Principais vantagens dos ventiladores de teto
Apesar de nem todo mundo saber como escolher ventilador de teto, são muitas as pessoas que procuram esse aparelho para amenizar o calor nos dias quentes. Além de ser decorativo, ele não consome muita energia elétrica e essa característica é uma das maiores vantagens que o ventilador de teto tem sobre os climatizadores e aparelhos de ar-condicionado.
Outra vantagem do ventilador de teto é o método de instalação simples: você mesmo pode fazer em casa, utilizando o passo a passo da nossa ficha de bricolagem, ou pode solicitar a presença de um profissional para instalar o seu produto, de acordo com a disponibilidade do serviço na loja escolhida.
Dicas de como escolher ventilador de teto
No momento da compra, a primeira coisa que você deve saber sobre como escolher ventilador de teto é a voltagem das tomadas da sua casa. Os ventiladores de teto podem ser adquiridos em modelos de 127V – antigo 110V -, de 220V e também em aparelhos bivolt, que servem para os dois tipos de voltagem. Depois disso, o detalhe que deve chamar a sua atenção é o tamanho da área onde o ventilador será instalado.
Isso porque cada modelo tem capacidade suficiente para refrescar e fazer o ar circular em cômodos com tamanhos específicos. Existem ventiladores de teto que são ideais para ambientes de até 16m², 20m², 28m² ou acima de 28m², perfeitos para serem instalados em áreas grandes. Outra particularidade importante que precisa ser observada é a direção das rotações do ventilador que está sendo analisado. A maioria dos modelos funciona nos modos de ventilação, quando o ar é jogado para baixo, e exaustão, quando o ar vai para cima e desce depois de bater no teto.
No que diz respeito aos tipos de acionamento, no momento de decidir como escolher ventilador de teto, você vai encontrar o de controle de parede manual, que é o mais comum, o de cordinha, que é acionado pelo próprio ventilador, o de controle remoto, que te dá mais conforto e comodidade, e os modelos mais tecnológicos, que ligam e desligam por aplicativo de celular e são conectados ao ventilador via bluetooth.
Os ventiladores de teto são também elementos de decoração
As primeiras características que determinam o grau estético dos ventiladores de teto é a quantidade de pás que ele tem. Você pode encontrar modelos com duas, três, quatro, cinco ou seis pás. Em relação a isso, o que é realmente importante levar em conta é o diâmetro do produto para que, mesmo num ambiente pequeno, as pás não batam em nenhum móvel. Nos modelos de ventiladores de teto que iluminam, você também precisa checar se o LED já vem embutido no aparelho ou se vai ser necessário adquirir lâmpadas à parte.