Calhas e rufos: o que são e seus tamanhos

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Você é daqueles que tem pesadelos só de saber que vai chover e pode ter problemas na sua residência por causa do excesso de água, umidade e infiltração?

A solução pode estar em uma medida simples, que deve estar presente em todos os projetos de construção: a instalação de calhas e rufos.

A seguir, vamos mostrar o que são essas estruturas e que proteções elas proporcionam para a sua casa. Confira!

O que são calhas

Calhas são estruturas em formato de canal, que recebem toda a água da chuva e destinam o escoamento dessa água para onde você direcionar.

Qual a diferença entre calhas e rufos

Enquanto as calhas servem para escoar a água que cai sobre o telhado e desviá-la para o quintal ou para um sistema de coleta, os rufos são colocados em telhados e paredes, impedindo que a chuva infiltre em telhas, lajes e revestimentos.

Qual é a função da calha

As calhas são responsáveis por captar água das coberturas e escoá-la de forma controlada para onde você desejar, evitando assim alagamentos, apodrecimentos ou excesso de umidade no ambiente.

As calhas também previnem goteiras, umidade, apodrecimento dos beirais e danificação da pintura ou do reboco externo.

Além das calhas de telhado, que coletam a água da chuva que cai no telhado ou cobertura da casa, há ainda as calhas para piso, que servem para facilitar o escoamento da água da chuva que fica no chão dos quintais ou na área da piscina.

Tamanhos de calha

A Leroy Merlin dispõe de calhas de PVC de 1,20, como a Calha de PVC Classic Tubular Aberta Marrom 120mm Odem; de calhas de alumínio de 3 metros, como a Calha Alumínio Marrom 95x130x3000mm BellaCalha; e de calas de aço galvanizado de 3 metros, como a Calha Moldura Branca C28 3m Calha Forte.

Tipos de calhas

Para escolher o tipo de calha ideal, considere o clima da sua cidade, se é mais ou menos chuvoso. Além do produto feito de PVC, existem as calhas de alumínio e as galvanizadas, que garantem mais sofisticação ao ambiente, por terem melhor acabamento.

Considere também adquirir rufos, uma vez que esses produtos, instalados entre o telhado e o muro, evitam infiltrações para dentro de casa.

Calhas de aço galvanizado

A calha galvanizada é um material de construção que protege o imóvel de infiltrações e danos causados pela chuva – também por isso este material é popularmente chamado de chapa galvanizada para chuva.

O que torna esta calha de chuva especial é principalmente seu processo de fabricação. Aparentemente uma calha de aço comum, a peça é enriquecida por zinco, em um processo químico conhecido como galvanização. Dessa forma, evita-se a corrosão durante o uso.

As calhas galvanizadas são materiais de construção versáteis, já que podem ser utilizadas em casas, estabelecimentos comerciais e industriais. Além de serem bastante resistentes, essas calhas têm um ótimo custo-benefício e são de fácil manutenção – basta uma limpeza rápida para deixá-la como nova.

Como a maioria dos materiais, essas calhas também oferecem características e funcionalidades de acordo com o tipo escolhido.

A calha moldura é interessante para o acabamento do telhado e, por isso, está disponível em vários modelos. A Calha Moldura Branca C28 3m Calha Forte tem lindo efeito decorativo.

A calha de água furtada, como o próprio nome já diz, deve ser instalada no encontro de dois fluxos de água e serve para canalizar a água que será captada pelas calhas moldura ou cocho. Possui dois condutores para caimento de água, como este modelo Calha Água Furtada Galvanizada C28 3m Calha Forte.

Com a função de impedir a umidade, a calha platibanda é uma boa pedida para o encontro da queda de água do telhado com o muro. De formato arredondado, capta mais água, como neste modelo Calha Platibanda Galvanizada C28 3m Calha Forte.

Calha modelo platibanda em aço galvanizado, usada para captação de águas pluviais, auxiliando na coleta de água para reúso

Calhas de alumínio

Indicadas para casas litorâneas, as calhas de alumínio são uma das versões mais resistentes contra a ação da maresia. Elas são menos propensas à corrosão e, portanto, são bastante duráveis.

Disponíveis na Leroy Merlin nos formatos retangulares, como o modelo Calha Alumínio Marrom 95x130x3000mm BellaCalha, e em U, os produtos também garantem visual sofisticado no acabamento.

Calha em alumínio: fácil de instalar e é resistente à maresia

Calhas de PVC

A calha de PVC é um item bem conhecido e usado na maioria das casas brasileiras.

