Porcelanato madeira: saiba como escolher o modelo certo para cada cômodo da sua casa
O mundo da reforma e decoração passar por um boom do porcelanato madeira ou, como é frequentemente chamado, porcelanato que imita madeira. A escolha por este tipo de revestimento é fácil de ser justificada: as pessoas buscam praticidade, durabilidade e tecnologia, sem deixar a beleza e a sensação de aconchego de lado. E o porcelanato madeira tem tudo isso.
Esse tipo de porcelanato é esmaltado, com acabamento natural (sem polimento) e possui uma tecnologia em impressão que disponibiliza uma infinidade de texturas e tons de madeira. Muito próximos da realidade, chegam a destacar até os veios da “madeira”.
A escolha sustentável é uma grande preocupação na hora de construir e reformar e, por isso, o piso de madeira original vem sendo sendo substituído por opções como o porcelanato amadeirado, uma opção mais inteligente para casas e escritórios.
É esse o revestimento que você quer ter em casa? Então confira nosso guia sobre o porcelanato madeira e saiba o que levar em conta na hora de escolher o produto ideal para a sua casa.
Porcelanato madeira: como escolher o modelo certo para cada cômodo?
O porcelanato amadeirado pode ser instalado em qualquer ambiente da casa, seja em áreas internas ou externas. Antes de escolher o modelo mais bonito e que combina com a sua decór, é importante entender se o ambiente é exposto à umidade ou a questões climáticas (sol direto, por exemplo) e se a circulação de pessoas na área será intensa ou moderada, e o tipo de acabamento desejado.
Porcelanatos com borda bold, arredondada, são mais tradicionais, e são paginados com maior espaçamento, cerca de 3mm entre uma placa e outra, para não comprometer a continuidade do piso. Esse modelo de borda deixa o rejunte mais aparente e, visualmente, funciona melhor em decorações rústicas ou em áreas externas.
Mais sofistacado, o porcelanato com borda retificada ou reta, tem o corte feito com discos de diamante. Muito mais preciso, eles já vêm em tamanhos iguais, o que facilita a paginação. É necessário apenas 1mm a 1,5 mm de espaçamento. Com isso, o rejunte fica quase imperceptível, cabendo melhor em ambientes internos. O piso, parede ou bancada ficam com uma impressão de continuidade, ajudando a aumentar a sensação de amplitude do local.
Se a sua pesquisa começar na internet, ao clicar no produto, você terá acesso a uma ficha técnica. Por exemplo: o porcelanato madeira Magnólia, da Portobello, é indicado para uso interno, possui borda arredondada (com essa informação você entende se será necessário maior espaçamento entre as peças) e pode ser aplicado no chão de banheiros, cozinhas, quartos e salas.
O tráfego de pessoas é um fator importante na escolha do tipo do porcelanato. O desgaste da peça depende dos impactos causados pela circulação das pessoas.
Em lugares de maior umidade, como banheiro, área do box, cozinha ou área de serviço, o porcelanato pode vir tanto no piso quanto na parede. Na parte externa, como varandas, quintais e beiradas de piscina, são indicados modelos com maior PEI (Resistência ao Desgaste do Esmalte), que normalmente são mais resistentes ao atrito e “antiderrapantes”. Tudo isso você encontra na descrição do produto.
Com as informações técnicas em mãos, agora é preciso escolher o porcelanato amadeirado que combina mais com o estilo da sua decoração: clássico, contemporâneo, rústico, industrial ou moderno. Esse tipo de revestimento pode entrar também em casas com estilo industrial também combina tons amadeirados acinzentados.
Tamanhos do porcelanato de madeira
Os tamanhos mais comuns do porcelanato madeira são: 60 X 60 cm, 20 X 120 cm e 11 X 120 cm, em formatos de placas quadradas e em réguas. Se a intenção é criar um ambiente que chegue mais perto da realidade da madeira, opte formato régua. Elas são mais indicadas e versáteis, pois dependendo da paginação, criam um universo de possibilidades. Dá até para criar um efeito de desenho estilo Chevron, clássico dos clássicos.
Vantagens e desvantagens do porcelanato amadeirado
Uma das maiores vantagens deste revestimento é a manutenção, bem menos trabalhosa. Fácil de limpar e você não precisa se preocupar com marca de copo molhado ou arranhões no piso, já que ele costuma ser resistente até a unhas dos pets.
Vantagens do porcelanato madeira
• Durabilidade e resistência• Não sofre com a umidade• Não sofre com ataques de cupins• Versátil. Pode ser usado tanto no chão como na parede• Limpeza fácil com detergente neutro diluído em água. Respeite a indicação de cada fabricante• Variedade de preços
Desvantagens do porcelanato madeira
A instalação é mais demorada e precisa ser feita por mão de obra especializada, o que pode sair um pouco mais caro
Porcelanato madeira para sala
Para a sala, a melhor escolha costuma ser o porcelanato esmaltado com borda reta, permite que o material seja aplicado com menor espaçamento e utiliza menos rejunte, ficando visualmente mais harmônico.
Porcelanato amadeirado para quarto
Assim como na sala, o porcelanato amadeirado para o quarto deve ter borda reta. Já a resistência pode ser média, uma vez que este não é um cômodo com trânsito enorme de pessoas.
Uma decoração mais moderna pode ser obtida com a mistura de dois porcelanatos com acabamentos diferentes: madeira e mármore.
Porcelanato para banheiro
Por estar em contato constante com umidade e vapor, o porcelanato que vai para o banheiro precisa ter alta resistência, como Porcelanato Madeira Bosco Camel, da Eliane.
O banheiro pequeno ganha ares de spa de hotel quando ganha porcelanato madeira no piso e na parede. O modelo da foto é o Reserva Natural, da Eliane.
Porcelanato amadeirado para cozinha
O porcelanato amadeirado para cozinha também precisa ser mais resistente. Além da umidade que o cômodo recebe, a cozinha é um espaço com alto fluxo de pessoas, tanto as que moram na casa quanto os visitantes, que costumam usar o espaço para cozinhar e tomar um vinho. O modelo Naturele Bege, da Porcellanati, tem brilho acetinado a pode ser aplicado no chão ou na parede.
Porcelanato para áreas externas, churrasqueiras ou deck de piscina
A exposição diária de jardins e quintais a quase todo tipo de clima possível, que vai desde o extremo frio até o calor intenso e chuvas que duram horas, pede um piso com características especiais.
O porcelanato externo madeira Cristofoletti: alta resistência permite seu uso em piscinas.
Os porcelanatos amadeirados no formato quadrados são ideais para áreas externas e lembram o desenho de um deck quadrado.
Com tonalidade mais acinzentada, o Porcelanato Externo Madeira Esmaltado Borda Reta Taupe, da Artens, é uma das opções para piscina.
Gostou das dicas para escolher porcelanato madeira? Conta pra gente qual você escolheu!
Leia mais: