Dicas

Como limpar a casa de forma eficiente

Limpeza do chão

Limpar a casa de maneira eficiente não é mais um desafio. Hoje existem ativos químicos mais eficientes para cada tipo de superfície. Escolher os produtos adequados facilita, economiza e garante um melhor acabamento. Depois das nossas dicas a faxina nunca mais será um bicho de sete cabeças!

1. Rejunte

Para limpar adequadamente os rejuntes basta usar os produtos certos. Boas alternativas são os limpadores de rejunte, os detergentes, o cloro e o limpa-limo. Use cada produto conforme as especificações do rótulo e, para finalizar, aposte em selantes ou impermeabilizantes próprios para impedir o de aspeto de sujo ou encardido.

2. Vidro

Os vidros e espelhos da sua casa também merecem cuidados especiais, afinal, você não quer que essas superfícies fiquem arranhadas, manchadas ou embaçadas. Para fazer a limpeza do box, das janelas e dos móveis espelhados, remova o excesso de pó com um espanador ou um paninho seco. Feito isso, borrife um limpador de vidros e remova o excesso com um pano seco ou algodão. Uma dica é passar folha de jornal após a aplicação do limpa vidros. Uma alternativa mais ecológica e que garante uma grande economia é ter em casa um limpa-vidros concentrado, que quando diluído, chega a custar até 10 vezes menos que um produto pronto uso. Para isso, mantenha um frasco com gatilho esborrifador para fazer a diluição.

3. Porcelanato

O porcelanato é um material bastante resistente e de prática manutenção, mas isso não dispensa cuidados específicos na hora da limpeza. Para manter o material bonito e bem conservado por mais tempo, varra diariamente com vassoura de pelo e passe um pano com água. Periodicamente passe um pano com um limpador para porcelanato diluído conforme a indicação do fabricante. A utilização de apenas de pano com água não é suficiente para remover o acúmulo de gorduras.

Os detergentes de cozinha devem ser evitados, pois são formulados para serem enxaguados com muita água, e quando isso não acontece como no caso dos porcelanatos, acabam embaçando o porcelanato ao decorrer do tempo.

Piso laminado

4. Piso laminado

Para assegurar o brilho, a beleza e a integridade dos pisos laminados, jamais use produtos granulados e abrasivos, pois eles podem arranhar a superfície. O ideal é varrer o chão diariamente com uma escova de cerdas macias. Você também passar periodicamente um pano com um limpador para pisos laminados diluído conforme a indicação do fabricante. A utilização de apenas de pano com água não é suficiente para remover o acúmulo de gorduras. Os limpadores específicos para laminados são formulados com ingredientes que ressaltam o brilho e não precisam de enxague. Além disso, é preciso secar imediatamente a superfície se alguma bebida cair no piso. Simples assim!

5. Madeira

As mobílias de madeira agregam charme, elegância e rusticidade aos ambientes, mas para que a beleza das peças seja conservada, é importante caprichar na limpeza. Existem várias maneiras de limpar essa matéria-prima. De modo geral, um pano umedecido em água com detergente neutro já é suficiente para a limpeza diária. Caso a superfície perca o brilho, um lustra-móveis também é bem-vindo. Há ainda soluções caseiras para hidratar madeiras ressecadas, dentre elas é possível citar a mistura de suco de limão com azeite de oliva ou óleo vegetal com álcool.

Para os pisos de madeira, as ceras são uma excelente alternativa para se ter um brilho efeito “piso molhado”. As velhas ceras do tempo de nossas avós deram lugar as ceras de alta performance. Pisos velhos, antigos e desgastados podem ser recuperados com essas ceras de alta performance, basta remover a cera antiga com um removedor de ceras diluído que deve ser aplicado com um pano umedecido nesta solução. Importante: o piso de madeira não deve ser lavado, pois a água poderá ser absorvida pela madeira e deformar o produto.

Em vez de simplesmente pegar todos os produtos de limpeza que você vê pela frente, lembre-se de que, para limpar a casa de forma eficiente, qualidade é mais importante que quantidade e ainda garante economia, respeito a natureza e menos esforço. Assim, compre apenas produtos específicos para as demandas da sua casa e evite reações indesejadas ao tomar os devidos cuidados com as misturas de ativos químicos — um bom par de luvas de limpeza não faz mal a ninguém!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo