, a manta térmica permite cômodos mais quentinhos nos meses de frio.
A manta térmica, composta de duas folhas de alumínio, é um produto relativamente simples, mas muito eficiente em manter a qualidade térmica. Com instalação no telhado, essa alternativa de isolamento é versátil e barata, apresentando também resistência e uma ótima durabilidade.
Por que utilizar manta térmica no telhado?
Antes de conferir como colocar manta térmica no telhado, é preciso conhecer outras vantagens que esse isolante térmico traz para uma construção. Sem dúvidas, o principal benefício da manta térmica é garantir ambientes mais agradáveis e aconchegantes, seja no inverno ou no verão.
Especialmente nos climas mais quentes, esse isolamento é uma ótima pedida pois possibilita uma redução do calor transmitido para dentro de casa, sendo indicado ainda para economia na conta de eletricidade que proporciona. Tudo porque, com um ambiente naturalmente mais fresco, não é preciso utilizar o ar-condicionado ou o ventilador com tanta frequência.
Esses materiais de construção possibilitam ainda uma proteção adicional contra infiltrações, evitando o surgimento de goteiras, e a preservação da estrutura do telhado, que se torna ainda mais resistente e durável.
Passo a passo: como colocar manta térmica no telhado
Para usufruir de todos os benefícios do produto, é preciso dar atenção especial na maneira como colocar manta térmica no telhado, valendo também se você pode optar por um rolo de lã de vidro. Tenha em mente que a instalação pode ser feita de duas maneiras distintas, seja sobre o telhado ou sob as telhas, conforme o tipo de resultado desejado.
Ao instalar sobre o telhado, você sentirá uma diminuição no calor absorvido. Já abaixo das telhas, você terá uma camada extra de proteção e isolamento contra a propagação de calor. Confira a seguir algumas dicas de como colocar manta térmica no telhado, em duas camadas, de modo eficiente e prático.
Preparação para a instalação da manta térmica
Antes de iniciar a instalação da manta térmica, é importante garantir uma preparação adequada do telhado que irá receber o produto, buscando garantir a eficiência no isolamento.
Faça uma inspeção para verificar se há problemas, como telhas quebradas ou danificadas, que podem gerar vazamentos no futuro. Se você encontrar qualquer tipo de problema, o mais recomendado é resolvê-lo antes da instalação.
Também vale fazer a limpeza do telhado, removendo poeira, detritos e sujeira, permitindo uma melhor aderência do produto à superfície que receberá a manta térmica.
Escolha da manta térmica adequada
Existem diferentes tipos de mantas térmicas. Por isso, é importante, antes da compra, verificar qual deles atende melhor às suas necessidades. Uma manta térmica com duas faces é interessante para proteger a estrutura contra goteiras, já uma manta com duas faces permite também conforto térmico, apresentando bom custo-benefício.
Você encontra ainda modelos de manta térmica subcobertura com polipropileno metalizado, recomendada para quem deseja redução de temperatura e economia de eletricidade. Além disso, existe a manta térmica adesiva asfáltica, com fácil aplicação e garante proteção também contra infiltrações.
Esteja atento ainda à qualidade, adquirindo uma manta térmica fabricada por marcas confiáveis, que disponibilizam um produto com certificações e garantias que permitem a eficácia do isolamento, aliada à resistência e durabilidade.
Para saber a quantidade de manta térmica necessária é preciso fazer um cálculo, considerando as dimensões do telhado. Para isso, as medidas da largura e comprimento dessa superfície. Também vale adicionar alguns centímetros a mais nesse cálculo, para sobrepor a manta durante a instalação.
Instalação das camadas de isolamento
Faça o corte da manta térmica, de acordo com as dimensões necessárias, com a ajuda de uma tesoura ou estilete. Em seguida, inicie a instalação do material, com a manta térmica já nivelada. Com um grampeador, prenda a manta na madeira do telhado.
O mais indicado é iniciar o serviço pelas bordas e, depois, grampear no centro, sempre mantendo o material uniformizado. Lembre-se ainda de que o lado refletivo não deve ser instalado diretamente no telhado.
Fixação da manta térmica no telhado
Na instalação, o melhor método de fixar a manta térmica é utilizando adesivos ou grampos para o produto. Não deixe de verificar se a manta está presa, evitando que ela se solte com o vento ou conforme o uso.
Vedação das emendas e pontos críticos
Não se esqueça de fazer a vedação das emendas e dar atenção especial aos pontos críticos que gerem calor, como chaminés, fios de eletricidade e luminárias. Por isso, mantenha a manta térmica afastada, no mínimo, 7,5cm desses elementos.
Nos pontos de vedação, utilize fita adesiva para esse tipo de serviço. Esteja atento também para deixar um espaço de ar e o produto e o produto e o forro, pois isso possibilita que a umidade e o calor circulem adequadamente.
Teste de impermeabilização e isolamento térmico
Não esqueça de verificar, após a instalação, se a manta está bem colocada e estendida de maneira uniforme, com pontos unidos, área para dissipação do calor e áreas críticas com espaço livre.
Verifique se está tudo certo, antes de instalar as telhas, verificando também se a estrutura já está com a temperatura mais agradável. Em estruturas já existentes, uma excelente maneira de realizar o teste de eficiência é verificar a conta de energia, que deve ser mais baixa após a aplicação da manta no telhado.
Cuidados e recomendações finais
Entre os cuidados na hora de instalar a manta térmica, não se esqueça dos equipamentos de proteção individual, os EPIs, como luvas, óculos ou viseiras, capacete e sapato fechado.
É sempre indicado conferir as informações do fabricante, seguindo as instruções disponíveis no manual do próprio produto, além de separar um tempo, periodicamente, para fazer a manutenção no telhado, conferindo se a manta térmica continua bem instalada. Assim, você terá um isolamento eficiente por muitos anos.
Além disso, pode ser necessário contar com um profissional responsável, visto que é uma tarefa que demanda precisão e cuidado. Encontre diversos serviços no Leroy Merlin Instala e conte com ajuda.
Agora que você já conferiu todas as nossas dicas de como colocar manta térmica no telhado, que tal aproveitar todas as ofertas disponíveis na Leroy Merlin? Aproveite!
Leia mais: