Dicas

Quais são os melhores tipos de argamassa para porcelanato?

A escolha da argamassa para porcelanato ideal requer uma série de cuidados, já que o produto possui as funções de unir, nivelar e impermeabilizar. Nesse sentido, selecionar uma argamassa de qualidade é extremamente importante, porque determina não apenas o visual, mas também a durabilidade e a qualidade da colocação dos pisos e revestimentos.

Tipos de argamassa para porcelanato

Assim como outros materiais de construção, há diferentes tipos de argamassa para porcelanato disponíveis. A argamassa porcelanato é a opção mais indicada, já que se trata de um produtos específico para esse piso ou revestimento.

Para fazer a escolha da argamassa porcelanato correta, é preciso considerar o local onde será aplicada, pois há tipos de argamassa para áreas internas e externas. Também vale ressaltar que a argamassa para porcelanato pode ser aplicada tanto em paredes quanto em pisos.

Além do local de aplicação, verifique também a tonalidade da argamassa. Para pisos claros, o indicado é utilizar argamassa branca, para evitar manchas permanentes na peça de porcelanato. Para pisos um pouco mais escuros, é possível optar pela argamassa cinza.

Outro aspecto importante a ser considerado é o tamanho das peças que serão fixadas. Há argamassas específicas para porcelanato em grandes formatos, que são indicadas para pisos grandes.

Para garantir o sucesso da aplicação, a argamassa deve ter boa aderência química, evitando o descolamento das peças, causado quando elas fixam-se apenas na base. A dica é, na hora da compra, certificar-se de que o produto é específico para porcelanato.

Caso você não encontre a argamassa porcelanato, o indicado é utilizar argamassa ACIII. Com aditivos químicos que resultam em alto grau de aderência, a argamassa ACIII tem alta resistência e flexibilidade e é especialmente indicada para porcelanatos maiores.

Trata-se de um material bastante versátil, já que há opções de argamassa para área interna ou produtos que servem tanto para áreas internas quanto externas. A argamassa ACIII pode ser usada em pisos, paredes e até mesmo fachadas, onde o perigo das peças se soltarem é maior.

Também podem ser utilizadas a argamassa ACIII D e a argamassa ACIII D E, sendo que D significa que o processo de cura ou endurecimento do produto demora um pouco mais, facilitando o trabalho em locais externos ou muito amplos, e E representa resistência a deslizamento, permitindo a aplicação em superfícies inclinadas ou verticais.

Há também as opções de argamassa AC-1 e argamassa AC-2, mas não são indicadas para assentamento de porcelanato.

Como escolher argamassa para porcelanato grande

Porcelanatos em grandes formatos trazem sofisticação e elegância para ambientes como salas e cozinhas. Porém, são necessários alguns cuidados na hora de escolher a argamassa para fixar estas peças, que podem ter até 100 cm x 300 cm.

O tipo de argamassa mais indicado nestes casos é a Argamassa Grandes Formatos, que garantem a correta fixação do porcelanato grande.

É interessante ressaltar ainda que o processo de dupla colagem é a melhor maneira de instalar peças grandes. A argamassa deve ser aplicada na peça, no sentido indicado no próprio piso ou revestimento, mas sempre paralelamente ao lado mais curto.

A aplicação deve ser feita também na parede ou piso, no sentido contrário ao que foi feito na peça, para garantir o alinhamento, e você pode utilizar também uma desempenadeira de 8 mm.

Depois deste processo, espere 72 horas para aplicação do rejunte.

Cuidados com argamassa e porcelanato

Para que seu porcelanato seja instalado de maneira eficiente, esteja atento a alguns detalhes. Primeiramente, é importante que a superfície de aplicação esteja limpa e pronta há, pelo menos, 14 dias.

Antes da aplicação, faça um planejamento das peças, por meio do projeto de paginação, e siga as especificações de preparo da argamassa, conforme informações do fabricante. Na hora da escolha, priorize a argamassa branca para peças claras, assim as tonalidades não irão destoar.

Na hora de selecionar argamassas para áreas com tráfego intenso de pessoas, escolha produtos que tenham resistência à compressão, com boa flexibilidade e aderência elevada.

Gostou do conteúdo? Confira outros posts sobre tipos de argamassa e aproveite nossas ofertas para comprar argamassa para porcelanato na Leroy Merlin!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo