As receitas veganas têm se tornado uma verdadeira tendência no Brasil e no mundo. Os adeptos a esse estilo de vida são pessoas que aboliram a utilização de produtos e origem animal, não apenas na sua alimentação, mas também no vestuário e higiene. Por mais que a gente tenha o costume de associar o veganismo apenas à produção de refeição, nós também podemos levá-lo para a decoração da nossa casa! Para isso, você deve ficar de olho em todos os objetos decorativos que você compra e verificar se eles são de origem animal ou não. As etiquetas que vêm acopladas aos produtos costumam indicar essa informação.
Veja como levar veganismo da sua cozinha para a sala
Os tapetes, por exemplo, são peças que precisamos ficar de olho: versões feitas de lã, seda, veludo, camurça ou casimira não são veganas e, por isso, devem ser evitadas para quem quer aderir ao movimento. Se você já tiver um na sua casa, vale a pena trocá-lo por outro de fibra 100% natural. Essa mesma dica vale para outros produtos, como mantas, almofadas e estofados que compõem o sofá da sua sala. Além da fibra, ainda existem outros materiais no mercado que não têm nada de origem animal. É o caso do nylon, poliéster, algodão e linho. Mas, se você gostar muito do efeito do couro e camurça e não quiser abrir mão deles na sua decoração, uma dica é buscar pelas suas versões sintéticas que estão presente em inúmeras opções de cores, estampas e modelos que têm tudo a ver com a sua personalidade e decoração da sua casa.
Fique atento aos detalhes de decoração
As receitas veganas não estão apenas nos tapetes, mantas e estofados. Existem vários detalhes de decoração que a gente nem imagina, mas que são de origem animal. Além da dica que nós já demos sobre sempre olhar a origem do produto descrita na etiqueta, fique de olho em produtos como as velas. Elas são ótimas peças de decoração para quem é apaixonado por um estilo mais clássico ou romântico. Para quem gosta de separar um cantinho em casa para ficar relaxando, colocar velas em cima de mesas e estantes também é muito bom. Mas, na hora de escolher qual levar para a sua casa, não esqueça de dar preferência aquelas que são não usam cera de abelha e sim óleo vegetal na sua composição, como o de soja ou de palma. Além de serem veganas, elas também têm a vantagem de queimam lentamente e não aquecem tanto quanto as de parafina. Por conta disso, duram mais e liberam melhor aqueles aromas que nós adoramos. Outro objeto decorativo muito querido é o arranjo de conchas, mas ele também não é um vegan friendly. Isso porque as conchas são de origem animal, também. Você pode substituir por outro produto decorativo, como um vaso com plantas naturais ou quadros e gravuras que façam menção ao clima de praia.