O PVC é um material bastante resistente às tempestades e, mesmo em locais de maresia, como as regiões litorâneas, ele não desbota, não deforma, não apodrece e nem sofre corrosão.

Além disso, a calha para telhado em PVC oferece um bom desempenho em termos de vedação, resistência, durabilidade e flexibilidade – e também conta com uma ótima relação de custo-benefício.

O PVC é um material fácil de ser instalado e usa junções que podem ser feitas apenas com vedação de borracha. Além disso, como elas não sofrem com a ação da maresia, são as mais indicadas para regiões litorâneas.

Quem deseja uma estética diferenciada também pode optar por esse material, pois o PVC é ótimo para pintura e, portanto, a calha ficará mais adequada a telhados coloridos, por exemplo.

Outras características das calhas feitas nesse material são a baixa rugosidade, o acabamento polido, que é uma vantagem para a decoração, o aditivo anti-radiação UV, que aumenta sua vida útil, o material reciclável e a montagem e instalação, que são simples.

No entanto, a calha de PVC não suporta altas pressões ou pesos e pode causar acidentes, como a quebra, caso o morador pise na estrutura. Se for preciso coletar uma quantidade muito grande de água, as calhas de PVC não são as mais indicadas.

As calhas de PVC estão disponíveis no formato circular, como nesse modelo Calha Aquapluv DN125 Bege Tigre, e retangular.

Calhas de PVC oferecem bom desempenho em termos de vedação, resistência, durabilidade e flexibilidade

Qual é o tipo de calha mais barata

Mais baratas que as demais e mais fácil de ser pintada que as calhas feitas de metal, as calhas de PVC costumam resistir ao tempo de modo satisfatório e apresentam uma resistência contra intempéries da natureza. Além disso, permitem pintura de acordo com a decoração da sua fachada e com a cor da construção.

Onde jogar a água da calha

A água da chuva coletada nas calhas instaladas no telhado da residência deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial. No Brasil, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos.

Se você quiser uma solução sustentável, por meio das calhas é possível fazer a captação da água da chuva, armazenar e tratar para reuso.

Assista ao vídeo da Paloma Cipriano e saiba como fazer um reservatório de água de chuva:

O que são rufos

Rufos são peças metálicas moldadas e fixadas em determinados pontos de uma residência e servem para proteger a alvenaria, evitando infiltrações da água da chuva nas paredes e muros.

Instalados entre o telhado e o muro, os rufos têm a função de evitar que a infiltração vá para dentro de casa. Feitos de aço zincado, fibrocimento ou alumínio, eles possuem diversos formatos para a melhor adequação em diferentes telhados.

Tipos de rufos

Existem no mercado modelos de rufos tipo capa, pingadeira e interno.

O rufo tipo capa é usado em cima de paredes e muros para evitar infiltrações e dar acabamento, como este modelo Rufo Capa 300cmx17cm Corte 28 Prateado Calha Forte.

O rufo pingadeira deve ser colocado no topo de paredes e muros, já que além de garantir um acabamento completo, faz com que a água escorra por cima dele e não se torne uma infiltração entre os tijolos nem cause rachaduras a longo prazo. É o caso do Rufo Pingadeira 300cmx18cm Corte 28 Prateado Calha Forte.

Já o modelo de rufo interno, em formato de L, é utilizado na ligação entre telhados e paredes, para evitar que a água passe por ali. É o caso desse Rufo Interno 300cmx17cm Corte 28 Prateado Calha Forte.

Há ainda uma variedade de materiais nos quais você pode encontrar rufos para telhados e paredes. Os modelos em aço zincado são extremamente resistentes, ideais para qualquer canteiro de obras.

Já para quem prefere ter um material leve e mais em conta, existem opções em alumínio, que também são duráveis e práticas de manter por anos em sua casa.

Se preferir uma opção mais flexível, é possível optar por modelos em PVC, que também contam com a vantagem de poderem ser pintados para combinar com a cor da fachada ou do telhado da casa, chamando menos a atenção.

Como é feita a instalação de calhas e rufos

Assim como outros tipos de calhas, trata-se de um produto de fácil instalação, desde que consideradas as medidas corretas. Para assegurar o bom funcionamento da estrutura, analise a inclinação da calha e do telhado, que deve ser de 1% na direção dos tubos de escoamento. Lembre-se de utilizar também parafusos de aço anticorrosivo e grelhas que retenham folhas e galhos.

