Como escolher luminárias de teto
O primeiro passo para escolher uma luminária de teto para sua casa é saber se ela será utilizada em um ambiente externo ou em um ambiente interno. Depois de decidir onde ela será utilizada, você pode escolher entre uma luminária de sobrepor ou embutir. Se for para embutir, sugiro os painéis com LED integrado. Eles são ótimos para decoração, pois combinam com todos os estilos, além de serem uma solução completa e econômica por não precisarem de lâmpadas.
Os modelos de sobrepor podem ser encontrados nas opções convencionais e as herméticas. As luminárias herméticas são resistentes a jatos de água e vapor, além de não permitirem a entrada de insetos.
Outra diferença entre as luminárias são os tipos de lâmpadas que utilizam. Existem luminárias de sobrepor para lâmpadas com soquete E27, que são as tradicionais. Existem algumas que não vem com lâmpadas e aí você pode escolher entre as lâmpadas tubulares fluorescentes ou LED. Nesse caso, você precisa lembrar de levar a lâmpada, mas por outro lado, isso te dá liberdade de escolher entre a cor da luz de sua preferência: branca ou amarela.
Existem luminárias que já vem com lâmpada tubular LED incorporada no produto e você não precisa comprar lâmpada a parte. As mais modernas são as luminárias com LED integrado, ou seja, as que não precisam de lâmpada. Além disso, as lâmpadas LED gastam até 80% menos energia do que as lâmpadas tradicionais.
Para finalizar a escolha você precisa escolher o tamanho da luminária e a quantidade de lúmens ideal para o seu ambiente. Não se esqueça de checar a voltagem, se é 110V ou 220V.