Passo a passo: Como instalar ar-condicionado Split

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Ar condicionado split

No Brasil, as estações do ano não são muito definidas, o que acaba deixando o clima quente praticamente o ano inteiro em algumas regiões. Por isso, ter um ar-condicionado em casa é uma boa alternativa para minimizar o calor. Para quem está em busca de um aparelho econômico, silencioso e funcional, o modelo split é a melhor opção, mas ele exige alguns cuidados na hora de instalar. Saiba mais sobre esse tipo de ar-condicionado e veja como fazer a instalação com segurança.

Qual é a diferença entre um ar-condicionado split e o tradicional?

Existem diferentes modelos de ar-condicionado, entre eles, o de janela e o split. O mais tradicional é o de janela, que fica posicionado na parede e ocupa pouco espaço no cômodo. Os aparelhos mais simples possuem botões manuais para ligar, desligar e ajustar a temperatura, mas existem também versões mais modernas em que o acionamento é feito por controle remoto. Além disso, existem opções de ar-condicionado portátil, que permitem que você resfrie diferentes cômodos da casa com bastante praticidade.

A principal diferença entre o ar-condicionado de janela e o split é que, no segundo caso, a unidade evaporadora e a condensadora são separadas, o que mantém o ambiente mais silencioso e bem fresquinho. Além disso, o ar-condicionado split também possui um design mais moderno e discreto. Uma opção para economizar energia, mas ainda mantendo os benefícios do modelo split, é investir em um ar-condicionado split inverter. Esses modelos podem economizar até 40% da energia elétrica por meio de um sistema que reduz a velocidade das hélices quando o ambiente chega na temperatura desejada. Em modelos split tradicionais, por outro lado, o motor para e volta diversas vezes para manter a temperatura, aumentando o consumo energético.

Ar condicionado split

É preciso ter alguns cuidados antes, durante e depois da instalação

O ar-condicionado split requer alguns cuidados no processo de instalação. O primeiro deles é garantir que a potência de refrigeração do seu aparelho seja compatível com o ambiente. Para isso, você precisa calcular o BTU (Unidade Térmica Britânica) necessário para refrigerar seu cômodo, medida que varia de acordo com a metragem, a localização e a circulação de pessoas no espaço.

Além disso, o ideal é reservar um local em que não bata tanto sol e evitar instalar a unidade evaporadora (a que fica na parte de dentro da casa) em cima de eletrodomésticos, para não danificar os aparelhos caso saia água do ar-condicionado. Também é importante verificar se janelas, divisórias e cortinas não estão formando um obstáculo na saída de ar.

Para quem mora em apartamento ou condomínio, é necessário averiguar se já existe uma infraestrutura e uma tubulação próprias para esse tipo de instalação. Se não for o caso, entre em contato primeiro com a construtora ou administração do seu prédio. Certifique-se ainda se a rede elétrica do seu condomínio suporta o funcionamento do seu ar-condicionado e se é possível instalar a unidade condensadora (a que fica do lado de fora) na parte externa do prédio, já que alguns condomínios não permitem a mudança na fachada. Está tudo certo? Então é hora de instalar o seu ar-condicionado split.

Ar condicionado

Confira o passo a passo para instalar o ar-condicionado split

Para fazer a instalação do seu ar-condicionado com segurança, leia com atenção as instruções do fabricante e tenha em mãos todos os fios e tubos necessários para interligar as unidades interna e externa do aparelho. Falando nisso, é importante que essas unidades estejam próximas, favorecendo assim a economia de materiais e mão de obra. Você também pode solicitar uma visita técnica antes de iniciar a montagem e ainda contratar um profissional especializado para fazer o serviço, se preferir.

1º passo: medir as paredes em que as unidades serão posicionadas. A distância ideal para a unidade interna é de 15 cm do teto e 2,5 m do piso. Em seguida, faça a instalação da placa de suporte, nivelando-a com uma ferramenta específica para que fique reta e bem presa.

2º passo: marque na parede o ponto de passagem da tubulação, na lateral na placa de suporte. Em seguida, faça o furo com o auxílio de uma broca e, depois, com a serra copo. Por esse furo, passe toda a tubulação de gás e líquido, além dos cabos de alimentação e de comando.

3º passo: é necessário fazer o flange nos dois tubos (de gás e de líquido) para uni-los à máquina. Para isso, retire o material térmico excedente dos tubos de cobre, coloque uma porca em cada tubo e faça todo o procedimento com a ajuda de um flangeador. Não se esqueça de lixar as rebarbas dos tubos para retirar o material excedente.

4º passo: para fazer a ligação da tubulação à máquina, após o flange, apoie a unidade interna na placa de suporte e rosqueie as porcas fazendo a conexão. É importante isolar a tubulação, retirando os excessos dos materiais e fazendo o acabamento com uma fita isolante de vinil.

5º passo: faça a conexão dos cabos de alimentação à fiação elétrica do aparelho na unidade interna, tomando as devidas precauções para não se machucar. Não deixe também de seguir todas as orientações do fabricante para seguir o procedimento corretamente. Para fazer a conexão da tubulação de dreno, por sua vez, basta conectá-lo à entrada especificada na unidade evaporadora.

6º passo: hora de instalar a unidade externa! Para isso, posicione a condensadora no local desejado, respeitando as distâncias determinadas no manual do fabricante. Em seguida, retire as válvulas de serviço e faça a conexão das tubulações seguindo o mesmo procedimento de flange citado acima.

7º passo: faça a conexão elétrica com o cabo de alimentação e comando, primeiramente desencapando o cabo e instalando os terminais elétricos nos fios. Instale esses fios no interior da unidade condensadora, repetindo a mesma sequência da unidade interna.

8º passo: para se certificar de que o processo de ligação da tubulação está sendo feito corretamente, é necessário fazer o vácuo na tubulação, com a ajuda de um vacuômetro. Quando o nível ficar abaixo da marca dos 500 microns, significa que o vácuo foi atingido. Não se esqueça de verificar novamente após 30 minutos. Se estiver tudo ok, pode liberar o gás para a tubulação da máquina.

9º passo: por fim, faça o procedimento de teste para verificar se todas as ligações estão de acordo com as medidas especificadas. Isso inclui pressão do gás, tensão e corrente elétricas. Pronto!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo