ClimatizaçãoComo fazerDicas

Ar-condicionado pingando água: o que fazer?

Descubra as possíveis razões do seu ar-condicionado pingando e aprenda o que fazer para solucionar este problema.

Que o ar-condicionado é um item essencial para os momentos de calor e para o nosso conforto, isso não temos dúvida. No entanto, o que fazer com o ar-condicionado pingando água

Neste artigo, vamos falar sobre as principais causas do ar-condicionado pingando água, além de oferecer informações sobre o que fazer para resolver este problema.

Por que o ar-condicionado fica pingando água?

O ar-condicionado pingando água é um problema comum que pode ocorrer por vários motivos, principalmente porque, durante o seu funcionamento, o aparelho retira o calor e a umidade do ambiente para resfriá-lo. 

Esse processo leva à formação de condensação, que consiste na condensação, que nada mais é do que a transformação do vapor de água em líquido devido à redução na temperatura. 

Ar-condicionado pingando água: Ar-condicionado Split Digital Inverter Ultra 9k Btus 220v

Contudo, alguns fatores que podem causar esse problema no ar-condicionado são:

  • Filtro sujo ou obstruído, que pode reduzir o fluxo de ar através do ar-condicionado, fazendo com que o aparelho fique mais frio do que o normal, resultando em mais condensação, e assim, maior acúmulo de água. 
  • Drenos obstruídos, seja por sujeira ou detritos, que podem acumular água no ar-condicionado e acabar pingando. 
  • Problemas no sistema de drenagem, como falhas e danos, que impedem o direcionamento correto para fora do aparelho, resultando em vazamentos. 
  • Níveis inadequados de refrigeração, que podem causar um resfriamento insuficiente das serpentinas, levando a um excesso de água, e posteriormente, ao vazamento. 
  • Unidade desalinhada, fazendo com que a água condensada não seja direcionada da forma correta para fora, ocasionando o gotejamento. 

Para evitar que o ar-condicionado fique pingando água, é essencial tomar alguns cuidados, tanto preventivos quanto para resolver, de fato, o problema. 

O que fazer com ar-condicionado pingando água?

Para evitar o inconveniente do ar-condicionado pingando água e garantir o desempenho eficiente do aparelho, basta seguir algumas dicas básicas, como fazer a manutenção periódica dos aparelhos de climatização e ventilação e contar com uma equipe especializada para fazer esse serviço.

Fazer manutenção periódica do aparelho

A manutenção periódica é essencial para todos os equipamentos eletrodomésticos, garantindo o funcionamento adequado do sistema e ajudando a prolongar a vida útil do aparelho, evitando problemas e aumentando a sua durabilidade. 

Optar pela manutenção preventiva é a escolha mais conveniente e econômica do que esperar por um defeito no ar-condicionado para realizar os reparos necessários.

Ar-condicionado pingando água: Ar-condicionado Split Inverter Springer Midea 18000 Btus 220v

Ao manter o ar-condicionado sempre ajustado, você prolonga sua vida útil, evita prejuízos e assegura a qualidade do ar que circula no ambiente. 

Outro ponto que também merece destaque é a eliminação de microrganismos, como ácaros, fungos e bactérias, proporcionando um ambiente mais saudável para toda a família e contribui para a proteção da saúde dos usuários do aparelho. 

Mantenha o seu ar-condicionado limpo

A limpeza é uma medida simples e eficaz para resolver o problema do ar-condicionado split pingando água, além de contribuir para o bom funcionamento do aparelho. 

Para isso, você deve desligar o aparelho e remover o painel frontal, limpando com cuidado e removendo o pó com um pano macio e seco. Caso necessário, utilize água morna para umedecer o pano.

Depois disso, retire o filtro de ar e lave-o em água corrente, utilizando sabão neutro e uma esponja ou bucha macia. Deixe o filtro secar completamente antes de recolocá-lo no lugar. 

Faça a limpeza com uma equipe profissional 

Para complementar a limpeza básica realizada em casa, é fundamental realizar uma higienização mais completa com uma equipe profissional. 

Nesse processo, o ar-condicionado passará por um desmonte total, e, em seguida, será limpo cuidadosamente com o uso de produtos especiais e adequados para esse tipo de manutenção.

Ar-condicionado pingando água: Ar-condicionado Split Piso Teto Hitachi Primairy 36000 Btus 220v

Porém, é importante destacar que, além da limpeza profissional, também é importante que a instalação do seu ar-condicionado seja feita com um profissional, para garantir que o equipamento funcione perfeitamente.

Cuidados com a manutenção de ar-condicionado

A manutenção adequada do ar-condicionado é fundamental para garantir o seu bom funcionamento, eficiência energética e qualidade do ar que ele proporciona aos ambientes onde está instalado. 

Além disso, uma manutenção regular ajuda a prolongar a vida útil do aparelho, evitando problemas e aumentando a sua durabilidade. 

Por isso, é essencial realizar a limpeza regular dos filtros com os itens adequados, além de verificar os drenos, serpentinas e o nível do gás refrigerante do equipamento, garantindo o perfeito seu funcionamento. 

Ar-condicionado pingando água: Ar-condicionado Split Philco 30000 Btu 220v

No caso de ar-condicionados residenciais, o recomendado é que a limpeza seja feita pelo menos uma vez ao ano. Já nos equipamentos utilizados em comércios e empresas, o prazo para a limpeza é a cada seis meses. 

Além da manutenção, é essencial contar com mão-de-obra profissional. Essa é a função da Leroy Merlin Instala, que conta com profissionais verificados e certificados, garantindo a instalação correta e a sua satisfação. 

Esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre ar-condicionado pingando água, e se você deseja comprar o seu ar-condicionado, na Leroy Merlin, você encontra os mais variados modelos para refrescar o seu ambiente. 


Leia mais:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo