Como instalar porta camarão e otimizar o espaço da sua casa
É possível conseguir mais espaço em locais pequenos de forma simples: usando a porta camarão. Isto porque ela possui um sistema de abertura diferente, em que suas folhas deslizam a encolhendo, liberando a passagem. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso vídeo no canal Casa de Verdade, que conta com o passo a passo de como instalar porta camarão e ainda tem uma entrevista exclusiva com o assessor de vendas da Leroy Merlin, Jenildo Araújo. Assista já:
Entenda como a porta camarão economiza espaço
A porta camarão economiza, aproximadamente, 50% de espaço em relação à porta normal. Isso porque, enquanto uma porta de um metro tomaria exatamente esse espaço ao ser aberta, a porta camarão se abre ao meio ocupando apenas 50 centímetros. Pode não parecer muito à primeira vista, mas em locais com pouca área de circulação esse espaço pode fazer diferença. Além disso, outro ponto surpreendente é que, apesar de serem tão diferentes, estas portas são mais baratas que os modelos convencionais. “Isso se aplica a portas com o mesmo material: os modelos camarão de madeira, por exemplo, são geralmente mais baratos que o modelo padrão de mesmo material”, diz o assessor de vendas.
Aprenda como instalar porta camarão e otimize seu espaço!
A porta camarão é ideal para cômodos internos
Antes de aprender como instalar porta camarão, é importante saber que, apesar de suas vantagens, não é em qualquer lugar que ela pode ser instalada. Segundo Jenildo, este modelo é indicado apenas para áreas internas: “Ela não pode ser usada em ambiente externo, pois não garante segurança. Como ela é uma porta de correr e tem pontos fixos, ela é uma porta de fácil arrombamento”, conta. A Leroy Merlin disponibiliza portas camarão de madeira já prontas (é só instalar) e também modelos de metal e vidro por encomenda. Segundo Jenildo, as portas envidraçadas desse tipo são muito usadas na decoração de áreas de serviço, porque ajudam a clarear o ambiente.
E aí, quer aprender como instalar porta camarão de forma prática? Confira o passo a passo:
Materiais
Você vai precisar de:
1 – Lápis
2 – Fita métrica
3 – Porta sanfonada (ou porta camarão) com dobradiças
4 – Formão
5 – Martelo
6 – Pivôs
7 – Parafusadeira
Como instalar porta camarão: passo a passo
1) Antes de começar a instalação de porta camarão, o mais importante é medir o ambiente no qual a porta será instalada. O planejamento é um dos pontos mais importantes para que o resultado fique impecável, e para isso, basta usar a fita métrica para medir a largura e altura que a porta deve ocupar. Assim, você consegue comprar a quantidade certa de material e ainda otimizar seu tempo de trabalho.
Obs.: Existem diversos modelos de porta camarão (geralmente com duas folhas), em tons de madeira escura, clara ou coloridos. Aqui, optamos por uma porta lisa de cor branca para combinar com o batente. Ela tem 2,10 metros de altura por 98 centímetros de largura e já vem com as dobradiças centrais mais o trilho de encaixe.
2) Na hora de instalar a porta camarão meça também o espaço em que ela será colocada, para que a porta fique levemente acima do chão, evitando que raspe ao deslizar. Aqui, o vão em que iremos instalar a esquadria tem o tamanho de uma porta convencional — facilitando a compra do material.
3) Chegou a hora de instalar o trilho no batente. Posicione-o na parte superior do vão e use a parafusadeira para garantir uma boa fixação. O ideal é usar ao menos três parafusos: dois para as extremidades e um para o meio.
4) Agora, use o lápis para fazer marcações na porta, onde serão fixadas as dobradiças. Você pode usar a própria dobradiça para fazer a marcação: basta posicioná-la no local certo e contornar a peça com o lápis.
5) Em seguida, talhe a madeira com a ajuda do formão e do martelo. Basta posicionar o formão perpendicularmente à superfície e, então, martelar o cabo da ferramenta, para que ela adentre na madeira.
6) O trabalho já está chegando ao fim. Você só precisa fixar as dobradiças com a ajuda da parafusadeira e, então, instalar a porta camarão com os pivôs.
Obs.: Os pivôs permitem fixar a porta ao batente, ao chão e ao carrinho que desliza no trilho: ou seja, são imprescindíveis para o suporte e movimentação da esquadria!
7) Para fixar os pivôs, use o lápis para marcar na porta os locais em que eles devem ser instalados e, então, fure com uma broca de madeira. Atenção: utilize uma broca levemente menor que a espessura dos seus parafusos. Uma boa dica é também usar o martelo para facilitar a inserção do pivô.
8) Não se esqueça de instalar a parte de baixo do suporte da porta, onde ficará apoiado um dos pivôs. Na hora de instalar a porta, encaixe primeiro a parte de baixo para, depois, encaixá-la com os pivôs de cima. Para instalar o trilho, também é bem simples: você só precisa parafusá-lo diretamente no batente. Use uma chave de fenda ou a parafusadeira (você escolhe!).
Prontinho! Agora você sabe como instalar porta camarão. Geralmente, a porta camarão não é usada com puxadores, mas você também pode decorá-la com um após sua instalação. Existem modelos de metal, madeira ou PVC, além de diferentes formatos para dar um toque especial na sua decoração.