Dicas para embutir os fios dos eletros

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Dicas para embutir os fios dos eletros Irrita: você investe pesado em uma bela estante, a parede tem o tom que sempre sonhou, mas na hora de instalar o home theater e a TV fica aquele monte de fio emaranhado e parecendo uma teia de aranha. Para quem busca estética e praticidade, conhecer os truques que podem resolver esse tipo de problema ajuda, e muito. Por isso, ensinamos a resolver a questão tomando como foco as situações mais comuns. A primeira dica é: caso tenha um projeto de arquitetura envolvido, questione o profissional que contratou sobre a melhor forma de embutir os fios dos eletros. No entanto, não deixe essa responsabilidade só para ele. É importante que saiba ao certo os equipamentos que pretende ter, onde cada um será instalado e que o arquiteto seja informado disso.

Após essa fase e, se for uma reforma que já estiver a todo vapor, tire um tempo para avaliar se a solução de eliminar da vista os fios está ligada à alvenaria (que envolve quebra-quebra) ou se é meramente decorativa. Se for a primeira opção, pense em embutir a fiação na parede. Para isso, os especialistas indicam que sejam instaladas caixas de luz – peças de plástico que funcionam como QG dos pontos de energia e alimentação dos cabos. Mas, se a necessidade for decorativa, o mais indicado é unir funcionalidade e beleza. Para isso, existem painéis de madeira que escondem fiação e causam um belo impacto visual.

As vantagens são que todos os fios ficam organizadamente resolvidos por trás desse painel e a instalação da engenhoca é, na maioria das vezes, feita por engate em bases fixas, ou seja, se acontecer algum imprevisto, é fácil de remover e resolver. Se essas as alternativas não forem possíveis, então, respire fundo e comece novamente: reveja todo o trajeto que os fios envolvidos fazem e busque alternativas com truques de marcenaria ou de gesso. Se não tem ideia de como executar, a sugestão é unir arquiteto e eletricista de sua confiança para executar o layout correto. O arquiteto é importante porque irá prever se há vigas ou pilares que dificultem o processo.

Além disso, as salas de estar integradas ou mesmo o home theater possuem detalhes que devem ser levados em consideração para que funcionem com perfeição, até porque as caixas de som simétricas e a comunicação do subwoofer com o receiver precisam ser pensadas. E isso também está ligado ao uso de fios. Mas, se nada disso te agradar, a saída é apostar no design dos equipamentos que, atualmente, está cada vez mais arrojado e, muitos deles, com pouca fiação envolvida. E mais: por serem lindos, tiram a atenção dos fios.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo