Dicas

Pisos cerâmicos antideslizantes

Além de evitarem quedas, escorregões e proporcionarem segurança à sua família, os pisos antideslizantes podem ser instalados em áreas internas e externas da casa

A textura que torna este tipo de piso não escorregadio é invisível a olho nu, portanto não prejudica a estética do revestimento. Ele é indicado para todas as áreas com risco de derrapamento, como banheiros, saunas, piscinas, cozinhas e salões, por exemplo, evitando que, mesmo quando molhado, o piso não fique escorregadio.

Pisos Antideslizantes

Um fator a ser considerado na escolha do piso cerâmico, é a taxa de absorção de água. Esse elemento influencia diretamente na resistência ao impacto e resistência mecânica e química do produto. A escolha vai depender da área de aplicação do piso. Em banheiros, por exemplo, onde a umidade é alta, escolha um piso antideslizante com taxas baixas de absorção, para que a água escoe pelo ralo e não haja infiltrações. Essa informação pode ser encontrada na embalagem do produto.

Instalação e limpeza

Em geral, esses pisos são muito fáceis de instalar e limpar. Recomenda-se fazer o assentamento com um rejunte flexível e impermeável, para não ocorrer problemas de infiltração de água por baixo da peça. Como existe o risco de manchas por corrosão, não se deve utilizar nenhum tipo de produto químico no piso. Para limpá-lo, você poder lavar com água e detergente neutro ou utilizar produtos de limpeza diária específicos para cerâmica.Atenção: Não jogue o detergente puro no piso. Misture com água antes, caso contrário ele pode manchar o revestimento permanentemente. Os pisos cerâmicos também possuem resistência a ataques químicos, já que muitas vezes podem ser utilizados em áreas de contato diário com tais produtos, por exemplo. Para esse fim, também é importante analisar a sua taxa de absorção. “Neste ponto, o nível de absorção de água está ligado à resistência contra produtos químicos. Se o piso tiver taxa de alta absorção, a chance de manchar a peça é bem maior”, explica o coordenador da seção de Cerâmica da Leroy Merlin Interlagos, Abimael Menezes.

PEI

Outro ponto importante a ser observado nos pisos cerâmicos é o PEI. Ele indica a resistência do piso à abrasão (desgaste por fricção), ou seja, a defesa do piso contra riscos aparentes. Este desgaste acontece em situações rotineiras, como caminhar sobre o piso. Com o tempo, as sujeiras, como areia, e terra que ficam na sola do sapato ou nos pneus do carro, em contato com esta superfície esmaltada da cerâmica, podem alterar as características do produto.

De modo geral, o PEI aconselhável para uma residência fica entre a medida 3 e 4 (o máximo é 5). Já para comércios e lugares de grande circulação, é recomendado a aplicação de pisos com PEI 5, devido ao tráfego maior de pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo