Energia solar: tudo o que você precisa saber

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

A energia solar, como o próprio nome diz, é produzida a partir dos raios de sol, captados pelas placas solares e convertidos em energia. Mais sustentável e econômica, em um país com abundância de sol o ano todo, investir nesse tipo de energia é uma escolha inteligente.

Cada vez mais popular, muita gente se pergunta sobre os benefícios da energia solar.

Por ser um recurso disponível na natureza, utilizar placa de energia solar gera economia e é uma maneira de evitar o uso de energia elétrica, que vem de hidrelétricas. A energia solar também valoriza seu imóvel e é de fácil manutenção, já que as placas são resistentes. Com viés sustentável, essa energia é destaque pelo baixo impacto ambiental.

Funcionamento da energia solar e quem pode ter

Investir em energias renováveis, entre elas, a energia solar, é uma maneira de preservar o meio ambiente. Esse tipo de energia utiliza a placa solar fotovoltaica, que capta a luz e gera energia, no caso de sistemas de energia fotovoltaica e heliotérmica, ou possibilita o aquecimento de líquidos, em sistemas de energia solar térmica.

Versátil, a energia solar obtida com as placas fotovoltaicas pode ser utilizada em diferentes imóveis, como casas, prédios, condomínios, comércios, indústrias e na zona rural, proporcionando economia e uma energia mais limpa.

Como decidir a melhor energia solar

A energia solar está disponível em diferentes tipos, com formas distintas de funcionamento. Ao escolher o sol como fonte de energia renovável, é possível optar por um sistema híbrido, que tem duas formas de operação.

Também chamada on-grid, nesse modelo, a geração de energia é conectada à rede elétrica. Ou seja, também demanda materiais elétricos. Pela versatilidade, esse é o sistema de energia solar mais utilizado e procurado.

O sistema fotovoltaico, basicamente, converte os raios solares em energia elétrica. E, em termos práticos, a energia solar pode ser térmica ou heliotérmica. O modelo de geração de energia térmica captura o calor do sol, com a ajuda das placas solares fotovoltaicas, e fornece energia para aquecer a água dos chuveiros e torneiras.

Já a energia heliotérmica é obtida de forma indireta. O sistema utiliza painéis solares que capturam o calor do sol. Na sequência, esse calor é armazenado e convertido em energia e, depois, transformado em eletricidade.

Como funciona a instalação e quanto custa?

Sustentável, um sistema de energia solar é sempre uma excelente alternativa. Uma dica para garantir qualidade e eficiência do sistema é fazer a instalação das placas e painéis com a ajuda de mão de obra qualificada, que deve preparar tecnicamente seu projeto.

Entre os elementos principais, você vai precisar do painel solar, um inversor fotovoltaico, uma estrutura de suporte e cabeamento. A instalação do sistema pode levar até 120 dias. E, quanto ao investimento, o sistema de energia solar para uma casa não muito grande deve custar entre 12 e 15 mil reais.

Embora o investimento, a princípio, pareça alto, a economia na conta de eletricidade compensa em longo prazo. Para se ter uma ideia de quanto custa uma placa solar, na Leroy Merlin, você encontra módulo de placa solar pelo preço de 1.500 reais. Mas, para instalar o sistema, é necessária uma autorização da sua distribuidora de energia.

Não se esqueça de analisar a sua conta de luz e o consumo de eletricidade. A partir dessas informações, você consegue descobrir quantos painéis precisa instalar. E não deixe de conferir mais dicas sobre como decidir a quantidade de placas.

Para maior praticidade, vale investir também num kit de energia solar. Já com os painéis solares, string box, estruturas de fixação, cabos, conectores e inversor, o kit solar fotovoltaico é completo e prático.

Na Leroy Merlin, você encontra diferentes soluções para sistemas de energia solar, que atendem diversas necessidades e vários tamanhos de casa. Não deixe de conferir nossas ofertas!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo