Esquadrias: escolha as melhores portas e janelas para sua casa!

Esquadrias são um dos componentes mais importantes de uma edificação, afinal, não existe casa sem portas e janelas, não é mesmo? 

Conhecidos como esquadrias, estes itens são fundamentais para garantir segurança e privacidade. As portas, por exemplo, servem para todos os cômodos da casa. Além de combinar com a decoração, elas precisam se adequar ao projeto arquitetônico, sem deixar de ser práticas, seguras e funcionais.

Disponíveis em diferentes materiais, como madeira, alumínio, vidro, e nos mais diversos modelos: basculante, guilhotina, de tombar, pivotante e muitos outros.

 Nesse post, você vai conhecer tudo o que mais importa sobre esquadrias para escolher a melhor opção de esquadria para a sua casa!

Esquadria: o que é?

Esquadrias são elementos usados na construção para o fechamento de vãos. Elas podem ser portas, janelas e portões, por exemplo. São as estruturas que “emolduram” e sustentam portas, janelas, venezianas, basculantes e outras aberturas da casa. 

As esquadrias têm relação direta com o conforto térmico e acústico de uma edificação, além de influenciar na passagem de luz natural e na ventilação.

Por isso, a escolha adequada das esquadrias faz toda a diferença para o bem-estar dos moradores de uma casa ou apartamento.

Tipos de esquadria

Quando a gente fala em tipos de esquadrias, dá para olhar por dois caminhos: um é pelo material, como alumínio, madeira, aço e vidro. O outro é pelo modo de abertura, como de correr, de abrir, basculante, entre outros.

Na prática, o ideal é pensar tanto no material como no modo de abertura para ter o melhor resultado. 

Na cozinha, uma boa esquadria dá ventilação eficiente e opções de metal são mais interessantes. Já no quarto, uma esquadria eficiente  ajuda no silêncio e lá a madeira vai bem. 

Já na área externa, onde é preciso um material que aguente sol e chuva, a esquadria de alumínio é uma ótima opção!

Esquadrias de alumínio

As esquadrias de alumínio são, hoje, uma das escolhas mais comuns em projetos residenciais, e não é por acaso. Elas são leves, resistentes, não enferrujam e lidam muito bem com umidade.

Isso torna as esquadrias de alumínio excelentes para cozinhas, banheiros e áreas externas.

A limpeza costuma ser simples e, em termos de visual, funciona tanto em propostas modernas quanto em casas mais clássicas!

Como instalar esquadrias de alumínio

Agora, seguem as orientações para que você aprenda a instalar esquadrias de alumínio. 

O vão onde a esquadria será instalada deve ter, no mínimo, 2cm a 3cm a mais de cada lado. Antes de começar, certifique-se de que a base do vão esteja nivelada.

Agora, acompanhe o nosso passo a passo:

1. Faça as marcações

Na embalagem, verifique a posição correta de instalação. Identifique as grapas da esquadria e levante-as. Com a trena, meça a distância entre elas começando de baixo para cima e transfira as medidas para as laterais do vão marcando com um lápis.

2. Fure

Com a talhadeira e o martelo, abra pequenos espaços nos locais marcados para o encaixe das grapas da esquadria.

3. Prepare e aplique a massa

Misture areia, cimento, cal e água até obter uma massa pastosa, firme e homogênea. Com a desempenadeira dentada, aplique a massa na base do vão fazendo listras profundas.

4. Encaixe a esquadria

Com cuidado, posicione a esquadria na posição indicada na embalagem, assentando a base sobre a massa e encaixando as grapas nos espaços abertos no vão.

5. Nivele a esquadria

Com o prumo e o nível, certifique-se de que a esquadria esteja bem nivelada para evitar problemas de abertura e fechamento depois de instalada.

6. Escore a esquadria

Evite sujeira e desperdício de massa colocando pedaços de madeira nas laterais e na frente da esquadria para que ela não saia do lugar.

7. Fixe a esquadria

Começando pelo lado oposto ao qual você colocou as madeiras, preencha o espaço com massa utilizando a espátula. Depois, vá para o outro lado, retire todas as madeiras e preencha o restante.

8. Finalize

Finalize a parede com massa corrida e o acabamento da sua escolha. Com o estilete, corte as tiras de plástico. Com a chave de fenda, retire cuidadosamente a proteção da esquadria.Finalize

Finalmente, a instalação da sua esquadria de alumínio chegou ao final. É um trabalho que exige cuidado e experiência, afinal, você não quer que a sua esquadria apresente problemas.

Comprando sua esquadria na Leroy Merlin, você conta com uma grande vantagem: com os nossos serviços de Instalações e Reformas você tem acesso a instalação profissional da sua esquadria de alumínio adquirida em nossas lojas, tudo feito com a segurança e a eficiência da Leroy Merlin!

Esquadrias de madeira

As esquadrias de madeira têm um charme especial. Elas trazem sensação de acolhimento, combinam com diversos estilos de casa, especialmente as com propostas mais rústicas.

O principal cuidado aqui é entender que madeira exige cuidado com a limpeza e manutenção, especialmente em área externa. 

Dentro de casa, a madeira pode ir muito bem em portas e janelas de ambientes em que ela vai trazer um toque de aconchego. 

Esquadrias de vidro

Quando a gente pensa em esquadrias de vidro, a primeira imagem geralmente é claridade. Em casas e apartamentos, isso muda o clima de todo o espaço, porque a luz natural amplifica e dá vida aos espaços.

Mas “vidro” não é tudo igual. Existem diversos tipos e estilos, cada um com um objetivo. 

Na prática, o vidro pode aparecer em janelas, portas de correr para varanda e divisórias internas.

Esquadrias de vidro temperado

O vidro temperado merece um destaque especial porque é muito usado em soluções modernas, principalmente em box de banheiro ou  portas de correr que exigem uma resistência especial, como acontece numa varanda, por exemplo

Em casa, o vidro temperado combina a claridade do vidro com resistência, sendo uma solução muito interessante em locais com circulação de pessoas ou onde a iluminação natural é desejada.

Esquadria de aço

A esquadria de aço tem uma estética marcante. Ela aparece muito em projetos com pegada industrial ou urbana.

O aço é forte e muito resistente, trazendo um ar mais arrojado e moderno aos projetos. A esquadria de aço fica muito bonita quando combinada com o vidro, gerando combinações interessantes.

O risco aqui é com a corrosão, especialmente em áreas externas. Nada que alguns cuidados e atenção evitem.

Tipos de esquadrias por modo de abertura

Agora que já falamos dos materiais de que são feitas diversas opções de esquadrias, vamos conhecer um pouco mais sobre as esquadrias em relação à forma de abertura. Confira!

Esquadria de correr

porta de correr é ideal na otimização de espaço, já que não demanda uma área livre para abertura na frente. Além disso, ela confere um ar moderno e elegante à decoração e funciona correndo sobre trilhos, que podem ser aparentes ou embutidos.

Assim como a porta de correr, a janela de correr é ideal para quem precisa otimizar espaço, pois ela abre e fecha lateralmente, correndo sobre um trilho.

Esquadria Basculante

janela basculante com uma estrutura principal fixa e outra móvel, permitindo a abertura individual dos vidros, assegurando uma ventilação maior no espaço. Para abrir ou fechar os vidros, o acionamento é feito por uma alavanca lateral.

Esquadria Maxim-ar

janela maxim-ar tem apenas 1 folha e é indicada para ambientes pequenos, como lavabos, banheiros, áreas de serviço, corredores e cozinhas.

Esquadria Guilhotina

A janela guilhotina é formada por duas partes, uma fixa e uma móvel. A parte móvel abre para cima, assegurando mais entrada de ar e de luz.

O seu design é muito charmoso, mas é preciso de força para suspender a estrutura de baixo, não sendo muito indicada para casas com idosos.

Camarão

porta camarão é ideal para pequenos espaços. A janela sanfonada também pode ser chamada de janela camarão.

As folhas dela são dobradas conforme a abertura e ela é ideal para ambientes mais espaçosos, podendo abrir a janela totalmente, garantindo boa ventilação e iluminação.

Esquadria de tombar

A janela de tombar, conhecida também como janela abre e tomba, é uma versão parecida com a anterior, porém sua abertura é para dentro do ambiente. Traz bastante ventilação e contribui para a iluminação do cômodo.

Esquadria Pivotante

Pivotante é sinônimo de elegância e sofisticação em janelas e portas. A janela pivotante funciona de maneira semelhante à porta pivotante.

Ela conta com dois pivôs (um na parte de cima e outro na parte de baixo), fazendo com que a janela ou porta gire no próprio eixo em até 90 graus.

Esquadrias Venezianas

porta veneziana é a mais indicada quando a ideia é aumentar a ventilação do espaço interno, já que conta com várias aberturas horizontais. Por isso, esse modelo costuma ser usado em sacadas ou locais que originalmente não têm muita circulação de ar.

Já janela veneziana permite maior ventilação e entrada de luz, mesmo quando fechada, devido ao posicionamento e à inclinação das paletas, por isso é um dos principais tipos de janela para quarto.

Esquadria fixa

esquadria fixa é o modelo que não tem abertura, sendo usada apenas para clarear o ambiente, uma vez que não promove a entrada de ar para ventilação. É um modelo bem comum entre os vários tipos de janelas de vidro.

Investir em boas esquadrias é garantir beleza, durabilidade e segurança para a sua casa. É dar um toque fundamental ao acabamento e a “cara” que sua casa deve ter.

Pesquise os modelos e materiais, veja as esquadrias de perto em uma Leroy Merlin pertinho de você e tenha a tranquilidade de estar levando as melhores portas e janelas para a sua casa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo