Não entre numa fria: encontre sua geladeira ideal aqui na Leroy Merlin!

A geladeira é um item indispensável na vida de qualquer família. Só que esse eletrodoméstico exige muita atenção na compra. Afinal, é preciso escolher o modelo de acordo com as necessidades dos moradores da casa, o tamanho do ambiente e as funções disponíveis mais úteis para o dia a dia.
E, claro, um modelo que seja bonito e combine com a sua cozinha!
Separamos várias dicas nesse post sobre o que é fundamental na escolha da geladeira e o que você deve saber para não entrar numa fria.
Também escolhemos modelos incríveis que você vai querer levar para sua casa!
Dicas para escolher a geladeira ideal:
1) Saiba escolher a capacidade da geladeira
Para escolher a capacidade da geladeira, é preciso considerar a quantidade de moradores que a utilizarão e o espaço da cozinha. Pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos podem investir em uma geladeira pequena, como os modelos de geladeira de 240 litros, por exemplo.
Se a família for um pouco maior, com pelo menos 3 pessoas, uma geladeira média pode ser suficiente. A dica é investir nos modelos de 370 litros ou na geladeira de 375 litros.

Outra boa opção é a geladeira 400 litros, que oferece um pouco mais de espaço para armazenar os itens necessários.
Os modelos de geladeira grande, no entanto, acima de 400 litros, como as de 437 litros ou a geladeira de 450 litros, são recomendados para quem tem o hábito de fazer compras mensalmente e, portanto, precisa acomodar grande quantidade de alimentos.
A geladeira de 500 litros ou mais, por sua vez, assim como os modelos cuja capacidade é ainda maior, é indicada principalmente para famílias com mais de 4 pessoas, que utilizam bastante o aparelho e possuem cômodos espaçosos.

O espaço interno também deve ser avaliado conforme a sua rotina na cozinha. Além disso, veja se as prateleiras da geladeira são resistentes e se há compartimentos especiais para latas e até mesmo dispenser de água na porta.
O tamanho da gaveta de legumes e verduras também deve ser levado em consideração, principalmente se você gosta de cozinhar todos os dias.
2) Preste atenção ao tipo de degelo
Com o tempo, é normal que se formem camadas de gelo nas paredes do freezer. Quando isso acontece, o funcionamento do refrigerador é prejudicado.
Então, é fundamental que você fique atento ao tipo de degelo para que seu aparelho funcione corretamente.
O sistema de degelo também varia de acordo com a geladeira e os modelos. O sistema de degelo manual é o mais simples e exige que o congelador seja desligado e o gelo derretido, antes da limpeza. A manutenção, neste caso, precisa ser mais frequente.
O degelo semiautomático funciona de forma parecida com o anterior, a diferença é não haver necessidade de desligar a geladeira para o processo de degelo.
Existem ainda geladeiras com degelo automático, que não exigem o desligamento do aparelho para degelo. Alguns modelos reservam a água em compartimentos para que seja evaporada, evitando molhar o chão da cozinha: trata-se do chamado degelo seco.
A geladeira frost free, por sua vez, possui um sistema diferenciado, que evita que o gelo se acumule nas paredes do congelador e, portanto, dispensa a necessidade de fazer o degelo.

Por fim, as versões de geladeira cycle defrost prolongam o tempo necessário para degelo, já que pouco gelo é acumulado no interior do aparelho. Nestes modelos, o processo é uma combinação de degelo manual, no freezer, com degelo seco, na geladeira.

3) Avalie as funcionalidades das geladeiras
Para escolher a geladeira mais adequada, é importante considerar também as funcionalidades, que podem deixar a sua rotina muito mais prática.
Quem costuma usar bastante gelo ou água gelada, por exemplo, pode investir na geladeira com dispenser de gelo e/ou água, que costuma localizar-se na parte externa do refrigerador e disponibiliza água fresca ou gelo sem a necessidade de abrir a geladeira.
Existem duas versões deste aparelho, a manual, em que é preciso colocar água no compartimento, e a que funciona por meio de uma ligação no encanamento da cozinha, que é ainda mais cômoda.
Outra funcionalidade interessante é a otimização do espaço interno, com prateleiras e porta-latas reguláveis, que ajudam a organizar melhor os produtos e a expandir a capacidade da geladeira se necessário.

Algumas geladeiras contam com espaços de resfriamento rápido, localizados próximo ao congelador. Além disso, outras que oferecem display digital, que permite controlar funções do refrigerador por meio de um painel eletrônico, como acessar o timer, controlar o consumo de energia, regular a temperatura interna ou ligar o supercongelamento.
Existem também versões tecnológicas, que permitem economizar energia, especialmente quando a porta da geladeira é aberta.
4) Pense no modelo da geladeira que combina com você
Um aspecto importante é considerar entre os diferentes modelos de geladeira, aquela que mais agrada e supre as necessidades da casa, além de combinar com o espaço e decoração da cozinha.
A versão de geladeira com 1 porta, por exemplo, é uma geladeira simples, menor e possui freezer interno com menos capacidade, por isso é indicada para quem mora sozinho ou armazena poucos itens congelados.
A geladeira duplex, por sua vez, é um dos modelos mais procurados, tanto o modelo duplex de geladeira inox quanto o de geladeira branca. Ela conta com duas portas, sendo a superior para o freezer e a inferior para a geladeira, oferecendo ainda mais praticidade.
A geladeira inverse é semelhante à anterior, mas o freezer fica na parte de baixo e a geladeira em cima. A ideia é tornar o dia a dia ainda mais confortável, deixando os alimentos mais acessíveis, sem a necessidade de se abaixar para pegá-los.

O modelo de geladeira side by side é um refrigerador com duas portas lado a lado, uma para o refrigerador e outra para o freezer. Trata-se de um aparelho mais robusto e espaçoso, recomendado especialmente para cozinhas grandes.

Também há a geladeira french door, com design inovador e 3 portas, para trazer ainda mais facilidade. O freezer fica na parte inferior e o refrigerador na parte superior, com duas portas para organizar melhor os alimentos.

No momento da escolha, lembre-se de analisar se a voltagem da geladeira é 110V ou 220V, que deve ser compatível com a tensão elétrica do cômodo onde será instalada.
5) Leve em conta o consumo de energia
Geladeiras podem ser uma parcela importante da conta de luz, então considerar os modelos com maior economia de energia é uma chance de evitar sustos na hora de pagar a conta. Alguns itens na sua geladeira podem deixar bastante dinheiro no seu bolso:
Selo Procel: essa classificação indica qual é a eficiência energética do produto e, consequentemente, qual é o padrão de consumo de energia dele. Os itens com o selo A+++ são os mais econômicos, seguidos de A++, A+, B, C, D e E, este último o menos eficiente, ou seja, que consome mais energia.
Motor inverter: essa tecnologia muito usada também em outros tipos de aparelho evita os picos de energia que acabam pesando mais na conta e mantém o motor em funcionamento constante. Além de consumir menos energia, esse tipo de motor também proporciona menos ruído;
Funções adicionais: algumas funcionalidades também são bem-vindas para economizar energia. O modo férias, por exemplo, diminui a potência em dias de pouco uso. Já o alerta de porta aberta avisa quando o refrigerador ficou aberto, situação que exige mais do motor e acaba causando maior gasto;
Controle independente de temperatura: modelos que oferecem a possibilidade de ajustar a temperatura do freezer e do refrigerador de forma independente também contribuem para a economia de energia. Assim, você pode diminuir a potência de um dos compartimentos sem afetar o outro, conforme a necessidade.
Sua geladeira ideal
Aqui na Leroy Merlin temos diversos modelos e marcas renomadas para que você possa escolher a melhor geladeira para a sua casa e que vai atender todos os integrantes da sua família. Pesquisa bastante aqui no nosso site e visite a Leroy Merlin perto da sua casa para conferir os modelos e tirar todas as dúvidas.
Vamos ficar muito felizes em levar a geladeira que você sempre sonhou para a sua casa!


