Mudança positiva: o novo tamanho de saco de cimento da Leroy Merlin
A Leroy Merlin é a primeira empresa do setor a ter, ainda neste ano, lojas comercializando 100% dos seus sacos de cimento apenas na categoria de 25 kg, mas com preço proporcional, garantindo economia aos consumidores e bem-estar e saúde aos profissionais.
Essa é uma mudança que vem sendo discutida há tempos entre Sindicatos e Ministério Público, visando preservar a saúde dos trabalhadores, que precisam diariamente carregar sacos muito pesados de cimento.
A mudança é uma tendência mundial, mas o Brasil ainda não conseguiu tornar essa alteração uma realidade em todo o setor, justamente porque o preço do saco de 25 kg acaba não sendo competitivo ao consumidor final.
Mas na Leroy Merlin essa situação será diferente, com o saco de cimento de 25kg com preço proporcional ao de 50kg. Quer entender melhor? Confira as informações que separamos!
Qual a razão da mudança do tamanho do saco de cimento?
A Leroy Merlin, sempre inovando, optou por reduzir o tamanho dos sacos de cimento para 25 kg seguindo a tendência mundial e visando preservar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores da área da construção civil.
Infelizmente, em nosso país, diariamente os profissionais do setor precisam movimentar produtos pesados pelas obras, incluindo sacos de cimentos e blocos.
No longo prazo, esse peso excessivo pode gerar danos à saúde dessas pessoas, sendo que muitos trabalhadores acabam se afastando do trabalho por lesões e outras questões sérias.
Há 5 anos, os sacos de cimento de 25 kg passaram a ser comercializados no Brasil, mas a ação não trouxe efeitos práticos na mudança do cenário, já que o preço não é proporcional, ficando mais caro para o consumidor final quando comparado ao saco de 50kg.
A Leroy Merlin decidiu, então, inovar. Não apenas oferecendo apenas o saco de 25 kg em suas lojas, mas garantindo um valor proporcional e acessível.
Cenário da Indústria e a necessidade da mudança
Até 2018, a única opção de saco de cimento encontrada no país era de 50 kg. Em países da Europa e nos Estados Unidos, a realidade já era diferente há muitos anos, com normas que estipularam o peso máximo do saco de cimento em 25 kg, justamente para preservar a saúde dos trabalhadores.
Considerando essa situação, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), a Associação do Cimento Portland (ABCP), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Ministério Público, além de mais 33 representantes das indústrias cimenteiras firmaram um acordo para que o cimento de 25 kg fosse comercializado no país.
Há 5 anos já é possível encontrar essa opção no mercado. O acordo prevê um prazo de 10 anos para que todos os fornecedores de cimento migrem 100% para a produção de sacos de 25 kg. Ou seja, até 2028, somente sacos de 25 kg devem ser comercializados.
Porém, o prazo é muito longo, e a saúde dos profissionais não pode esperar. Então, em 2023, um projeto de lei no Estado de São Paulo foi criado visando obrigar as indústrias do cimento a reduzirem o tamanho das embalagens dentro de 180 dias.
Se a lei for aprovada, o estado de São Paulo será o primeiro do país a adotar o peso máximo de 25 kg para os sacos de cimento, o que poderia motivar outros estados a adotarem a medida.
A Leroy Merlin, há alguns anos, decidiu disponibilizar em suas lojas as opções de 25 kg e 50 kg. Contudo, notou que não houve aderência por parte dos consumidores em optarem pelos sacos menores.
O motivo? O preço. Afinal, os sacos de 25 kg tinham um preço que representava 70% do saco de 50kg, o que encareceria a obra dos consumidores.
Pensando nisso, a Leroy Merlin entrou em negociação com as cimenteiras para oferecer sacos de cimento de 25 kg a preços competitivos, garantindo saúde aos trabalhadores e preços justos aos consumidores.
Quais são os benefícios dessa mudança para os trabalhadores?
Os trabalhadores da construção civil têm muito a ganhar com a redução do peso dos sacos de cimento, especialmente aqueles que trabalham diretamente nas cimenteiras, na entrega de materiais de construção e também os que precisam carregar os sacos de cimento nas obras.
Afinal, carregar pesos altos durante muito tempo pode causar uma série de problemas de saúde nos trabalhadores, como: dores na coluna, hérnias de disco, lesões em tendões, músculos e articulações, lesões nos ombros e inúmeras outras doenças.
Inclusive, essas são situações que podem, muitas vezes, levar o trabalhador a se afastar do trabalho, recorrendo à Previdência Social.
Ao reduzir o peso dos sacos de cimento, diminui-se a carga a qual esses trabalhadores estão expostos.
Ainda que em muitas cimenteiras, os sacos sejam carregados em empilhadeiras, em diversas outras situações, essa é uma ação manual, como nos estoques de lojas de materiais de construção, nas obras, entre outros, deixando vários trabalhadores expostos a todos esses riscos.
Com pesos menores, os trabalhadores terão maior qualidade de vida, com redução das dores e lesões.
Ação e compromisso da Leroy Merlin
O principal entrave que dificulta a aceitação do público aos sacos de 25 kg é justamente a questão do preço.
Afinal, a maioria dos sacos de cimento com peso reduzido custa em torno de 70% do valor do saco de 50 kg, e não a metade do preço, como era de se esperar.
Para o consumidor final, essa é uma mudança, com um impacto grande nos custos da sua obra. Por isso, muitos deixam para comprar os sacos menores, apenas para reparos pequenos ou questões pontuais.
A Leroy Merlin, entendendo a importância da redução do peso das sacas de cimento para os trabalhadores, firmou uma parceria exclusiva com a Votorantim, oferecendo o cimento da Votoran pela metade do preço do saco de 50kg.
Desde a primeira semana de setembro, na loja de Guarulhos, 100% dos cimentos Votoran são comercializados nos sacos de 25 kg, custando metade do preço do saco de 50kg.
Essa é uma forma de protegermos a saúde dos trabalhadores, sem impactar nos custos para o consumidor final, garantindo que todos os envolvidos serão beneficiados.
Para a Leroy Merlin, proteger a saúde e o bem-estar dos profissionais da construção civil é extremamente importante, assim como não onerar nossos consumidores. Por isso, estamos empenhados em tornar esta uma realidade em todo o Brasil.
Curtiu essa mudança? Então garanta seus sacos de cimento de 25 kg na Leroy Merlin mais próxima ou pela internet e faça parte dessa alteração tão significativa!