Porcelanato que imita mármore: como usar na decoração
O porcelanato que imita mármore — ou porcelanato marmorizado — em nada difere dos outros tipos, exceto pela sua textura e cor, muito semelhante ao mármore natural.
Sua capacidade de reproduzir de forma fiel as características do mármore faz dele uma alternativa interessante para quem deseja decorar pisos e paredes com um revestimento de alta resistência e beleza.
A variedade de tamanhos, texturas e cores do porcelanato que imita mármore é tão grande que faz dele uma peça versátil o suficiente para se encaixar bem em qualquer cômodo — seja no piso, seja na parede.
Onde usar o porcelanato que imita mármore?
A versatilidade do porcelanato, seja ele marmorizado ou não, é enorme e isso o torna uma peça capaz de se encaixar bem em qualquer ambiente, independentemente de qual for o estilo de decoração desejado.
Porcelanato em banheiros e cozinha
Banheiro e cozinha são ambientes onde a incidência de líquidos tende a ser maior, e para evitar infiltrações e manchas é preciso ter um piso resistente — essa é uma característica doporcelanato marmorizado.
No banheiro, esse porcelanato pode ser aplicado tanto no piso quanto nas paredes. Caso queira, também pode utilizá-lo no box e na bancada da pia, mantendo tudo padronizado.
Na cozinha, as aplicações ficam sob o comando da criatividade, isso graças à versatilidade e variedade de cores e texturas. Seja na parede, na bancada da pia ou no piso, o porcelanato marmorizado encaixa muito bem e garante segurança, já que é possível utilizar modelos de porcelanato antiderrapante.
O banheiro ou a cozinha com porcelanato marmorizado ganham em luxo e sofisticação, seja a decoração contemporânea com tons mais claros, como o porcelanato branco marmorizado e o porcelanato marmorizado bege, ou modernas com tons mais escuros, como o porcelanato preto marmorizado e o porcelanato marmorizado marrom.
Porcelanato marmorizado em salas e quartos
Quando aplicado na sala, o porcelanato marmorizado proporciona uma aparência sofisticada, tornando o ambiente elegante, contemporâneo ou clássico, conforme o restante da decoração utilizada e as cores escolhidas.
No quarto, o uso de porcelanato marmorizado ajuda a equilibrar o ambiente, seja aplicado no piso ou como decoração na parede atrás da cama. Se combinado com móveis de madeira e tapetes, torna o ambiente ainda mais aconchegante.
Porcelanato para áreas externas
Nas áreas externas, o uso de porcelanato que imita mármore vai muito além da aplicação no piso. Ele pode ser utilizado para o revestimento de paredes e até na decoração de fachadas de casas, seja em parede inteira ou aplicado de forma parcial, com elementos decorativos desenhados com o próprio revestimento em cores diferentes.
Ao utilizá-lo no piso é importante garantir a segurança de quem transita no ambiente, portanto, é indicado o uso de um modelo antiderrapante ou sem polimento.
Porcelanato marmorizado em varandas gourmet
As varandas gourmet são ambientes onde as pessoas se reúnem para conversar e apreciar uma boa comida, por isso, devem ser aconchegantes e confortáveis. Com o porcelanato marmorizado é possível ter esse ambiente que proporciona bons momentos, principalmente se a decoração for feita com elementos que favoreçam o brilho do porcelanato.
Nesse tipo de ambiente vale a pena ir além do tradicional e utilizar o porcelanato com estampa de mármore em ilhas e tampos de mesa, explorando texturas variadas e cores.
Vantagens do porcelanato que imita mármore
O porcelanato marmorizado é muito vantajoso, principalmente pela sua resistência e durabilidade, mas seus benefícios não se resumem a isso.
O porcelanato marmorizado é mais resistente a riscos, pois tem uma superfície mais rígida, mesmo que tenha recebido um polimento. Ele também é impermeável, ou seja, não absorve nenhum tipo de líquido, fazendo com que não manche devido a infiltrações.
Sua aparência não deixa nada a desejar em relação ao mármore natural, e dependendo da marca, textura e cor escolhida fica quase imperceptível que é um porcelanato que imita mármore.
Quando o assunto é obra, o porcelanato marmorizado oferece um benefício que acaba se tornando uma vantagem tanto em produtividade da reforma quanto em redução de custos.
Isso porque sua resistência a riscos e manchas não deixa que ele seja danificado por qualquer impacto. E caso isso aconteça, basta trocar uma única peça e não o piso inteiro, simplesmente porque as peças do porcelanato marmorizado são menores que as peças de mármore natural.
Outro benefício que talvez torne o revestimento ainda mais interessante, seja ele imitando o mármore ou não, é o preço. O porcelanato marmorizado é mais barato que o mármore natural, e a diferença de preço entre eles pode chegar a 50%.
No fim, se for considerar todas as vantagens do porcelanato que imita mármore, sem dúvidas o custo-benefício é enorme e vale muito a pena.
Como limpar porcelanato marmorizado
Independentemente de estar aplicado em pisos ou paredes, o porcelanato marmorizado é fácil de limpar. Por ser resistente a riscos e manchas, não é necessário utilizar produtos de limpeza específicos para esse tipo de piso. Você pode aspirar, passar pano e até jogar água.
No dia a dia é simples deixar o porcelanato marmorizado limpo e brilhante. E para limpar com eficiência, você pode seguir os passos abaixo:
- Dilua uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro em 5 litros de água;
- Use uma vassoura de cerdas macias para varrer o piso ou passe aspirador de pó;
- Passe um pano de chão molhado com uma solução de água e sabão;
- Seque o piso para que ele não fique escorregadio. Se perceber que ainda há resíduos no piso, deixe a solução de água e sabão agir por mais alguns minutos antes de remover e secar.
Por mais que o porcelanato marmorizado seja resistente, não utilize palha de aço ou qualquer outro tipo de material que possa danificar ou retirar o brilho do porcelanato.
Com todos esses benefícios, adquirir o porcelanato que imita mármore é uma decisão acertada. E na Leroy Merlin você encontra as melhores marcas e modelos para decorar sua casa. Confira as ofertas e escolha o seu hoje mesmo!