Pisos para Cozinha Industrial: saiba qual tipo escolher!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Cozinha Industrial com pisos brancos

Para escolher o tipo de piso a ser usado em uma cozinha industrial diversos fatores devem ser considerados. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estipula normas rígidas a serem seguidas, e é importante verificá-las antes de escolher os itens.

Em relação à cor, por exemplo, o branco deve ser escolhido para que cantos escuros não acumulem nenhum tipo de sujeira. Fora esse detalhe, no que diz respeito ao visual, a cor clara permite que a limpeza do local seja visível, dificultando a “camuflagem” em casos de pouca higienização.

Além desses detalhes, o piso precisa ser antiderrapante, não absorver qualquer substância que entre em contato e o piso deve ser facilmente lavável. Mesmo com o passar do tempo o chão não pode conter rachaduras ou desníveis no ambiente.

Considerando isso, preparamos este conteúdo para falar sobre alguns tipos de piso essenciais para cozinhas industriais. Acompanhe!

Sabe o que é resina epóxi? aprenda o que é e como funciona

A resina epóxi ou porcelanato líquido como também é chamada, é uma espécie de plástico líquido que após entrar contato com um catalisador (substância usada para acelerar o endurecimento), se torna uma superfície sólida e rígida.

O produto é um plástico termofixo que ao ser misturado com algum agente catalisador ou “endurecedor”, se torna sólido, criando uma camada resistente no chão. Por sua resistência e fácil higienização, a procura têm sido cada vez maior.

Além desses pontos, a durabilidade da resina epóxi é um dos fatores de maior destaque ao falarmos sobre o produto. O material suporta a exposição a uma série de agentes químicos, e exatamente por essa proteção, é recomendado para cozinhas industriais.

Um detalhe sobre o produto é que além de um visual brilhante, a resina epóxi é totalmente impermeável! Isso quer dizer que mesmo ao ser derramado algum líquido no chão o piso não irá absorver nada, resistindo às manchas desse tipo de acidente que é frequente em cozinhas industriais.

Conheça outras opções de piso para cozinhas industriais

Para aqueles que não desejam aplicar a resina epóxi, existem outros materiais tão recomendados quanto. O cimento queimado é um deles, e considerando a crescente popularização do visual rústico, sua aplicação é simples e o resultado pode valer muito a pena!

Além da aparência diferenciada, o cimento queimado é aplicado à um custo relativamente baixo, não utiliza rejuntes e sua aplicação pode ser realizada sobre pisos já instalados.

A cerâmica é muito usada em diversas partes das casas, apartamentos e empresas, sendo um dos materiais mais conhecidos pelo público de maneira geral. Mesmo que novos materiais apareçam, o piso de cerâmica ainda possui um grande espaço no mercado.

Por sua durabilidade e grande variedade de modelos, a procura por eles nunca cai. Existem diversas variações, algo que permite preços igualmente variados, compensando muito em diversas situações.

Entenda alguns cuidados necessários

Assim como qualquer produto, além das vantagens existem certas precauções necessárias. Independente do produto escolhido, seja ele um piso de cerâmica ou mesmo a resina epóxi, eles dependem de algum tipo específico de cuidado.

Por isso, como estamos falando de cozinhas industriais, é importante analisar se o produto é indicado para todas as tarefas. Por exemplo, alguns modelos de piso de cerâmica podem sofrer danos com a queda de objetos.

Fora isso, certos produtos podem, com o passar do tempo, criar manchas ou rachaduras na superfície. Como vimos no começo deste conteúdo, de acordo com as normas estipuladas pela agência fiscalizadora e mesmo pela questão estética, nas cozinhas industriais isso não pode acontecer.

Exatamente por isso as especificações técnicas devem ser levadas em consideração, seguindo sempre as orientações indicadas pelo fabricante de cada produto.

Deixe sua cozinha industrial com um belo visual

Como vimos ao longo deste conteúdo, as cozinhas industriais precisam seguir certas normas para que estejam de acordo com a Anvisa e, de certa forma, possam manter o padrão de higiene do local sempre em dia.

Ao falarmos sobre resina epóxi e outros materiais, mostramos algumas vantagens ao utilizar cada um deles em seu estabelecimento. O que achou das nossas informações?

Aqui na Leroy Merlin você encontra diversos pisos e revestimentos feitos com cerâmica, além de todo o aparato necessário para realizar uma instalação completa. Confira!

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais em parceria com a Leroy Merlin.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo