Reforma de sofá: Aprenda a reformá-lo e deixá-lo mais bonito

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Reforma de sofá.. Sala branca com sofá  azul em primeiro plano

Com o passar do tempo, é normal que as mobílias da nossa casa comecem a mostrar sinais de desgaste e a gente comece a se perguntar: será que é melhor fazer uma reforma ou trocar de vez? Os sofás são um exemplo de móvel que pode acabar rasgando com os anos, ter a sua espuma desgastada e até sofrer danos nas suas estruturas internas. No entanto, você não precisa sair correndo para a loja de móveis mais próxima. Dá para fazer uma reforma no sofá sem precisar gastar muito e até em casa. Quer saber como? Confira as dicas que nós separamos abaixo!

Primeiro, dê uma olhada no estado geral do seu sofá

A dica de optar por uma reforma no sofá, no entanto, não vale para todos os casos. É importante que você confira todo o móvel para saber o que de fato ele está precisando. Se estiver com problemas na estrutura interna, o ideal é que a troca seja realizada para que não ocorram acidentes durante o uso. Mas, se os problemas tiverem a ver com o tecido, a melhor saída é buscar por empresas de lavagens de sofás que podem, inclusive, fazer a impermeabilização do sofá e evitar que ele acabe sujando novamente. Se a lavagem não adiantar, a solução é fazer a troca de tecido ou optar pelo uso de capas. O bom dessa segunda opção é que você pode mudar a cor e a estampa, transformando todo o visual do seu ambiente.

Saiba como reformar o sofá em casa

Se você gostou da ideia de trocar o tecido do seu sofá, aí vai mais uma informação: é possível fazer a troca em casa mesmo! Com muito cuidado e atenção, é possível renovar todo o seu móvel sem uma mão de obra especializada.

1 – Primeiro, tire todas as medidas do sofá para comprar o tamanho certo de tecido. Deixe anotado que você vai precisar de 1,5 cm de sobra nas bordas do tecido para a costura!

2 – Em casa, retire o tecido antigo — tome cuidado para não tirar as marcas de costuras, elas vão te ajudar a colocar o tecido novo com maior precisão — e depois recorte o novo revestimento.

3 – Antes de aplicar o novo tecido, dê uma olhada nas espumas. Elas devem ser substituídas antes da aplicação do próximo passo.

4 – Com alfinetes, prenda as partes do tecido que serão usadas no braço, assentos e costas do sofá. Com uma tesoura, recorte os pedaços e separe.

5 – Agora, é hora de juntar os pedaços de tecido das áreas (braço, costa e assento) anteriores com a ajuda dos alfinetes. Em seguida, “vista” o sofá, como se estivesse colocando uma capa, para ver se está encaixando corretamente.

6 – Se estiver tudo bem encaixadinho e correto, é só terminar fazendo a costura com uma máquina! Ah, aqui você vai precisar uma linha reforçada, viu? Depois, é só encaixar no seu sofá e usar um grampeador próprio para o trabalho para que fique um acabamento impecável.

Limpeza diária ajuda a aumentar a durabilidade do seu sofá

Reforma de sofá. Aspirador de pó  sendo usado para limpar sofá cinza

Para evitar problemas com o seu sofá, é importante manter uma rotina de limpeza com o mesmo. Se o seu móvel for de couro, limpe diariamente com um pano úmido e, se for de pano, nós indicamos o uso de um aspirador de pó. Você também pode contar com um pouco de sabão neutro e água, mas tome cuidado para não exceder a quantidade de água, já que isso pode gerar mofo. E, claro, não esqueça de se programar para fazer, ao menos duas vezes ao ano, uma limpeza mais profunda. O uso de mantas para sofá é uma maneira bonita e eficiente de proteger o tecido, aumentando sua durabilidade.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo