Construção e Reforma

Argamassa AC3: para que serve e como escolher esse tipo?

Quem está construindo ou reformando, com certeza, já se perguntou o que é a argamassa AC3 e para que serve. Conhecida por ser um material de alta resistência, a argamassa AC3 é excelente para assentamento de revestimentos e pisos, como o piso cerâmico e o porcelanato, seja em ambientes internos ou externos.

Argamassa AC3 para que serve: pacotes de argamassa multiuso ACIII Axton ao lado de acessórios de pedreiro

A argamassa, disponível em várias versões, é uma mistura de areia, cimento e pode conter aditivos químicos. Ela é essencial na construção civil, ajudando na instalação de pisos e na impermeabilização, além de garantir um excelente acabamento para as superfícies.

Argamassa AC3: para que serve?

Entre os tipos de argamassa disponíveis, é importante saber o que é a argamassa AC3 e para que serve.

A argamassa AC3 se destaca por ter melhor aderência, o que torna o produto ideal até mesmo para ambientes que sofrem com a variação de temperatura, como saunas e piscinas.

Esses materiais de construção, também chamados de argamassa colante, são compostos de areia, cimento e aditivos químicos, que permitem maior aderência e retenção de água. A argamassa AC3, após ser misturada com água, se transforma em uma massa com alta elasticidade, viscosidade, plasticidade, garantindo a facilidade de trabalhar.

Agora que você já sabe o que é a argamassa colante, resta saber para que serve. Sendo, entre as argamassas colantes, a opção com maior aderência, a argamassa AC3 traz muitas vantagens no assentamento de revestimentos cerâmicos. Seu uso é indicado, inclusive, para peças maiores que 60×60 cm.

A argamassa AC3 serve também para uso em áreas de alto tráfego, sendo ideal para assentar materiais cerâmicos, lajotas, porcelanato, vidro, pedras naturais, pastilhas de cerâmica e até mesmo piso sobre piso, em alguns casos.

Qual a resistência da argamassa AC3?

A argamassa AC3 é a opção mais resistente entre todos os tipos de argamassa colante. Por isso, seu uso é versátil, contemplando ambientes internos e externos, mesmo que haja grande variação de temperatura.

Pode usar argamassa AC3 na parede?

O uso da argamassa AC3 possibilita a instalação de revestimentos cerâmicos ou de porcelanato em paredes ou chão. Além disso, essa argamassa pode ser aplicada em paredes de piscinas, saunas ou fachadas, podendo assentar até mesmo peças nos maiores formatos, sem o risco de descolamento.

Argamassa AC3 para que serve: piscina com revestimento Artens

Como escolher a argamassa AC3

Após conhecer o que é a argamassa AC3 e para o que ela serve, você já sabe que ela é sinônimo de versatilidade, flexibilidade e muita resistência. Porém, ao escolher, vale analisar alguns critérios que ajudam você a encontrar o produto ideal para atender as suas necessidades.

Busque marcas de qualidade, avaliando também as especificações de uso, que incluem o material que será assentado, a tonalidade da argamassa e o tipo de ambiente que vai receber o produto.

Outra dica é conhecer também as diferenças entre os tipos de argamassa. Desse modo, você terá a certeza de que a argamassa AC3 é a ideal para o que você precisa.

Marca da argamassa AC3

Para garantir a eficiência e durabilidade do assentamento das peças, uma dica é investir em marcas que ofereçam argamassa de qualidade. Na Leroy Merlin, você encontra as melhores marcas, como as opções de argamassa Axton, de argamassa Fortaleza, de argamassa Ceramfix, de argamassa Quartzolit e argamassa Votoran, que garantem as maiores vantagens desse material.

Uso indicado da argamassa AC3

É possível encontrar argamassa AC3 especialmente para o assentamento em pisos e revestimentos cerâmicos que possibilitam a instalação de peças cerâmicas no chão ou parede.

Argamassa AC3 para que serve: sala de estar com piso cerâmico

Existem também as argamassas específicas para o assentamento em pisos e revestimentos porcelanato, que trazem eficiência e qualidade para instalar até mesmo peças de porcelanato em grandes formatos.

Argamassa AC3 para que serve: cozinha com piso em porcelanato Eliane

Escolha uma argamassa para uso interno, se a intenção for instalar pisos ou revestimentos em ambientes como salas, quartos, banheiro, cozinhas, corredores e escritórios.

Agora, se você busca versatilidade e altíssima resistência, o ideal é selecionar uma argamassa para uso interno e externo, que permite a instalação de peças com eficiência em todos os tipos de ambientes, incluindo garagens, fachadas e área da piscina.

Tonalidade da argamassa AC3

Para trazer elegância e sofisticação à decoração, invista na argamassa que melhor harmoniza com a tonalidade do piso ou revestimento que você deseja assentar.

Uma argamassa branca, por exemplo, traz leveza e um ar clean, sendo uma boa pedida para peças brancas ou off-white, por exemplo.

Já a argamassa cinza pode ser aplicada a porcelanatos e pisos cerâmicos nessa mesma tonalidade. Ela garante um toque contemporâneo à decoração.

Conheça também nossa calculadora de argamassa, que ajuda você a evitar o desperdício, garantindo eficiência para sua construção ou reforma. E, agora que você já sabe tudo sobre a argamassa AC3 e para que ela serve, que tal aproveitar as melhores opções e ofertas, disponíveis na Leroy Merlin?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo