Melhore sua qualidade de vida com isolamentos térmicos e acústicos

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Quem nunca sofreu com os ruídos de um vizinho ou, ao contrário: teve de andar nas pontas dos pés para não incomodá-los? Isolamentos acústicos já foram considerados um luxo, mas hoje em dia são essenciais à qualidade de vida – sobretudo daqueles que moram em regiões barulhentas. Tanto para as crianças (que não precisam mais brincar em silêncio) quanto para os adultos (que podem trabalhar ou dormir mais tranquilamente) eles podem ser um alívio. Os isolamentos térmicos, apesar de terem uma função diferente, também ajudam imensamente na qualidade de vida, mantendo as temperaturas internas estáveis. E engana-se quem acha que ele é necessário só para climas frios: lugares mais quentes também podem se beneficiar muito. Para tirar algumas dúvidas, o Casa de Verdade preparou esse post que vai explicar um pouco mais sobre o assunto.

Isolamento acústico de absorção

Estar acostumado aos barulhos das grandes cidades não significa que você tenha que conviver com eles. Isolar esses sons pode levar a uma melhora enorme na concentração e sono, além de prevenir brigas com os vizinhos e ajuda no dia-a-dia de músicos, donos de animais de estimação ou aqueles que simplesmente gostam de falar alto. Ao contrário dos isolamentos clássicos, os isolamentos acústicos de absorção não impedem que os ruídos atravessem barreiras e, sim, fazem com que as ondas sonoras percam força. Por isso, esse tipo de isolamento pode ser tão simples quanto tecidos, tapetes e estofados, embora também sejam populares os forros minerais, que têm um ótimo acabamento e resistência. Para suavizar os sons que saem pelas frestas das janelas ou portas, aposte nos caixilhos acústicos ou cortinas com forros: os dois são bem fáceis de aplicar.

Isolamento térmico

Ao contrário do que muita gente pensa, o isolamento térmico não é útil somente para proteger do frio: lugares com climas mais quentes também podem se beneficiar, mantendo o frescor dentro de casa. Na verdade, esse tipo de isolamento não é útil somente para a manutenção da temperatura, mas também faz muito bem ao seu bolso e à natureza: ele poupa até 40% de energia (com aquecedor ou ar condicionado) e faz com que você economize dinheiro e recursos naturais. O isolamento térmico pode ser feito com materiais comuns e fáceis de achar, como as ecológicas telhas de PVC ou a clássica cortiça – que não precisa de tratamentos especiais contra fungos ou cupins. Lãs de vidro, de alta densidade ou de pelo de ovelha (naturais e ambientalmente corretas) também podem ser utilizadas, mas em ambientes de baixa temperatura vá com a espuma de poliuretano.

Isolamento termoacústico

Esse tipo de isolamento mata dois coelhos com uma cajadada só, absorvendo sons internos e externos e mantendo os ambientes com temperaturas estáveis. Janelas com vidros duplos e triplos servem facilmente para este propósito, mas a maior aposta é a lã de rocha: de fácil aplicação e preço justo, ela também tem a vantagem de não ser inflamável: pode até ser utilizada em portas corta-fogo para ajudar a manter a integridade da estrutura da casa em caso de incêndio.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo