Como fazer jardim vertical com treliça de madeira

Publicidade

A treliça de madeira é uma aliada extremamente versátil no mundo da jardinagem, disponível em uma ampla variedade de modelos, tamanhos e cores. Muito utilizado em jardins verticais, esse item pode ser instalado em ambientes externos ou internos, servindo inclusive como divisória entre ambientes, além de outras aplicações.

Se a ideia é usar a treliça para fazer um jardim vertical, saiba que esse tipo de paisagismo traz uma série de benefícios. Ele combina perfeitamente com espaços grandes ou mesmo compactos, ameniza a temperatura do ambiente, melhora a qualidade do ar, valoriza a decoração e é super fácil de montar e cuidar.

Confira o vídeo de como fazer jardim vertical e veja o passo a passo para montar o seu!

Vídeo @construindominhacasaclean por Grazi Silveira


1) Como escolher a treliça de madeira

Existem vários modelos de treliças, por isso é importante escolher a que melhor se encaixa no seu espaço e no uso que você fará. Primeiramente, atente-se ao tamanho do espaço onde ela será instalada – a partir disso, será mais fácil definir as dimensões do item.

Outro passo é analisar a tonalidade da madeira, pois existem treliças de cores mais claras, escuras, em tons rústicos, entre outros.

Essa escolha é fundamental para valorizar o estilo da decoração do ambiente, já que a tonalidade da madeira pode ser combinada com a da parede, criando uma decoração tom sobre tom, ou contrastante.

Em seguida, considere o modelo de treliça que será usado. Mesmo quem vai usar a treliça pronta para jardim vertical deverá considerar essa questão, pois existem diversas opções e são essas diferenças que trarão todo o charme ao seu jardim.

Há treliças com madeira dispostas na horizontal, outras com divisórias na vertical, algumas com madeira entrelaçada, modelos com divisórias formando pequenos quadrados e até mesmo algumas que já contam com vasos e cachepots embutidos.


O tipo de madeira da treliça também varia, considerando que há versões como jatobá, eucalipto, bambu e pinus, que alternam tanto em tonalidade quanto em durabilidade e estilo.

Escolher o modelo de treliça depende diretamente do aspecto que você deseja imprimir. Se você tem uma parede ampla, por exemplo, e deseja fazer um jardim mais volumoso e com espécies maiores, é importante escolher uma treliça que acomoda vasos grandes.

Lembre-se também de combinar os vasos com o estilo da treliça. Uma treliça com ar mais rústico fica excelente com o vaso de fibra de coco, que pode ser encontrado em dois tamanhos, vaso de fibra de coco 18 x 10 cm e vaso de fibra de coco 26 x 13 cm, dependendo do espaço que você tem em casa.

Foto @construindominhacasaclean por Grazi Silveira


Já se você deseja um ar mais moderno, combine uma treliça com madeira entrelaçada e vasos de plástico em versões coloridas. Há opções de vaso pequeno , vaso médio e vaso grande e eles devem estar em sintonia com o tamanho do jardim vertical e o estilo da treliça.

Foto @construindominhacasaclean por Grazi Silveira


2) Como montar o jardim vertical com treliça de madeira

Apesar de muitas pessoas terem dúvidas sobre como fazer jardim vertical, a tarefa não é difícil e a base é sempre a mesma. Siga este passo a passo, que serve tanto para jardim vertical em apartamento, quanto para espaços maiores.

Passo 1: Separe as ferramentas

Tudo começa com boas ferramentas, certo? Para o jardim vertical de madeira, você precisará de: uma treliça de madeira, parafusos, buchas, espaçadores, furadeira, braçadeiras de nylon ou cinta lacre, ganchos e vasos para jardim vertical.

Existem opções variadas de vasos, como os vasos de plásticos, que são duráveis e podem ser encontrados em diversas cores, e os vasos de fibra de coco, que dão um toque rústico ao jardim, funcionam como nutrientes para as plantas, oferecendo cálcio, ferro, potássio e manganês, e são resistentes a mudanças climáticas, podendo ser usados também em ambientes externos.


Passo 2: Defina o local de instalação

Meça bem o espaço onde a treliça de madeira ficará e marque a parede com caneta, lápis ou fita. Assim você poderá visualizar onde o jardim ficará e poderá alterar qualquer ponto que preferir.

Passo 3: Coloque a treliça no chão e faça os furos

Depois de medir, é hora de fazer os furos nas treliças para poder pendurá-las. Preste bastante atenção nesse ponto, para que fique na altura e na posição que você deseja.

Passo 4: Fure a parede

Além de furar a treliça, você deverá furar também a parede, sempre seguindo a marcação feita anteriormente.

Passo 5: Posicione a treliça na parede

Coloque os espaçadores atrás da treliça, garantindo um distanciamento, e fixe o item na parede.

Passo 6: Pendure os vasos

Para pendurar os vasos que você escolheu, use as abraçadeiras de nylon ou a cinta lacre e os ganchinhos. Escolha a posição mais adequada, pensando também no tipo de espécie que você plantará no seu jardim vertical.

Uma dica é posicionar os vasos enquanto a treliça ainda está no chão, para ter uma ideia de como ficará antes de instalar as braçadeiras ou a cinta lacre. Você pode criar o desenho, pensando em vasos maiores e menores, resultando em um visual estiloso e harmônico.

Passo 7: plante as espécies escolhidas

São muitas as possibilidades de plantas para jardim vertical, que podem ser plantadas tanto em vasos quanto em trepadeiras, dependendo se a espécie é ou não é pendente.


É possível montar um jardim vertical de flores, suculentas, cactos ou até uma mini horta com temperos, ervas e hortaliças, de acordo com o tamanho do espaço e suas características, como quantidade de sol, vento e sombra.

Gostou de saber mais sobre a treliça de madeira? Já está sonhando com seu lindo jardim vertical? Compartilhe essas dicas com seus amigos e ajude-os a transformarem suas casas!

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo