Horta em casa: dicas para plantar temperos em vasos e canteiros
Cultivar uma área verde em casa é uma ótima ideia para deixar o ambiente mais bonito como também para trazer uma sensação de relaxamento. Isso porque mexer com as plantas pode ser uma ótima terapia, ajudando a desestressar e focar em uma atividade meditativa. E para quem ama cozinhar, plantar os próprios ingredientes traz ainda o benefício da comida saudável e sem agrotóxicos. Se você está pronto para ter a sua própria horta, siga as dicas que o Lucas Salles aprendeu no canal do YouTube Casa de Verdade e encha seu cantinho com temperos e hortaliças.
Prossiga com a leitura para saber conhecer os melhores vasos de plantas para sala, mas antes de continuar inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!
O que comprar
O primeiro passo é avaliar se o que você deseja plantar está de acordo com o espaço que você dispõe. Árvores como bananeiras e coqueiros, por exemplo, requerem um quintal de proporções razoáveis. Para quem mora em ambientes pequenos o ideal é plantar hortaliças, plantas aromáticas e temperos. Para começar o seu próprio kit de jardinagem, é preciso ter as seguintes ferramentas: rastelo (ou ancinho), pá aberta, pá de transplantar, tesoura de poda e luvas. Se o terreno for grande, ainda é preciso comprá-las em proporções maiores. Na hora de molhá-las utilize o regador somente em árvores frutíferas, e opte por um borrifador para as hortaliças e plantas de menor porte.
Se a sua ideia for cultivar as suas plantas do zero, utilize uma sementeira. É importante ler sempre as informações e recomendações presentes nas embalagens de sementes antes da compra. Mas, se preferir, também há a opção de comprar as mudas prontas. Uma boa dica para quem vai fazer uma horta pela primeira vez é começar com manjericão, tomilho, alecrim e hortelã, pois são facilmente encontradas já um pouco crescidas e plantadas em vasos.
Como começar
Agora é hora de botar a mão na massa! O primeiro passo é montar o vaso. Para isso será necessário a planta, a terra, a argila e a manta, que é utilizada para fazer o sistema de drenagem. Uma boa opção para quem mora em ambientes pequenos é criar a hortinha em uma jardineira. Mas caso você vá optar pela muda, utilize a pá de transplantar para colocá-la em seu novo vaso. Para prepará-lo, coloque uma camada de manta, uma de argila e outra de manta. Por fim, finalize com o substrato.
Lembre-se: use sempre as ferramentas com cuidado para evitar acidentes e tornar esse momento de jardinagem ainda mais prazeroso.