Dicas

O que é um compressor de ar? Descubra como usar a ferramenta

O compressor de ar é um equipamento multifuncional usado em diversas tarefas, tanto em serviços domésticos quanto profissionais. Com diversos modelos à disposição, ele garante eficiência, rapidez e praticidade para atender às necessidades de vários tipos de usuário.

Compressor de ar: Compressor na cor preta Schulz

O que é um compressor de ar?

Os compressores são aparelhos que geram e armazenam ar comprimido, transformando esse ar em uma fonte de energia pneumática que pode ser usada para o funcionamento de diversos utensílios.

Os modelos para uso doméstico, como o compressor de ar pequeno e o mini compressor de ar, são muito utilizados para tarefas simples, como encher pneus de bicicleta e veículos, e encher colchões, balões e outros itens infláveis.

Compressor de ar: Compressor pequeno na cor preta com entrada para isqueiro de carro

Mas o compressor de ar também pode ser usado de forma profissional em diversos segmentos, como em consultórios odontológicos, na indústria automotiva, para limpeza e pintura. Tudo isso a partir de vários modelos, como o compressor de ar direto e o compressor de ar portátil.

Como escolher o compressor de ar?

O compressor de ar está disponível em opções com características diferentes, atendendo a inúmeras necessidades. Por isso, ao escolher o seu, é importante conferir as vantagens de cada um para o uso que você pretende fazer, a fim de garantir o equipamento ideal.

Marca de compressor de ar

Entre os critérios a avaliar está a marca do compressor. É fundamental contar com um equipamento fabricado por marcas reconhecidas pela qualidade nesse segmento, que produzem peças eficientes e que também proporcionam um bom atendimento ao consumidor.

Alguns exemplos são o compressor de ar Schulz, o compressor de ar Chiaperini, o compressor de ar Motomil e o compressor de ar Vonder, marcas referência na produção desses aparelhos e que apresentam uma ampla linha de modelos.

Compressor de ar: Compressor Chiaperini na cor azul

Tensão elétrica do compressor de ar

Outro aspecto essencial a avaliar é a tensão elétrica do compressor, que deve ser compatível com a rede elétrica do imóvel em que o equipamento será utilizado a fim de promover eficiência e evitar transtornos durante o uso.

Há opções de compressor de ar 220V e compressor de ar 127V (110V), além do compressor de ar bivolt, que pode ser utilizado em espaços com os dois tipos de voltagem. Há, ainda, o compressor de ar 12V, usado em tomadas 12V para tarefas mais simples.

Compressor de ar: Compressor de ar pequeno na cor preta e vermelha

Pressão de ar

Em relação às características técnicas do compressor, também é preciso conferir a pressão de ar que ele oferece. A pressão se refere à força de compressão do ar dentro do cilindro e é dada na unidade de medida libra-força, que é abreviada como PSI.

Entre as opções disponíveis, há compressores de ar 40 PSI, que exercem uma pressão menor, até compressores de ar 140 PSI e compressores de ar 175 PSI, que oferecem uma pressão máxima maior. Para escolher, é necessário avaliar a demanda nas atividades em que o aparelho será usado.

Compressor de ar: Compressor Schulz na cor branca

Vale avaliar, ainda, a vazão do compressor de ar, dada em PÉS: um compressor de ar 10 PÉS, por exemplo, tem capacidade para 10 PÉS cúbicos por minuto, enquanto o compressor de ar 20 PÉS apresenta 20 PÉS cúbicos por minuto e assim por diante.

Capacidade do reservatório

Ao escolher o compressor de ar, é importante verificar ainda a capacidade do reservatório, dada em litros. Quanto maior o reservatório, maior também é a capacidade de o equipamento atingir uma pressão de ar mais elevada, o que é fundamental para muitos compressores profissionais.

Compressor de ar: Compressor Motomil na cor vermelha com rodinhas

Entre os modelos domésticos, as opções mini e portáteis apresentam reservatórios menores, como o compressor de ar 1 litro. Há também alternativas com reservatórios maiores para uso em serviços mais simples, como o compressor de ar 20 litros, o compressor de ar 25 litros e o compressor de ar 50 litros.

Já os equipamentos para uso profissional ou industrial apresentam reservatórios com capacidade ainda maior. Alguns exemplos são o compressor de ar 100 litros e o compressor de ar 200 litros, que também oferecem uma pressão máxima mais elevada.

Compressor de ar: Compressor de ar na cor amarela Vonder

O compressor de ar é um equipamento versátil e multifuncional. E aqui na Leroy Merlin, você pode escolher o modelo para a atividade que você precisa pelo melhor preço: confira as opções e aproveite as ofertas para garantir o seu!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo