Cooktop: medidas dos modelos para você escolher o ideal

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Diferentemente do fogão convencional, os cooktops precisam de um espaço preparado para a instalação e podem ser a gás ou elétricos. Entre os cooktops elétricos, o destaque vai para o cooktop indução, que além de tornar o trabalho mais eficiente, contribui para uma cozinha mais bonita e segura.

Tecnologia, design sofisticado e funcionalidades que facilitam o dia a dia de quem cozinha são os pontos fortes do cooktop por indução.

Qual a vantagem do cooktop por indução?

O uso de cooktop por indução é cada vez mais comum, e isso se dá por conta dos inúmeros benefícios e vantagens que ele proporciona. Entre as vantagens, há 5 que se destacam!

1. Agilidade no preparo dos alimentos

Por não haver perda de calor como acontece com fogões a gás, todo o calor gerado é direcionado para dentro da panela, o que acelera o cozimento.

2. Eficiência energética

Por transferir energia somente quando a panela está em contato com sua superfície e o cozimento ser mais rápido, o consumo de energia do cooktop indução é mais controlado.

3. Precisão

Nos cooktops por indução, o controle de temperatura de cada boca é mais preciso, influenciando tanto na eficiência quanto na rapidez do cozimento.

4. Segurança

Mesmo estando tudo ligado à superfície do tampo, a única parte que aquece é a boca, e somente quando entra em contato com a panela. Isso aumenta a segurança e evita queimaduras acidentais.

5. Facilidade para limpar

Por ter uma superfície lisa e plana, os resíduos e alimentos não grudam, além de dispensar a necessidade de “arear” como acontece com cooktop inox. Passar um pano úmido é o suficiente para limpar e trazer de volta o brilho.

Cooktop Indução: Bancada com cooktop de indução à frente de parede de cimento

Desvantagens do cooktop por indução

Os cooktops por indução são compatíveis com panelas de ferro fundido, aço inox ou de fundo triplo. Dê preferência por panelas mais planas e sem curvas, pois melhora o aquecimento e acelera a cocção dos alimentos.

Por ser um modelo sem pés, o cooktop precisa ser instalado de forma adequada e em local que suporte calor intenso, para evitar problemas de segurança durante o uso, mesmo com o resfriamento das bocas ocorrendo mais rápido que nos cooktops convencionais.

Por ser elétrico, é necessário ter uma tomada próxima do ponto de instalação para que ele seja conectado. E esta deve ser da voltagem correta — caso contrário, pode queimá-lo.

Dependendo do material do cooktop, a limpeza precisa ser realizada com produtos adequados e compatíveis, para evitar manchas permanentes e riscos na superfície.

Qual o melhor cooktop de indução?

O cooktop indução 1 boca é ideal para uso em diferentes ambientes e, por ser compacto, é útil para viagens, eventos e churrascos em família.

Cooktop Indução: Pessoa grelhando frango em panela sob cooktop de indução

O cooktop indução 2 bocas e o cooktop indução 3 bocas são de tamanho intermediário, indicados para situações em que não há a necessidade de usar muitas panelas ao mesmo tempo ou que o espaço disponível é limitado.

Cooktop Indução: Bancada com cooktop de indução de duas bocas, tábua e ingredientes

O cooktop indução 4 bocas e o cooktop indução 5 bocas são indicados para quem precisa de mais potência para cozimentos simultâneos. Alguns modelos contam com controles de função independentes para cada boca, facilitando o uso do cooktop indução 4 bocas.

Cooktop Indução: Propaganda com cozinha com cooktop de indução

Quanto mais bocas o cooktop tiver, mais espaço ele ocupará. Então, na hora de escolher, é importante ter uma noção do espaço disponível para a instalação.

Outros fatores também são importantes na hora de escolher o fogão cooktop ideal:

  • cor e funcionalidades (o mais comum é o preto, mas é possível encontrar cooktop branco);
  • material e acabamento da superfície;
  • tensão elétrica;
  • consumo de energia.
  • E um detalhe que não pode ser ignorado é a marca. Entre as principais estão cooktop Electrolux, cooktop Brastemp e cooktop Fischer.

    Quanto gasta de energia um cooktop de indução?

    A potência média de um cooktop de indução é entre 1.500 e 3.000 watts, o que é superior a muitos eletrodomésticos, e isso pode fazer parecer que ele gasta muita energia.

    Mas é importante analisar 2 fatores:

  • o cooktop por indução usa exclusivamente energia elétrica, não gerando gastos com gás de cozinha;
  • ele aquece mais rápido e todo o calor é transferido para a panela, sendo necessário menos tempo de uso (menos energia) para concluir a cocção.
  • Sem a despesa com o gás de cozinha e com os alimentos cozinhando mais rápido, o que representa menos tempo de energia sendo consumido, ele acaba proporcionando um ótimo custo-benefício.

    Quando for escolher o seu, fique atento às especificações de consumo e ao selo do INMETRO com a classificação de consumo. Essas informações são importantes para você escolher o melhor cooktop por indução.

    O que acha de usar essas dicas para escolher seu cooktop indução aqui na Leroy Merlin e aproveitar preços e condições diferenciadas para as melhores marcas e modelos? Confira nossa linha completa de cooktops!

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo