Como fazer guirlanda de Natal: passo a passo para criar o seu próprio enfeite de porta
As guirlandas natalinas são marcos importantes dessa época deliciosa do ano. Elas inspiram alegria e servem de recepção para todos os convidados: sempre localizadas na porta de entrada. Hoje nós vamos falar sobre como existem inúmeras maneiras de montar uma guirlanda exclusiva e cheia de personalidade. Ela pode ser composta por flores artificiais, bolas natalinas e até mesmo por enfeites comestíveis, como marshmallows e jujubas coloridas. Na hora de usar a criatividade, não há regras ou limitações – basta garantir que você dispõe de todos os acessórios necessários e, então, colocar a mão na massa.
Para fazer uma guirlanda de plantas você vai precisar de…
Um aro ou base circular (de preferência, feito de galhos torcidos)
Plantas artificiais e enfeites de natal
Tesoura
Cordas (de preferência, as de fibras naturais)
Pistola de cola quente
Comece selecionando todos os enfeites que ficarão na guirlanda
Antes de tudo, é fundamental escolher todos os enfeites que serão colocados, para não faltar espaço para nenhum. Você pode selecionar plantas de diferentes cores, para que fique um arranjo bem colorido. Outra opção interessante é decorar a guirlanda com pequenos enfeites de Natal: bolas, lacinhos e mini caixas de presente feitas de papel. O interessante é que os enfeites sejam presos no aro de uma forma despretensiosa, por isso não se preocupe muito com a ordem dos objetos – o legal é criar uma guirlanda única, que seja a sua cara.
Prenda os enfeites com cola quente, cordas ou grampos
Na hora de prender os enfeites, basta colocar um pouco de cola quente na base circular e, logo em seguida, pressioná-los por cerca de 10 segundos. Caso haja necessidade, você também pode adicionar mais cola em algum ponto que tenha ficado solto. Também é possível amarrar os enfeites com as cordinhas de fibra. Elas dão um estilo mais natural e podem ser uma ótima alternativa para quem não tem a pistola de cola em casa. Na hora de prender as plantas, basta envolvê-las no aro com a cordinha, dando dois nós para ficar bem firme e um laço final para ficar caprichado.
Outra ótima ideia é utilizar um grampeador para fixar os enfeites. Mas não se esqueça de colocar os grampos em pontos discretos, para não comprometer a decoração. A super cola também é uma alternativa inteligente: apenas um pinguinho já é o suficiente para fixar os enfeites mais pesados. Até mesmo palitos de dente são bons na hora de prender os objetos – você pode espetá-los em bolinhas de isopor coloridas e fixar a outra ponta na base circular, criando uma guirlanda cheia de estilo. Viu como qualquer um pode fazer a sua em casa?
Já pensou em fazer uma guirlanda com bolinhas de algodão?
As guirlandas feitas de plantas são realmente incríveis, mas você já tentou usar outros enfeites? Para inovar, as bolinhas de algodão são escolhas simples e baratas. Basta pegar uma base circular (de isopor, madeira ou metal) e fixar o algodão lado a lado, preenchendo todos os espaços. O ideal é utilizar a super cola, colocando um pouco embaixo de cada bolinha de algodão e, para ficar bem caprichada, você pode abusar nos algodões. O toque colorido também não pode faltar: coloque um laço vermelho na parte de cima da guirlanda e, se achar necessário, um pouco de purpurina por cima.
Guirlanda comestível: coloque jujubas e marshmallows
As guirlandas comestíveis são as mais divertidas. Elas ficam lindas no início, mas o intuito é que os doces sejam comidos e façam a alegria da criançada . Para construí-la, você vai precisar de uma base de isopor, muitos palitos de dente e sacos de doces. Além das guirlandas de marshmallows e jujubas, o pessoal lá de fora também usa os típicos biscoitos de gengibre e os pirulitos em forma de bengala – a imaginação é o limite!