Dicas

Confira 7 dicas de organização de closet

Closet adulto

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que organizar o closet passa muito longe de ser uma futilidade, afinal de contas, deixar tudo em ordem ajuda a montar as melhores combinações na hora de se vestir, facilita a rotina e otimiza tempo no dia a dia. Sem dúvida nenhuma, é melhor manter o closet e o guarda-roupa arrumados do que passar horas e horas procurando por roupas e acessórios.

Para deixar qualquer vestígio de desordem no passado, confira agora mesmo algumas dicas básicas para aumentar a organização do seu closet:

1. Aprenda a categorizar

Se o closet é do casal, o ideal é que o espaço seja dividido de forma sensata. Assim, uma parte deve ser dedicada às roupas femininas e outra parte usada para as peças masculinas, sem misturar para não confundir. Além disso, crie categorias, separando as peças por tipo, cor e ocasião. Um compartimento pode ser exclusivo para vestidos, outro para acessórios, outro para lingeries e assim por diante. Só de imaginar já facilita, não é mesmo?

2. Abuse do poder dos cabides

Para manter as roupas bem passadinhas e garantir a integridade das peças, não abra mão dos cabides. Esses acessórios fundamentais devem ser usados para pendurar vestidos, camisas, jaquetas, casacos, blazers e saias longas. Itens mais sofisticados, com bordados, pedrarias e tecidos delicados, devem ser pendurados do lado avesso, e preferencialmente, em uma capa especial.

3. Use gavetas e prateleiras a seu favor

O espaço das gavetas deve ser reservado para os pijamas, as camisetas de malha, suas peças fitness, suas roupas íntimas e de praia. O ideal é que os itens menores sejam guardados em gavetas com divisórias, para facilitar a visualização. Já nas prateleiras, armazene shorts, calças e saias curtas, além de acessórios maiores, como chapéus e bolsas.

4. Ajeite tudo de acordo com a estação

Para otimizar o espaço, a melhor estratégia é organizar o closet de acordo com a estação. Na primavera e no verão, mantenha as peças leves e frescas à mão, enquanto as jaquetas e os casacos pesados devem ser guardados em caixas e cestos organizadores ou colocados em lugares menos acessíveis. No outono e no inverno, quando as temperaturas abaixam, as peças de lã e as roupas mais quentinhas devem voltar para cena, ocupando lugar de destaque no closet.

5. Procure eliminar excessos

Faça uma triagem no seu closet, separando as peças que podem ser doadas, eliminando os itens que já estiverem em mau estado, reformando o que estiver ultrapassado e ajustando o que for necessário. Você pode, por exemplo, fazer um bazar entre amigos para eliminar os excessos! Lembre-se de que desapegar é palavra de ordem para quem deseja ter uma vida mais leve e uma casa cada vez mais organizada.

6. Ponha ordem nos sapatos

Um dos grandes desafios na hora de arrumar o closet é organizar os sapatos, não é verdade? Mas saiba, desde já, que não tem mistério nenhum aí! Esses itens podem ser guardados em caixas organizadoras ou nas próprias sapateiras. Então nada de desculpas esfarrapadas para deixar um pé de chinelo na sala e outro no banheiro.

7. Cuide bem dos acessórios

Como os acessórios tendem a ser menores e mais frágeis, é preciso ter cuidado redobrado. Os colares, por exemplo, devem ser guardados em ganchinhos para que não embolem. Já os brincos devem ser guardados em pares, com as devidas tarrachinhas em organizadores femininos. As bolsas mais usadas precisam ficar a seu alcance, enquanto as clutches de festa podem ser colocadas em caixas organizadoras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo