Jardim vertical: como fazer o seu passo a passo com a dupla da Folha Paisagismo
Você já se perguntou como fazer jardim vertical? Se sim, esse artigo é para você. Essa peça é uma das principais opções de decoração para a parte externa, seja ela um grande quintal ou uma varanda pequena.
Escolher uma parede para preencher com diferentes vasos de plantas é algo que pode ser feito de várias maneiras, mas a técnica da “parede verde”, em que nenhuma parte do concreto fica à mostra, é uma das melhores.
Hoje você vai aprender como colocar ela em prática. Confira um passo a passo de como fazer jardim vertical feito pelos arquitetos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo, da Folha Paisagismo!
Confira o passo a passo de como fazer o jardim vertical |
---|
1 – Para saber como fazer jardim vertical, comece preparando a parede |
2 – Faça um bom suporte para o seu jardim vertical |
3 – Garanta o encaixe dos vasos com um arame |
4 – Posicione os vasos na tela de aço |
Do que você vai precisar para fazer seu jardim vertical:
Criar seu jardim vertical é um processo que pode ser terapêutico e muito relaxante. Mas é importante conhecer os itens necessários para ter mais sucesso nessa jornada. Confira quais são:
Apesar de opcionais, alguns acessórios para jardim podem ser usados para criar ainda mais charme.
Confira o passo a passo de como fazer o jardim vertical
Agora que você já sabe exatamente do que precisa, é hora de conhecer o passo a passo de como fazer um jardim vertical artificial de maneira simples, fácil e renovará o seu lar.
Se você se interessa por jardim e varanda, vai saber disso.
Mas, vale lembrar da importância de optar por um lugar com o máximo possível de luz natural, caso suas plantas de preferência tenham essa demanda.
1. Para saber como fazer jardim vertical, comece preparando a parede
Um jardim vertical precisa ser regado constantemente. Por isso, a base da superfície em que ele será construído deve estar bem preparada para resistir à água. Uma boa dica é usar um galão de tinta asfáltica para impermeabilizar a parede.
Uma vez que ela estiver seca, pinte também a malha pop com o esmalte sintético preto brilhante. Espero o tempo necessário para a secagem das duas partes antes de continuar o processo.
2. Faça um bom suporte para o seu jardim vertical
Com a parede pronta, é hora de partir para o próximo passo. Comece medindo e marcando os lugares em que vai furar a parede. Espalhe os oito furos de forma que o suporte dos vasos fique bem firme.
Instale as buchas e enrosque os parafusos gancho na parede. Se for necessário, conte com a ajuda de uma chave de fenda para facilitar o movimento.
Finalize prendendo os ganchos na malha pop com abraçadeiras plásticas, corte o excesso que sobrar e use a tinta spray para pintar cada um deles e deixar toda a estrutura preta e imperceptível.
3. Garanta o encaixe dos vasos com um arame
Nesse ponto, você pode precisar de ferramentas para jardinagem. Para que os vasos fiquem presos na tela de aço, você vai precisar cortar, dobrar e pintar de preto pedaços de mais ou menos 15 centímetros de arame. Encaixe como na imagem dois pedacinhos de arame em cada vaso, nos furinhos que já vêm nele
.
4. Posicione os vasos na tela de aço
Agora você está mais perto do que nunca de saber como fazer um jardim vertical simples. Depois de colocar os arames em todos os vasos, comece a posicioná-los na malha pop. Deixe 15 centímetros de espaço entre um vaso e outro na primeira fileira.
Na segunda, encaixe os vasos na direção do espaço da fileira anterior. Siga essa sequência até finalizar toda a tela, dispondo as plantas de acordo com o seu gosto pessoal.
Uma dica: na hora de escolher as espécies, opte pelas que têm as mesmas necessidades de iluminação e rega e que sejam compatíveis com a incidência de sol e vento no local onde o jardim vertical for montado.
Finalize regando cada um dos vasinhos e mantenha o hábito sempre no início da manhã ou no final da tarde.
Por que investir em um jardim vertical?
Saber como fazer um jardim vertical artificial gastando pouco é uma forma de trazer beleza e vida a espaços internos e externos. Mas a parte visual é apenas uma das vantagens desse projeto.
Por acrescentarem um toque natural ao ambiente urbano, ele gera mais calma e tranquilidade. Também melhora a qualidade do ar, filtrando poluentes e liberando oxigênio.
Há até chances do jardim funcionar como isolante térmico e acústico, reduzindo o calor e absorvendo ruídos.
Caso queira saber como fazer um jardim vertical com pallet, ainda há as chances de reciclar um produto e dar uma vida nova ao espaço sem precisar gastar muito.
Por fim, é fácil de fazer e manter. Qualquer espacinho pode servir como base para começar em sua jornada de como fazer um jardim vertical barato e poucos minutos de cuidado são suficientes por dia para garantir a saúde das suas plantas.
Agora que você já sabe como fazer jardim vertical, é hora de investir em produtos de qualidade para começar o seu projeto. A Leroy Merlin tem uma categoria de jardinagem ampla, moderna e repleta de opções para você. Vale a pena conferir!
Leia mais