Construção e Reforma

Argamassa AC2: para que serve, o que é e como usar

No momento de construir ou reformar, é essencial escolher os melhores materiais, desde os pisos e revestimentos até os produtos que farão a aderência deles. Mas, afinal, você já conhece a argamassa AC2 para que serve, suas vantagens e como ela deve ser utilizada?

Argamassa ACII Interna e Externa Fortaleza

De fato, existem vários tipos de argamassa e cada um deles é voltado para uma necessidade. Porém, a argamassa AC2 é a mais indicada quando falamos de instalação de peças cerâmicas em ambientes internos e externos.

A seguir, conheça mais sobre a argamassa AC2 para que serve e como ela pode fazer a diferença na sua obra.

Argamassa AC2: para que serve?

A argamassa AC2, também conhecida como argamassa colante, é utilizada para assentar peças cerâmicas, porcelanatos, mármores e granitos.

Diferentemente das outras argamassas, compostas por cimento e areia, esta argamassa recebe aditivos químicos que aumentam a sua aderência e a capacidade de reter água.

Com isso, a argamassa AC2 se torna uma massa viscosa, de alta aderência e com excelente elasticidade, facilitando a aplicação e a espalhabilidade, essenciais para o assentamento das peças cerâmicas e para a alta qualidade no acabamento do piso.

Onde devo usar argamassa AC2?

Considerando a variedade de materiais de construção, é importante dizer que cada tipo de argamassa tem uma finalidade, sendo indicadas para situações bem específicas.

No caso da argamassa AC2, por ser muito mais resistente à umidade, variações de temperatura e clima, além da ação do tempo e do vento, ela é indicada tanto para ambientes internos quanto externos.

Com ela, você poderá aplicar os mais diversos tipos de revestimentos, seja nas paredes, fachadas, lajes, piscinas e pisos de ambientes internos e externos, como corredores, salas, quartos, cozinhas, banheiros, garagens e espaços ao ar livre como calçadas, por exemplo.

Inclusive, a argamassa AC2 pode ser utilizada para aplicar porcelanato, tanto pela sua aderência quanto pela qualidade do acabamento que ela proporciona. Contudo, é importante seguir as recomendações de preparo e aplicação do produto.

Como preparar a argamassa AC2?

Para preparar a argamassa AC2 e obter o melhor resultado na aplicação do seu piso, é essencial tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é sempre utilizar ferramentas e caixas para preparar a massa que estejam limpas e secas para não afetar as características do produto.

Com todos os equipamentos e EPIs em mãos, é o momento de realizar a mistura da argamassa com água, dentro das proporções indicadas na embalagem do produto, lembrando de fazer um buraco no meio da argamassa e adicionar a água aos poucos.

Ao adicionar a água lentamente, você consegue ter um maior controle do ponto da massa, que não deve estar nem mole, nem dura demais. O ideal é que ela esteja homogênea tanto na mistura quanto na sua textura, que é uma massa consistente.

Após o preparo da massa, deixe-a descansar por uns 10 minutos e remisture antes de usar. Porém, verifique se a sua argamassa não é de secagem rápida para que ela não seque antes da aplicação e você acabe perdendo a massa.

Por exemplo, a argamassa Axton, que é uma marca exclusiva Leroy Merlin, pode ser aplicada logo após o preparo, sem a necessidade de esperar esse tempo de pausa. Após a aplicação, o tempo de secagem da argamassa é de 72h, sendo rápido, prático e de alta qualidade.

Argamassa AC2 Interno e Externo Cinza Axton

Cuidados na utilização da argamassa AC2

Outro ponto que devemos citar aqui são os cuidados na utilização da argamassa AC2, e inclusive, todos eles são baseados no que é recomendado pelas NBRs, que garantem a segurança e o bom uso do produto.

No caso das argamassas, o primeiro ponto que deve ser observado é o alinhamento e a limpeza da superfície que vai receber o produto.

Por isso, verifique se o verso do revestimento e da peça cerâmica está limpo e seco, sem indícios de água, poeira, graxa ou areia, pois tudo isso pode comprometer a aderência da argamassa.

Lembre-se, também, de preparar e aplicar a argamassa conforme as recomendações do fabricante. Assim, leia as instruções que estão no rótulo do produto para verificar o que é indicado para a mistura e aplicação do produto.

Além disso, é importante lembrar de não acrescentar aditivos ou outros produtos na sua argamassa, exceto se o fabricante indicar no rótulo a necessidade de cal e outras misturas.

Para a aplicação, lembre-se de aplicar conforme o indicado, utilizando os EPIs adequados, como luvas, respirador, capacete, calçados de segurança, óculos de proteção e protetor auricular.

Argamassa ACII Interno e Externo 20 kg Votoran

Também é importante destacar que, após o preparo, você deve utilizar a argamassa em até 2 horas, pois, caso contrário, ela vai endurecer e perder as suas propriedades. Por isso, prepare apenas a quantidade necessária para a área que você aplicará.

Por fim, nunca aplique a argamassa AC2 para porcelanato sobre superfícies soltas, com baixa resistência mecânica e com buracos, infiltrações, trincos ou problemas estruturais, pois quanto melhor a sua superfície, melhor será o resultado da aplicação.

Agora que você já sabe tudo sobre a argamassa AC2 para que serve, é o momento de fazer a compra certa e investir na sua obra. Com a Leroy Merlin, você tem os melhores preços e marcas do mercado. Conheça as nossas opções e compre a sua hoje mesmo!

Leia mais

Argamassa AC1, argamassa AC2 e argamassa AC3: veja diferençasComo calcular argamassa?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo