Jardim simples: lista de materiais para montar o seu!
Seja em casa, no apartamento ou até mesmo na empresa, ter um jardim simples pode mudar o visual do ambiente, tornando-o mais agradável e aconchegante.
Algumas pessoas, inclusive, combinam jardim e lazer para relaxar depois de um dia de serviço ou mesmo porque gostam do cultivo de plantas e se sentem bem enquanto cuidam delas. E para que as atividades da jardinagem sejam realizadas com qualidade, conforto e segurança, é importante utilizar as ferramentas adequadas. Confira as dicas!
Ferramentas para jardinagem
As ferramentas manuais para jardim são muito utilizadas por quem cuida de pequenas áreas, com flores e plantas que necessitam de um toque mais sutil e cuidadoso na limpeza e manutenção.
Elas podem ser agrupadas conforme a finalidade e, geralmente, são ferramentas leves, que não exigem muita força ou esforço no manuseio.
Entre os grupos de ferramentas para jardinagem estão as ferramentas de preparo e plantio, que podem ser os pulverizadores, o enxertador e o sacho. Já nas ferramentas de limpeza, o ancinho e a pá são essenciais.
Quanto às ferramentas de corte e poda, há a tesoura, o escarificador e os aparadores de grama.
E as mangueiras e irrigadores de jardim são indispensáveis para que as plantas recebam água na quantidade ideal e, assim, cresçam saudáveis.
A estufa para plantas, em alguns ambientes, também é utilizada: ajuda a manter a temperatura, a umidade e a segurança delas.
E os equipamentos de segurança não devem ser deixados de lado enquanto você realiza as atividades de jardinagem.
Luvas para jardinagem, joelheiras, aventais e óculos mantêm a sua segurança enquanto você ajuda as plantas a se tornarem ainda mais belas.
Contudo, para fazer um jardim simples e criativo, você precisará de mais do que ferramentas, então, a seguir, veja mais alguns itens de que você vai precisar.
Terra e substrato
Existem diversos tipos de terra e substratos para jardim, cada um com sua respectiva finalidade. A terra é a primeira camada do solo misturada com matéria orgânica, enquanto o substrato ajuda a dar sustentação para a planta, a reter água e a melhorar a síntese de nutrientes.
A escolha do substrato vai depender da espécie da planta e da finalidade, já que cada tipo de cultivo requer cuidados específicos. Com a terra, acontece o mesmo, já que há vários tipos de terra, e cada planta se dá melhor com um ou outro tipo.
Flores e plantas
Algumas flores e plantas naturais são plantadas a partir de mudas, armazenadas em embalagens capazes de se decompor ao entrarem em contato com o solo, sem agredi-lo. Porém, fique atento, pois, em alguns casos, é preciso remover a embalagem, porque ela não é biodegradável e pode comprometer o solo, podendo até matar a planta.
Há, também, aquelas plantas cujo método de plantio é a partir de sementes. Algumas precisam ser plantadas em uma sementeira e transportadas para o canteiro ou para o vaso; outras podem ser plantadas diretamente no vaso ou canteiro.
Vasos e pratos
Os vasos de plantas são o meio mais comum de plantio para quem mora em apartamento ou casa sem espaço para um jardim tradicional. Também são utilizados dentro de casa, acompanhados dos pratos que não deixam que a água vaze, mantendo o local limpo.
Com tantos modelos de vasos, é possível explorar diversas ideias para jardim pequeno e simples, dentro ou fora de casa, sem precisar de muito espaço e sem ter muito trabalho de jardinagem.
Adubos e fertilizantes
Adubos e fertilizantes são diferentes. Enquanto o adubo deriva de matéria orgânica natural e nutre a parte visível do jardim, o fertilizante é um composto sintético que melhora a parte invisível, ou seja, o solo.
Para ter um jardim saudável, é preciso utilizar ambos, da forma adequada e nas devidas proporções, sempre lembrando que existem vários tipos de fertilizantes e adubos e escolher o ideal para cada planta é importante.
Outro fator relevante é que os adubos e os fertilizantes não têm uso restrito apenas em estufas ou jardins ao ar livre. Até plantas em vasos, independentemente do tamanho, precisam de um ambiente de qualidade para crescerem.
E o controle de pragas — como pulgão, ácaro, lagartas, entre outras praguinhas que podem matar as plantas — não pode ser negligenciado. É possível fazer esse controle usando produtos naturais como a hortelã, o gergelim, o fumo e até o sabão de coco caseiro.
Agora que você já conhece algumas das principais ferramentas de limpeza e manutenção de jardins e itens indispensáveis para criar um jardim simples e barato, confira a linha completa de acessórios e insumos de jardinagem da Leroy Merlin, com preços incríveis.