A primavera vai embora e o verão chega com tudo: um convite para a praia, para as festas com os amigos, mas, sobretudo, para os cuidados com a casa. Afinal, nessa época, as tempestades são comuns e trazem com ela os problemas que envolvem desde enchentes à umidade, passando por estragos nos eletroeletrônicos (que, no menor sinal de tempo ruim, devem ser desligados da tomada), infiltrações e desgastes da pintura.
Por isso, a Leroy Merlin montou um kit de dicas de “primeiros socorros” para proteger e sua casa e, por tabela, sua família. Antes que as pancadas de chuva se aproximem, você já pode tomar algumas providências, a começar pela estrutura da casa, o que envolve checar como está a questão da absorção e vazão da água. Para isso, verifique os caimentos do piso e veja se estão corretos. O piso jamais pode ser completamente plano, já que isso possibilita a formação de poças de água.
Parece básico, mas não é. E isso é necessário para conduzir a água para os ralos evitando inundações. Fique atento aos jardins e observe como acontece a absorção pelo solo. Para que não fique encharcado, existem duas formas de dar vazão à água. A primeira é apenas a infiltração dela no solo, que ocorre naturalmente sem precisar fazer nada. A segunda é fazer um sistema de drenagem que consiste em inserir tubos de PVC perfurados na horizontal e envolvidos em uma camada de brita, para não entupir os furos com areia. Ele funcionará para drenar a água excedida e conduzi-la para a rede pública.
Outra solução mais simples é usar o sistema conhecido como broca infiltrante — buracos feitos no terreno que são preenchidos com brita. Elas absorvem a água e o jardim fica pronto para drenar o excesso de chuva. Agora, se quer partir para a sustentabilidade, a Leroy Merlin tem caixas que armazenam a água como opção. Trata-se de uma caixa d´água onde é possível armazenar o excesso para depois utilizá-lo na rega do jardim e no uso do vaso sanitário, por exemplo. Mas, lembre-se: você deve deixar o recipiente bem fechado e higienizado para que o mosquito da dengue não se instale.
Use a impermeabilização a seu favor
Conhecendo esses cuidados você já blinda a sua área externa com responsabilidade. Internamente, aposte em impermeabilização. Ela evita muita dor de cabeça e gasto redobrado em tempos de chuva. A diferença, agora, é que as atenções se voltam para cima: o teto. Faça um raio-x das telhas. Veja se há alguma quebrada, trincada ou fora do lugar. Se houver, resolva e troque. Depois, procure impermeabilizar tudo: lajes, coberturas e terraços. Além disso, verifique se não há infiltração vinda do solo. Em seguida, a geral tem de ser feita nos ralos. Limpe todos. Feito isso, é chegada a hora de checar portas e janelas. Vede cada uma. Coloque ainda grades sobre as entradas do sistema de escoamento, ou seja, nas bocas dos canos. Isso elimina a possibilidade de folhas ou lixo entupirem a tubulação.
Não custa nada também dar uma olhadinha na boca de lobo mais próxima da sua casa. Se estiver obstruída, comunique às autoridades responsáveis. Finalmente, faça uma bela faxina nos armários e guarda-roupas, ambientes que geralmente sofrem com a falta de circulação de ar e, por isso, acumulam umidade. Tire todas as roupas e objetos para limpá-lo e aproveite para dar uma nova função as quinquilharias, reutilizando para bricolar ou ainda reciclar. Pratique o desapego e doe as roupas que não quer mais, separe as de inverno das de verão e depois do serviço pronto, você pode utilizar os desumidificadores porque eles ajudam no controle da umidade.