Fertilizante NPK: o que é e quais as vantagens?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O fertilizante NPK é um elemento que faz toda a diferença no cultivo. Seja no plantio de flores, seja no de plantas frutíferas, árvores ou folhagens, é necessário contar com reforços para garantir que os verdes terão os nutrientes necessários.

vaso com rosa do deserto sobre mesa de madeira

É aí que entram os adubos e fertilizantes, compostos que enriquecem o solo e garantem a absorção de substâncias essenciais para o crescimento de uma horta ou jardim.

O que é fertilizante NPK?

O fertilizante NPK é um produto utilizado em plantações de todos os tipos e formado por três substâncias que enriquecem o solo. São elas o nitrogênio, o fósforo e o potássio, representados pela sigla NPK.

Esse tipo de fertilizante é essencial para uma boa colheita, pois repõe os nutrientes (NPK) que fazem as plantas se desenvolverem de maneira saudável. Assim, o resultado é uma colheita de qualidade. Entretanto, é muito comum confundir os fertilizantes e os adubos.

A diferença entre adubo e fertilizante é que o primeiro é feito de um composto orgânico e totalmente natural. Já o segundo é um composto sintético, produzido quimicamente.

Ambos têm ações sobre o desenvolvimento de uma plantação, mas o fertilizante é uma opção mais rápida. Além disso, esse produto exerce sua função diretamente na superfície, enquanto o adubo é responsável por melhorar o solo.

jardim com plantas e fertilizante 10-10-10 Dimy

Para que serve o fertilizante NPK?

Em teoria, as plantas podem encontrar todos os nutrientes de que precisam diretamente na natureza. Isso porque, quando uma planta morre, ela é absorvida pelo solo e os seus nutrientes retornam para a terra, enriquecendo a vegetação à sua volta.

Mas nem sempre isso acontece, pois é comum que as plantas sejam colhidas, podadas e movidas de lugar. Além disso, há os casos em que são plantadas em vasos, sem outros tipos de vegetação ao seu redor.

Nessas situações, um fertilizante NPK exerce a função de repor os nutrientes necessários, principalmente os três compostos que se destacam nesse produto: nitrogênio, fósforo e potássio. Assim, esses verdes se desenvolvem de maneira saudável. Como resultado, você pode ter um lindo jardim ou uma boa colheita em sua horta.

Vantagens e benefícios do fertilizante NPK

Utilizar um fertilizante NPK no jardim ou na horta oferece muitas vantagens no cultivo de plantas e vegetais. Os três principais componentes exercem ações específicas no desenvolvimento dos verdes; por isso, são essenciais para a qualidade dos resultados de plantio.

O nitrogênio, por exemplo, atua tanto no desenvolvimento dos tecidos da vegetação quanto em sua reprodução. A falta desse nutriente prejudica a produção da clorofila, substância fundamental para a fotossíntese.

O potássio, por sua vez, influencia na capacidade que a planta tem de reter água para seus processos de desenvolvimento. E o fósforo é responsável pela produção de proteína nos verdes.

jardim com plantas, acessórios e balde de fertilizante para hortaliças

Como utilizar fertilizante NPK

O primeiro passo para utilizar um fertilizante NPK é entender qual a época correta para cada planta. Isso porque cada uma delas demanda quantidades diferentes de nutrientes conforme a época do ano.

Os fertilizantes e adubos precisam ser aplicados no momento correto para fornecer a quantidade ideal dessas substâncias e não prejudicar o crescimento da vegetação. Sua aplicação pode variar conforme os tipos de fertilizantes, que podem ser líquidos, granulados ou encapsulados.

Cada um deles tem indicações de uso que variam conforme a marca e os componentes do produto. Por isso, é fundamental seguir as recomendações da embalagem. Porém, um aspecto que muitos dos fertilizantes NPK têm em comum é a necessidade de diluir o produto, seja com água, seja com terra.

Conheça os tipos de fertilizantes NPK

Existem diversos tipos de fertilizantes e adubos que se diferenciam principalmente pela quantidade de cada um de seus compostos. Sendo assim, cada variação tem recomendações de uso para diferentes tipos de plantas, como árvores, flores, vegetais e folhagens.

Os tipos de fertilizantes NPK são identificados por uma sequência numérica em seu nome. Essas numerações indicam a quantidade de cada um dos nutrientes que compõem a sigla, na mesma ordem (nitrogênio, fósforo e potássio).

NPK 8-8-8

O fertilizante NPK 8-8-8 tem uma quantidade mais baixa de cada um dos compostos. Por isso, esse tipo de NPK é indicado para plantas sensíveis, como as orquídeas. Nesse produto, todos os nutrientes são encontrados na mesma proporção; por isso, é uma formulação equilibrada.

jardim de plantas com acessórios e fertilizante casa verde

NPK 10-10-10

O fertilizante NPK 10-10-10 também é um composto equilibrado, com proporções iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. A concentração de cada um deles é um pouco mais elevada, mas ainda considerada leve. Sua recomendação é para a aplicação em folhagens, grama e outros tipos de vegetação não frutífera.

jardim com plantas, ferramentas e pacote de fertilizante Dimy

NPK 04-14-08

O fertilizante NPK 04-14-08 é menos equilibrado, pois conta com proporções diferentes para cada nutriente. A menor concentração é do nitrogênio, seguida pelo potássio e com maior percentual de fósforo. Isso faz com que estimule a produção de frutos e flores, sendo indicado para árvores que os produzem.

jardim com plantas, acessórios e fertilizante Dimy

NPK 20-20-20

Um fertilizante NPK 20-20-20 conta com uma concentração alta e equilibrada de todos os nutrientes. Por isso, é um fertilizante para plantas mais indicado para plantas resistentes que precisam de nutrição adequada. Sendo assim, é um composto de uso agrícola.

NPK 20-10-10 ou 20-05-20

Em um fertilizante NPK 20-10-10 ou 20-05-20, a concentração de fósforo é menor que a de nitrogênio e potássio. Essa variação de substrato é muito útil na fertilização de gramados, por exemplo.

jardim com plantas, ferramentas e fertilizante

NPK 25-25-25

Por fim, o fertilizante NPK 25-25-25 oferece grandes quantidades de todos os nutrientes. Essa formulação é recomendada para plantas hidropônicas, ou seja, vegetação cultivada somente com o método de água enriquecida.

Compre seu fertilizante NPK com os melhores preços na Leroy Merlin e garanta um bom crescimento para o seu jardim!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo