Tudo o que você precisa saber sobre argamassa autonivelante
A argamassa autonivelante é um recurso muito utilizado em obras devido à sua fácil aplicação, rápida ação e economia de tempo e material.
Dos tipos de argamassa, a argamassa autonivelante é específica para revestir e nivelar pisos e fazer o assentamento de materiais de construção em ambientes internos com rapidez e eficiência.
A argamassa autonivelante para nivelamento de pisos tem diversas utilidades, tipos e cores, e vai atender às suas necessidades. Por isso, confira abaixo como ela é feita e compre já esse recurso para a sua obra!
Como é feita a argamassa autonivelante?
A argamassa autonivelante é composta por cimento, areia natural, aditivo superplastificante e minerais. Ela tem mais viscosidade que outras argamassas e por isso mesmo preenche sozinha, e de forma fluida, espaços vazios na sua obra.
Além disso, ela tem boa resistência mecânica, o que a torna ideal para áreas internas, garantindo assim uma superfície lisa e com excelente acabamento. Sua aplicação é compatível com revestimentos em cerâmica, mármore, porcelanato e até carpetes. Também pode ser utilizada como argamassa autonivelante para piso vinílico.
Para que serve a argamassa autonivelante?
A argamassa autonivelante serve para nivelar e recuperar bases de concreto, como pisos e contrapisos, de forma prática, produtiva e econômica.
Ela tem rápida aplicação e secagem, e sua fluidez elimina algumas etapas do trabalho na obra, como a vibração e compactação manual da massa, além da realização do acabamento e sarrafeamento.
Onde aplicar a argamassa autonivelante?
A argamassa autonivelante é indicada para ambientes internos residenciais ou comerciais, e é perfeita como solução para pisos de supermercados, lojas grandes e estacionamentos.
Ela suporta trânsito moderado e é uma boa opção para urgências e alterações de última hora em obras, onde a nivelação precisa ser rápida. Além disso, ela é capaz de recuperar pisos antigos e danificados com eficiência.
Como argamassa autonivelante externa ela não é tão recomendada, já que tem um limite de capacidade de carga, mas pode ser utilizada em pisos de baixo tráfego com tranquilidade.
Como aplicar argamassa autonivelante?
O primeiro passo para aplicar a argamassa autonivelante é o preparo da superfície que vai recebê-la. Ela deve estar livre de qualquer sujeira, resíduos e itens incrustados. Inclusive, pisos muito danificados precisam de uma fresadora para nivelá-los e deixá-los prontos para a aplicação da massa.
Após isso, vedam-se os poros do piso com primer selador, para que a aderência da argamassa autonivelante não sofra interferências. Lembrando que o processo de secagem pode durar até 4 horas.
Deve-se misturar, manual ou mecanicamente, a argamassa autonivelante até que o resultado fique homogêneo. Após essa etapa, o espalhamento da massa acontecerá naturalmente, preenchendo o espaço até o nível demarcado.
Por fim, para que o acabamento fique perfeito, deve-se eliminar o ar preso com um quebra-bolhas. O processo de secagem dura em média 24 horas, o que deixa o piso apto para o revestimento.
A argamassa autonivelante rendimento de um saco de 20 kg é de 1,7 kg/m² e a argamassa autonivelante preço varia de marca para marca, saindo na faixa dos R$ 100.
Agora que você sabe tudo sobre a argamassa autonivelante, conheça a argamassa autonivelante Quartzolit e outras grandes marcas e preços e compre a sua na Leroy Merlin!