Leroy Merlin inaugura o Bricolab, um espaço para inovação tecnológica e compartilhamento de conhecimento com o apoio da Fundação Arduino
Inspirado no conceito de Fab Lab (Laboratório de Fabricação ou Fabrication Laboratory, em inglês) que existem ao redor do mundo, a Leroy Merlin deu mais um passo para o futuro, criando o Bricolab. O Bricolab é uma oficina de bricolagem dentro da Loja da Leroy Merlin em que o Cliente poderá libertar seu lado inovador. O espaço terá ferramentas elétricas, equipamentos eletrônicos para automatização e conectividade, como Arduino, impressoras 3D, fresadora CNC e outras máquinas.
A abertura do primeiro Bricolab está prevista para dia 16 e 17 de julho na Loja de Interlagos (São Paulo – SP) com um hackathon de makers que terão o objetivo de criar um protótipo que ajuda na economia de água. Saiba mais.
Fab Lab: aprender na prática
Sem lousa ou prova: o que está valendo em um Fab Lab (Laboratório de Fabricação ou Fabrication Laboratory, em inglês) é a vontade de inovar e colocar a mão na massa. Aprender na teoria para depois aplicar pode ser um método ineficaz para algumas pessoas. Para outras, um espaço acolhedor que ensina a teoria ao executar pode ser bem mais assertivo. E esse é o trabalho de uma Fab Lab, um espaço que personaliza a cultura maker, o famoso, Faça Você Mesmo. A soma é simples: makers (quem coloca a mão na massa) + máquinas disponíveis + co-espaço.
Como funcionam as impressoras 3D do Bricolab Leroy Merlin
A Leroy Merlin fez uma série de vídeos sobre a produção de objetos 3D em suas impressoras para mostrar como funciona a tecnologia. Nela, objetos simples como escorredor de talheres, dock para celular e porta copos são produzidos do zero pelo equipamento. Clique abaixo para conferir!