Maratona Matheus Iltchechen: os 12 projetos mais incríveis do rei do DIY

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Sabe aquele ambiente que precisa passar por uma bela transformação? Um cantinho da casa que precisa ganhar vida com plantas? Ou aquele seu velho desejo de criar um espaço bem bacana – e inadiável – para o home office?

Você precisa conhecer esses e outros projetos do Matheus Iltchechen (@matheusilt), a febre do DIY do momento. Ele é fotógrafo, curioso e marceneiro e monta ambientes do zero, com criatividade e gastando muito pouco.

Confira os 12 projetos mais incríveis do rei do DIY e inspire-se para mudar os ares da sua casa!

1. Canteiro de blocos de concreto

Se você gosta de plantas e quer, num passe de mágica, ter um cantinho cheio de verde na sua casa ou apartamento, essa ideia é perfeita e megaeconômica. Você vai precisar apenas de blocos de concreto e tinta spray para fazer esse canteiro e trazer a natureza para qualquer cantinho. E com algumas vantagens: você pode soltar a criatividade para dispor os bloquinhos em composições diferentes, variar as cores e criar desenhos geométricos com a fita crepe. Por fim, escolha as plantinhas ou ervas que mais lhe agradar e não deixe de cuidar delas com carinho.

2. Cabeceira de hexágonos

Essa é uma boa ideia para renovar a decoração do quarto sem gastar muito. Funciona bem para cama box, seja ela de casal ou solteiro. A cabeceira de hexágonos estofada é macia e dá um ar mais aconchegante ao quarto. Para o acabamento, Matheus Ilt escolheu o tecido de elastano rosa, que ele ama. E você, que cor usaria?

3. Sofá de pallets

Os pallets de madeira são superversáteis e se transformam em móveis versáteis e supereconômicos. E eles cabem em qualquer lugar, já que você pode montar do tamanho que quiser. Nesse passo a passo, você irá aprender a fazer um sofá incrível. Os pallets são cobertos com compensados de madeira, parafusados, lixados e envernizados. E as almofadas dão o toque de conforto e charme na decoração do ambiente.

4. Agência de publicidade ganha alma e personalidade

Que graça tem uma agência de publicidade bege e sem alma? Matheus Ilt transforma esse ambiente e dá nele um banho de personalidade. As paredes ganham cores, uma estante antiga é desmontada e pintada com o verde da parede, a cozinha ganha bancada e armário. A área de trabalho recebe uma bancada bem grande, divisória com móveis, persiana, novas luminárias em dois trilhos de iluminação.

A cozinha ganha dois pendentes. E a área de trabalho ganha suportes pendentes para plantinhas, feitos com formas de pudim a aramados. Um lambe-lambe dá aquele ar de urbanidade ao ambiente, que recebe ainda sofá, mesa de reunião e outros acessórios de decoração supermodernosos. Gostou? Assista ao vídeo e faça você também.

5. Lambe-lambe decorativo

Um dos ícones da arte urbana, o lambe-lambe é um tipo de pôster que dá personalidade à sua parede. Além do mais, você pode customizá-lo, escolhendo o motivo que mais combina com você. Por isso, o primeiro passo é selecionar uma imagem bem bacana, se possível, em alta definição. A dica de Matheus Ilt para funcionar bem em qualquer ambiente é que as imagens transmitam a sensação de movimento. Depois é só imprimir numa gráfica e colar na parede. Todos os truques para a colagem ficar perfeita você vê no vídeo.

6. Mesa lateral com forma de bolo

Esse é daqueles trabalhos que surpreendem pela criatividade e pelo resultado. Aprenda a transformar uma forma de bolo velha e sem graça em uma mesinha lateral barata e estilosa, com um espaço-surpresa para guardar livros e outros objetos.

7. Reforma na varanda do Federico Devito

A área externa de Federico Devito (@federicodevito) se transforma num espaço lounge surpreendente. A parede ganha um jardim vertical irrigado, feito com calhas. A outra parede recebe pintura geométrica e painel de luzes, deixando a varanda com cara de cenário para as fotos com os amigos. O chão ganha decks novos e grama sintética. O resultado? Para lá de incrível, e não restou nem sombra do antigo ambiente.

8. Interfone com telefone

Você tem um interfone sem charme e sem graça em casa, que não combina em nada com a sua decoração? Que acha de dar um upgrade nele e substituí-lo por um interfone vintage? É só customizar um telefone antigo, daqueles que você encontra em bazar, em brechós ou… na casa da sua avó. As dicas são bem simples para você conseguir fazer esse DIY superestiloso e barato.

9. Banco sapateira

Sabe aquele cantinho sem graça e solitário, que fica na entrada do seu hall? Que tal dar a ele vida nova? Aprenda a fazer um banquinho sapateira superfuncional e barato, usando uma listinha bem básica de materiais: tábua, roliços e sarrafos de pinus, tábua perfurada, cantoneiras, tinta branca, além de massa e cola para madeira.

10. Reforma do centro acadêmico

Tem ambiente mais descontraído e, às vezes, um pouco bagunçado, do que um Centro Acadêmico? Matheus Ilt mostra como transformar um espaço como este, que estava bem largado, em um ambiente aconchegante e organizado. Primeiro ele usa o truque de “dividir” os ambientes com as cores das paredes. Depois, cria um sofá de pallets e compensados, com almofadas e futons.

Na área de estudos, Matheus constrói uma bancada na parede com mão francesa e compensados, simples e funcional, perfeita para o ambiente. Na parede, um painel de cortiça autocolante é “ponto de encontro” dos recadinhos. No terceiro ambiente, Matheus cria um espaço de reunião desconstruído, marcado por um tapete colorido e geométrico, mesa e cadeiras diferentes. Para guardar os documentos, o armário e os lockers ganham cara nova. Pufes que viram baús ajudam a guardar objetos. Para finalizar, uma fita de led na parede traz luz e conforto ao ambiente, que ganha, ainda, um tanto de verde com plantinhas para interiores.

11. Como montar um home office pequeno

Se tem um espaço em casa que está em alta, é o home office. Saiba como transformar um quarto minúsculo em um home office para lá de funcional, confortável e bem equipado. Inspirado no estilo escandinavo, Matheus Ilt investe em uma decoração com cores mais claras, linhas retas e simples. Uma parede branca ganha cortiça para colocar fotos, lembretes e calendário.

Duas prateleiras são instaladas entre o armário e a parede para otimizar o espaço. O cavalete mais quadrado, com pernas de ferro, deixa espaço para as pernas e para outros móveis, como gaveteiro, por exemplo, perfeito para armazenar itens de escritório. O estilo escandinavo pede branco, presente na cadeira estilo industrial e no relógio de parede. O tom de madeira clara aparece na luminária de mão francesa, na moldura do quadro, no tampo da mesa e nas prateleiras.

12. Reforma de sala de estar e jantar em sete dias

Uma sala túmulo dos anos 2000, com móveis grandes demais para o ambiente, tacos soltos e faltando, se transforma em uma sala toda modernosa e iluminada, ganha buffet, mesa, sofá baixo e muito estilo. A reforma, feita em apenas sete dias e gastando muito pouco, vai inspirar você a renovar a sua sala.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo