Pastilhas para cozinha: as 10 perguntas mais frequentes sobre o revestimento
Está com vontade de mudar a decoração da cozinha sem precisar fazer reformas? Uma boa pedida é investir nas pastilhas, que são fáceis de aplicar e renovam todo o ambiente. Se você tem dúvidas sobre o revestimento ou ainda não sabe se ele é a melhor alternativa para a sua casa, respondemos 10 perguntas que podem te ajudar na escolha do produto. Saiba mais!
1 – Quais são as pastilhas mais indicadas para a cozinha?
São muitos os modelos de pastilhas para revestir a cozinha. Entre as mais usadas, as pastilhas de vidro lideram a lista. Já as de inox e com efeito metalizado também são opções indicadas, assim como as de cerâmica, por serem bem resistentes. No entanto, você pode escolher entre os diferentes materiais, cores e formatos existentes, só precisa ficar atento às recomendações do fabricante para não danificar a peça.
2 – As pastilhas autoadesivas podem ser usadas na cozinha?
Sim! As pastilhas autoadesivas são muito práticas, pois possuem um adesivo de alta qualidade na parte de trás do produto que permite a instalação sem o uso de argamassa. Porém, vale lembrar que elas não podem ter contato direto com água, por isso vale instalar as pastilhas em locais que não ofereçam risco de alagamento ou áreas frequentemente molhadas.
3 – As pastilhas autoadesivas aderem em qualquer superfície?
Sim, por isso elas são tão indicadas para renovar a decoração sem precisar de quebra-quebra. Na cozinha, você pode aplicar o adesivo de pastilha por cima de superfícies de vidro, madeira, gesso e de azulejos antigos.
4 – Como aplicar as pastilhas na cozinha?
As pastilhas podem ser aplicadas de diferentes formas na sua cozinha. Para quem quer uma mudança completa no ambiente, vale revestir a parede inteira – ou até mais de uma, se preferir. Caso prefira uma decoração mais discreta, aposte em uma faixa na parede ou em locais estratégicos, como perto do fogão ou atrás da pia. Algumas pastilhas também podem ser usadas no chão e nas bancadas.
5 – Como calcular a quantidade ideal de pastilha a ser utilizada?
Para saber a quantidade que você deve comprar, é necessário calcular a área em que as pastilhas serão usadas, considerando a altura e largura. Em seguida, confira o tamanho da peça em metros, também levando em conta essas medidas. Por fim, divida a dimensão da área pelo tamanho da pastilha, o resultado será o total de placas necessárias. Dica: calcule sempre 10% a mais do produto caso precise fazer substituições futuras.
6 – As pastilhas para cozinha são fáceis de limpar?
Em geral, todas as pastilhas são bem fáceis de limpar, seja qual for a área escolhida.Você só precisa de um pano úmido e detergente neutro para higienizar e remover possíveis gorduras da peça. Produtos abrasivos não são indicados, pois eles podem danificar o material.
7 – Pode usar as pastilhas em qualquer parede da cozinha?
Não só nas paredes, como também em bancadas, para revestir móveis e até mesmo no piso. A maioria das pastilhas podem ser usadas em diferentes paredes da cozinha e em áreas de maior umidade, mas é importante verificar se a peça escolhida é resistente e impermeável, para evitar gastos extras com manutenção.
8 – Todas as pastilhas precisam de rejunte?
Precisam sim, porém o processo não é o mesmo em todas as pastilhas. Nas pastilhas tradicionais, o rejunte acrílico é necessário para assentar a peça na superfície, antes e depois da aplicação. Em alguns casos, também é necessário o uso da argamassa, cola branca ou cola spray. As pastilhas autoadesivas de vidro também podem ser rejuntadas, enquanto as de inox não precisam do produto.
9 – Como combinar a pastilha com a decoração da cozinha?
Por causa da variedade existentes de pastilhas para a cozinha, fica fácil combinar o estilo da peça com a decoração do seu ambiente. O modelos de vidro são perfeitos para quem gosta de espaços iluminados, já que as peças refletem o interior. As pastilhas metalizadas dão um toque sofisticado e combinam com os eletrodomésticos em inox. Se você curte cor, pode apostar nas pastilhas de cores vibrantes, pastilhas multicoloridas ou estampadas. Opção não falta!
10 – Pode usar pastilhas claras na cozinha?
Muitas pessoas têm receio de usar pastilhas claras na cozinha por ser um ambiente de preparo de refeições que podem engordurar ou manchar as peças com facilidade. Porém, tomando as devidas precauções e fazendo a manutenção correta, não tem problema nenhum apostar em cores mais claras e tons neutros.