Confira a seguir como instalar calhas de aço ou alumínio:

1. Meça o beiral

Meça o comprimento do beiral onde será instalada a calha e identifique o sentido de escoamento da água.

2. Marque o local do bocal

Com ajuda de 2 pregos e um barbante, estique uma linha em todo o comprimento e aplique um desnível de 2 mm por metro de comprimento no sentido de escoamento. Marque o local de instalação do bocal.

3. Marque os locais dos suportes

Com o barbante ainda fixado, meça o espaço entre as extremidades do beiral no sentido do caimento da água. Faça a marcação dos suportes mantendo um espaço de 50cm a 1m entre eles.

4. Fixe os suportes

Fure os locais de fixação dos suportes e parafuse-os no beiral do telhado.

5. Faça as emendas

Limpe os locais onde haverá emendas e aplique silicone em toda a extensão que terá contato entre as partes. No sentido do caimento da água, sobreponha uma peça embaixo da outra.

6. Fure e aplique os rebites

Com a furadeira, faça uma fileira de furos para aplicação dos rebites nas emendas, nos terminais e no bocal, utilizando óculos de proteção. Com o rebitador manual, aplique os rebites nas furações feitas. Para garantir total vedação, aplique mais uma camada de silicone dentro da calha e emendas.

7. Instale a calha e os acessórios

Posicione e encaixe a calha já montada sobre os suportes fixados. Instale o condutor e a saída do condutor, emendando-os respectivamente na calha e no condutor como explicado nos passos 5 e 6. Fixe o condutor na parede com suportes específicos.

8. Finalize

Para maior durabilidade, faça um tratamento com zarcão e pinte.

Se você comprou calha de PVC, assista ao vídeo e descubra como instalar calha de PVC.

Como vedar calhas e rufos

Na hora de instalar calhas e rufos é preciso garantir a correta montagem, fixação e vedação dessas estruturas. Em caso de vazamento ou infiltração, existem produtos, como Vedacalha com Bico Aplicador 280g Alumínio Calha Forte, que vedam e impedem a passagem de água através das conexões de calhas e rufos.

Trata-se de um adesivo selante à base de polímeros sintéticos de uso profissional que dispensa o uso de solda. Material de excelente qualidade, super-resistente contra as intempéries e de fácil instalação.

Assista ao vídeo para saber mais:

Como calcular calhas e rufos

Para saber dimensionar as calhas, é preciso calcular o perímetro do seu telhado e considerar o volume de chuvas da região onde a calha será instalada.

Antes de comprar seu rufo, atente para a distância média entre as marcações de corte. É essa medida que determina onde os eixos mais resistentes do material estão, ou seja, onde você deverá cortar e unir para montar os cantos da área que você vai cobrir com o rufo.

Escolhido o modelo certo, agora é só instalar seu rufo. Conte com a ajuda de um profissional, para garantir que a estrutura esteja realmente preparada para dias de chuva.

Assista a esse vídeo para saber mais:

Como pintar calhas e rufos

Para pintar calha de PVC, o pintor Gilvan Frutuoso de Oliveira recomenda lixar e pintar com esmalte sintético à base de água ou solvente. E você escolhe o acabamento, se acetinado ou brilho.

Já para pintar calha de alumínio ou galvanizada nova, você pode usar um primer como o Fundo para Ferro Super Galvite 3,6L Sherwin Williams e depois um esmalte sintético à base de água ou solvente, da cor de sua preferência.

Se a calha for usada, é preciso lixar toda a peça para tirar os pontos de ferrugem, limpar bem e só então passar o primer e a tinta própria para galvanizado ou tinta esmalte.

Se você optar pelo primer à base de água, passe esmalte também à base de água. Mas se o primer for à base de solvente, passe esmalte à base de solvente para evitar reação.

Como limpar calhas

O acúmulo de folhas e de outros resíduos pode prejudicar a eficiência das calhas. Portanto, limpe-as ao menos duas vezes por ano. Para essa tarefa, você precisa acessar o telhado com o auxílio de uma escada.

Retire o excesso de sujeira com as mãos, lembrando-se de utilizar luvas para protegê-las.

Logo em seguida, enxágue o interior da calha com a ajuda de uma mangueira para desobstruí-la e garantir que não haja mais resíduos na peça.

Ou, se preferir, conte com a Tela Anti-folha Alumínio 3 peças 1m Bella Calha. Pronto! Missão cumprida.

Leia mais:

Aposte nas calhas e evite infiltrações

Como instalar calhas de aço galvanizado

Conheça os diferentes tipos de telhas

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo