Escolha as cores certas para o seu ambiente

Publicidade

Conheça o que é tendência para 2017 e de que maneira os tons influenciam o seu cotidiano

Ambiente colorido

No mundo da decoração não existem regras. A principal premissa para compor um ambiente é você se sentir bem nele. Responsáveis por despertar as mais diversas sensações, as cores assumem importante papel decorativo e também são capazes de transmitir personalidade. Por esse motivo, escolher as cores de um projeto é uma etapa importante da sua reforma

Se por um lado as regras não são impostas, por outro existem as tendências que ditam quais são as técnicas, as cores e os objetos em evidência no momento – o que pode ajudar (e muito!) na hora de você decorar seu espaço.

As cores queridinhas de 2017

Segundo a Pantone, indústria mundial das cores, uma das tendências para pintar os ambientes e para decoração em geral é o tom pastel (cores delicadas e suaves, que dão impressão de “lavadas”, como bege, azul bebê, entre tantas outras). Ainda de acordo com a Pantone, a cor do ano 2017 é a Greenery , um tom amarelo-esverdeado que se traduz em uma cor fresca, natural e neutra. Segundo a instituição, ela lembra os primeiros dias da primavera, momento quando os verdes da natureza se renovam. Por evocar folhagens novas, a cor se reflete no consumidor que deseja respirar profundamente, se revigorando. Versátil, a cor natural também permite a harmonização com diferentes tons, como os neutros, brights (brilhantes), além de tons pasteis e metálicos.

Além dessas tonalidades, outras cores prometem estar mais presentes este ano, segundo a decoradora Bruna. Elas são classificadas conforme as divisões abaixo:

  • Cores confortáveis (que tendem a se associar ao tom pastel): Rosa, azul, amarelo e tons terrosos
  • Cores básicas, porém sofisticadas: Branco, cinza e nude
  • Cores fortes : Azul escuro, vermelho picante, laranja, verde limão, verde água, verde menta e pink

Mas como as cores funcionam na prática?
Separamos alguns ambientes para você se inspirar e entender como as cores- tendência deste ano podem ser utilizadas nos mais diferentes cômodos. Confira!

Cores nos ambientes

Sala de descanso é um lugar para relaxar. Trata-se de um cômodo que pede personalidade e, ao mesmo tempo, leveza. Por isso, é necessário ser cauteloso na hora de decorar esse ambiente. “A sala está bem equilibrada no uso das cores e dos objetos decorativos. O que predomina é o tom pastel, mais suave, que transmite a ideia de relaxamento. Foram usadas, então, para dar personalidade e alegria, cores no tapete, no mix de almofadas e no quadro”, diz Bruna. Um contraste que, segundo a arquiteta, deu certo. “O roxo e verde em tons pastel são delicados, o preto traz equilíbrio e as estampas das almofadas e do quadro dão dinamismo”, finaliza.

Cores nos ambientes

Decorar ambientes integrados exige cuidado com a harmonia e com a coerência entre os ambientes, pois cada espaço possui uma proposta. O exemplo da imagem tem sala e cozinha integradas, ou seja, um espaço convidativo ao descanso e o outro, ao serviço. Ambos, porém, são cômodos com intenso convívio social. “Cinza é considerada uma cor neutra, porém sofisticada, que permite a composição com qualquer outra. O branco é mais neutro, sendo perfeito para a cozinha, afinal, as cores claras proporcionam boa iluminação (característica fundamental para os locais de serviço). Os tons explorados nesse ambiente integrado estão harmoniosos”, indica Bruna.

Cores nos ambientes

Embora as cores claras sejam mais comumente encontradas nos quartos (já que são capazes de relaxar), nesse exemplo da imagem o preto foi explorado em contraste ao branco. “Quando o tom preto é aplicado de maneira equilibrada em um quarto, ele não compromete a proposta do ambiente de ser um local confortável, ideal para o descanso. A cor branca, a mais neutra e clara de todas, contrastou muito bem com o preto, por isso, nesse caso, com um resultado sofisticado, sóbrio e coerente. Esse ambiente traduz perfeitamente a famosa frase: ‘os opostos se atraem’”, conclui Bruna.

Cores nos ambientes

O vermelho expressa muita energia. É um tom quente que pode transmitir várias sensações: ele é alegre, estimulante e arrojado. E usar a cor nas pastilhas foi um tiro certeiro. “Elas são ideais para ambientes molhados, pois, além de serem resistentes à água, dão um charme decorativo”, diz a decoradora No caso desse ambiente, a decoração é minimalista, porém marcante. Não há muitos objetos, sendo a cor vermelha a protagonista do ambiente. “Para neutralizá-la, foi usado o branco no móvel, na cuba e no piso”, finaliza Bruna.

Você sabia…
As cores desempenham outros papeis na vida das pessoas e são utilizadas também como um método de cura. Trata-se da cromoterapia, tratamento capaz de combater patologias, como depressão, ansiedade, estresse, enxaqueca, diabetes e asma. Clínicas especializadas utilizam lâmpadas e caneta específicas que emitem algumas tonalidades (como vermelho, azul, amarelo, verde, entre outras). Elas são passadas pelos sete chakras, centros energéticos distribuídos pelo corpo, para trazer o equilíbrio e a harmonia aos corpos físico e psíquico.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo