Inicialmente vistas como utensílios para armazenamento, as prateleiras tornaram-se parte da decoração da casa devido aos seus formatos, tamanhos, estilos e acabamentos variados.Ótimas para serem instaladas em qualquer ambiente, elas são peças-chave da organização, ajudando a evitar que objetos fiquem espalhados em lugares como móveis ou armários.
Há diversos projetos de tamanhos, cores e materiais permitem a flexibilidade na hora da instalação.
Modelos
Suporte invisível
Prateleiras desenhadas com medidas específicas e ótimo acabamento. Funcionais e práticas, elas são mais decorativas já que a fixação não é aparente; servem para guardar e organizar livros e objetos.
Prateleiras sem suporte (pranchas)
Prateleiras em diversos acabamentos e medidas, geralmente com suportes vendidos separadamente. As prateleiras sem suporte podem ser usados quando se deseja dispor objetos mais pesados.
Nichos
Itens de organização e decoração muito populares, eles podem ser fixados na parede ou empilhados. Os nichos são modernos e podem compor qualquer ambiente da sua casa.
Há ainda diferentes tipos de suportes para realizar a sustentação:
Há ainda diferentes tipos de suportes para realizar a sustentação:
– Suportes e trilhos: utilizados na fixação de prateleiras às paredes. Antes de adquiri-los, é importante saber as medidas da prateleira onde serão instalados.
– Mão francesa: usada na afixação de prateleiras às paredes. Antes de adquirir, é importante saber o peso da prateleira onde será instalada.
Como instalar
Seja qual for o tipo de prateleira escolhido, alguns procedimentos básicos garantem a instalação prática e sem complicações.
1) Certifique-se que o local escolhido para instalação não possui fios ou canos que corram risco de serem perfurados ou danificados.
2) Cubra o piso para proteger e facilitar a limpeza após instalação.
3) Avalie os materiais necessários para a instalação da prateleira – por exemplo, se ela necessita de suportes, verifique de que material eles são feitos e que tipo de parafusos e buchas será preciso.
4) Meça a altura em que a prateleira deverá ser instalada e marque o local.
5) Para ajudar a evitar estragos na parede, é indicado colar um pedaço de fita crepe no local que será furado.
6) Faça o furo com a furadeira de modo firme e preciso, escolhendo de maneira adequada a broca, bucha e parafuso de acordo com o peso da prateleira e o material da parede onde ela será instalada.
7) Encaixe as buchas na parede.
8) Insira os parafusos.
9) Utilize um nivelador para se certificar de que a prateleira não está torta. Pronto.Aproveite o novo espaço!