O Processo AQUA-HQE é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini.Certificação AQUA/HQE – Alta qualidade ambiental
A Leroy Merlin foi vanguardista desse processo no Brasil, e desde a inauguração da nossa primeira loja AQUA em Niterói, no ano de 2009, todas as nossas lojas próprias possuem a certificação.
O Processo AQUA-HQE propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras; seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.
Mantendo a base conceitual francesa, o reconhecimento dessa proposta é agora reforçado pela sua efetiva atuação na rede de certificação internacional HQE™.
Confira as vantagens dessa certificação:
Menor demanda de recursos hídricos
- Menor demanda de recursos energéticos
- Menor demanda sobre as infraestruturas urbanas
- Redução das emissões de Gases de Efeito Estufa
- Redução da poluição
Melhores condições de saúde nas edificações
Melhor aproveitamento da infraestrutura local
- Menor impacto à vizinhança.
- Menores despesas condominiais gerais –água, energia, limpeza, conservação e manutenção
- Melhores condições de conforto e saúde
- Maior valor patrimonial ao longo do tempo
Melhor qualidade de vida
Melhor gestão de resíduos sólidos
Melhor gestão de riscos
Emissões de CO₂
Desde 2015, monitoramos anualmente nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de um inventário de carbono que analisa diversas etapas de nosso processo operacional. Alinhada às diretrizes do ADEO, assumimos o compromisso público de reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2025.
Anualmente, são realizadas auditorias internas pela equipe de Desenvolvimento Responsável, garantindo confiabilidade dos dados base do Inventário de Gases de Efeito Estufa. O Inventário de Gases de Efeito Estufa, por fonte e escopo, é produzido utilizando a ferramenta pública do Programa Brasileiro GHG Protocol. Além disso, bianualmente, o inventário é auditado por organismo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e publicado no Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Programa Brasileiro GHG Protocol, garantindo confiabilidade e publicidade aos dados.
Em 2018, criamos um Grupo Estratégico responsável pela elaboração da Política de Mudanças Climáticas e definição de diretrizes corporativas relacionadas ao tema na companhia. Esse Grupo é constituído por uma equipe multidisciplinar, com líderes de áreas chave para a temática, tais como: Sustentabilidade, Assuntos Sociais, Obras, Manutenção, Transportes, Central de Compras, Tecnologia da Informação e Gestão do Negócio. São realizadas reuniões mensalmente com os integrantes do Grupo, que reportam diretamente para o Comitê de Sustentabilidade Nacional, que possui membros do Comitê de Direção Brasil. Trimestralmente é apresentado ao Comitê Nacional de Sustentabilidade os balanços das atividades. Além disso, anualmente é apresentado o balanço para o ADEO, que avalia e valida todas as ações realizadas, com o apoio de especialistas na temática.
Plantio de ÁrvoresCom o objetivo de compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas durante a construção de suas 11 Lojas, a Leroy Merlin Brasil, em parceria com umaorganização não governamental, realizou o plantio de mais de 100 mil árvores. Realizados entre 2011 e 2015, os plantios neutralizaram as emissões de GEEdas obras de Taguatinga, Campinas Anhanguera, Sorocaba, São Leopoldo, Londrina, Curitiba Atuba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Jaguaré, Tamboré e SãoBernardo do Campo. No total, foram neutralizadas 19.019 t CO2e.
Além da neutralização do carbono, o plantio destas árvores gerou vários outros benefícios ambientais e sociais. ao todo, o plantio fomentou a recomposição de 600 mil m² de Mata Atlântica, bioma mais afetado pela ocupação do território brasileiro. Além disso, a maior parte dos plantios foram realizados em áreas de mananciais que abastecem a cidade de São Paulo, profundamente afetada pela crise hídrica nos últimos anos. Esta cidade concentra 11 das 41 lojas distribuídas pelo Brasil. Os plantios realizados até 2012 já atingiram estágio florestal. Já as mudas plantadas após esse período estão com mais de 3 metros.
Visite e conheça os processos construtivos e de operação das nossas lojas:
Niterói, Jacarepaguá, Tietê, BH Sul, BH Norte, Contagem, Campo Grande, Porto Alegre, São Leopoldo, Londrina, Curitiba Atuba, São José, Sorocaba, São José do Rio Preto, Anhaguera, Jaguaré, São Bernardo, Interlagos, SI, Taguatinga, Uberlândia, Fortaleza e Maceió.