Como montar um home office gastando pouco, com Paulo Biacchi

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Pensando em montar um home office gastando pouco? Então, saiba que você pode montar um espaço de trabalho lindo, aconchegante e, melhor, aproveitando o que você tem em casa.

E para te mostrar do zero como montar um escritório sem desembolsar nada convidamos o designer e adepto do DIY Paulo Biacchi. Ele acabou de montar um home office usando um cantinho no quarto da filha menor e com móveis e decoração que ele já tinha em outros cômodos. Aí vão as dicas!

1 – Escolha um cantinho sossegado em casa

A primeira coisa a se fazer é escolher um cantinho sossegado em casa. No caso do Paulo, que com a quarentena não pode mais ir até o escritório, ele acabou escolhendo o quarto da filha menor. Para isso, a estante de brinquedos e a cama precisaram ser remanejadas para o quarto do irmão. Durante o período, as crianças passaram a dormir juntas. Caso a jornada de trabalho do pai acabasse indo até muito tarde, ele não atrapalha o soninho da filha.

O local escolhido pelo Paulo Biacchi para montar seu home office foi o quarto da filha menor. Para isso, a estante de brinquedos precisou ir para o quarto do irmão

E assim surgia o cantinho sossegado onde o home office do Paulo seria montado. E para você escolher esse espaço na sua casa, o designer dá 3 dicas infalíveis:
▪️ Dica 1: escolha um lugar iluminado! No caso do Paulo, o espaço fica ao lado de uma janela grande, que enche o cômodo com luz natural o dia todo.
▪️ Dica 2: prefira um local com tomada perto, pois você terá que ligar notebook, carregar celular e, eventualmente, uma luminária, caso seu cômodo não seja tão iluminado. Além de deixar o espaço funcional, você não precisará ficar passando fios por toda a casa.
▪️ Dica 3: opte por um lugar tranquilo e bem reservado, onde você consiga se concentrar de verdade. Fará toda a diferença na hora de cumprir a agenda de tarefas do dia.

2 – Hora de setorizar o espaço do home office

Se, assim como o Biacchi, você escolheu um cômodo com outra função para montar seu home office gastando pouco, é importante delimitar o seu espaço de trabalho. Assim, o cômodo pode continuar a ser usado por outras pessoas. E, claro, ninguém vai mexer nos seus itens de trabalho.

A melhor maneira de fazer isso é marcar o espaço onde o escritório será instalado. No caso, do Paulo, ele optou por usar tinta e marcar um retângulo na parede com tamanho de 2 metros de altura por 65 centímetros. A medida escolhida foi pensada a partir da medida da mesa, que tem 1,30 metros e a largura do quadrado tem metade da da mesa.

Para a pintura, várias batatas (sim, batata de comer!) foram cortadas em quatro e viraram uma espécie de carimbo. Paulo misturou a tinta guache dos filhos até chegar em uma tonalidade verde azulada bem diferentona. Na hora de fazer a textura na parede com o carimbo de batata, a dica é tentar não ser tão perfeccionista e abraçar o resultado orgânico e espontâneo!

Para delimitar a área do cantinho de trabalho o Paulo apostou na pintura de parede. Aqui, a batata virou um carimbo único para setorizar o espaço

3 – Tapete para deixar o escritório mais confortável

Tapete no home office não é artigo de primeira necessidade, mas Paulo acha indispensável para trazer aconchego para o espaço. A dica é sair pela casa e tentar encontrar um tapete que caiba no espaço.

Tapete não é indispensável, mas vai deixar seu espaço de trabalho mais aconchegante. Certeza que você acha um sobrando pela casa

4 – Escolha um móvel para o seu escritório

Para apoiar seu notebook e outros materiais de trabalho você vai precisar de uma escrivaninha, mesa ou bancada. Mas como a proposta aqui é fazer um home office gastando pouco, o Biacchi recorreu a uma mesa que ele já tinha em casa. Sendo mais específico, na cozinha.

Também é possível improvisar uma mesa para o seu computador com uma tábua de madeira (ou folha de porta) e dois cavaletes.

A mesa é indispensável para apoiar o notebook e outros itens de trabalho. E como a ideia é fazer um home office gastando pouco, o Biacchi usou uma mesa que ele já tinha em casa

5 – Cadeira é um item importantíssimo para uma área de trabalho

A cadeira é um item muito importante para o seu cantinho de trabalho. E para garantir que esse projeto de home office saia o mais barato possível, o Paulo também achou melhor usar uma que ele já tinha em casa. O único critério foi: encontrar a cadeira mais confortável possível. E ele achou uma linda na cozinha, vermelha e vintage, que eles herdaram da avó da Carol, esposa do Paulo.

Hora de escolher a cadeira de trabalho? Aproveite uma que você já tenha em casa com um único critério: escolha a mais confortável de todas. Afinal, você vai passar o dia todo nela

6 – Decoração e urban jungle para melhorar a concentração

Por mais que o objetivo do home office seja trabalho e concentração, vale a pena deixá-lo com alguma decoração. Claro, aproveitando coisas que você já tem em casa. As escolhas do Paulo foram um quadrinho, uma planta.

Se não tiver furadeira para pregar os quadros na parede, use um gancho adesivo 3M ou bata o preguinho com a parte lateral de uma ferramenta qualquer. Aqui, o Paulo optou por um alicate.

Para completar a decor, Biacchi montou uma mini urban jungle em torno do cantinho. A ideia é deixar a área mais viva, o que faz toda a diferença na inspiração e concentração. Para finalizar, coloque uma régua (filtro de linha) para conseguir conectar todos os eletrônicos sem depender de apenas uma tomada.

A parte final é deixar o home office com a sua cara. O Paulo Biachi, que é o louco das plantas, cercou o cantinho dele com várias. E complementou a decor com alguns quadrinhos


Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo